Pesquisar No Site

Proposta de Revisão do Plano de Diretor de Caraguatatuba será enviada para Câmara próxima semana

DSC_0578
Proposta de Revisão do Plano de Diretor de Caraguatatuba será enviada para Câmara próxima semana

A apresentação da proposta de revisão do Plano Diretor ocorreu na quinta-feira (1º/02), no Teatro Mario Covas, no Indaiá. O público conheceu o produto final das audiências regionais antes do projeto ser encaminhado para a Câmara de Caraguatatuba na próxima semana.

A audiência foi presidida pelos membros do Grupo de Gestão dos Trabalhos de Implantação do Plano Diretor, Márcio Jorge Pereira (coordenador geral), Ricardo Antunha Gaspar (coordenador técnico), Marcel Giorgetti (secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca), Danilo Augusto Miranda e Silva (procurador jurídico) e Lilian Domingos de Souza (arquiteta da Secretaria de Urbanismo). Os vereadores Evandro do Nascimento e João Silva De Paula também participaram da reunião.

Os servidores Marcelo Lopes da Costa Gomes (Secretaria de Planejamento), Carmem Luiza Ramos da Silva (Secretaria de Assuntos Jurídicos) e Lilian Domingos de Souza falaram sobre as contribuições sugeridas nas audiências dos bairros do Travessão, Massaguaçu e Centro para o projeto revisado e as alterações no zoneamento do município.

Proposta de Revisão do Plano de Diretor de Caraguatatuba será enviada para Câmara próxima semana

Fotos: Luís Gava/PMC

As três reuniões realizadas entre os meses de dezembro e janeiro contaram com 191 participantes, 47 formulários preenchidos com questionamentos, 24 manifestações orais e sete documentos foram entregues à equipe técnica do Grupo de Gestão dos Trabalhos de Implantação do Plano Diretor.

Em relação ao desdobro de lotes previsto no Artigo 130, foi sugerida a inserção do Inciso III: “A frente mínima de cada lote deverá ser de cinco metros (5m) e lote mínimo de 125 m² em áreas específicas, desde que não haja nenhuma restrição de ordem legal, administrativa ou judicial.”

Foram criados novos corredores comerciais com o intuito de regularizar comércios consolidados e atender solicitações de munícipes nas seguintes vias: Av. Garça (Gaivotas); Av. Marechal Floriano Peixoto e Rua Benedita Martins Cruz (Poiares); Rua João Jacinto da Silva (Tinga); Av. Brasília (Jardim Jaqueira/Indaiá – divisa dos loteamentos); Av. Rio Grande do Norte e Av. Ver. Aristides Anízio dos Santos (Indaiá); Rua 13 e parte da Rua 12 (Jardim Britânia); Avenida Éder Silva Rodrigues Alves e Rua Walter Santanna (Pontal de Santamarina); Av. Guilherme de Almeida e Av. Duque de Caxias, Alamedas dos Caramujos, Av. Thereza Albino Chacon, Rua São Miguel, Av. Olavo Bilac, Av. Aldo Marcucci (ZCV, abaixo da rodovia), na região do Morro do Algodão, Jardim das Palmeiras e arredores; Rua Seis, parte da Rua Itália Baffi Magni (da rodovia até o cruzamento com Rua Seis e Rua Irmã Lucília), Rua Irmã Lucília, Rua Pedro Leandro, parte da Av. Ermelinda Araújo de Lima (do final da Rua Pedro Leandro até o cruzamento com a Rua Benedito Francisco de Paula), Rua Benedito Francisco de Paula, todas na Vila Massaguaçu; Av. João Gonçalves Santana (somente na testada dos imóveis confrontantes com a via), na Cocanha (Jardim Adalgisa); e Ruas Oito, Treze e Eurico Gaspar Dutra, na Tabatinga.

Cada cidadão, previamente inscrito, teve três minutos para elaborar as perguntas e considerações sobre o tema, além das indagações por escrito formuladas durante o intervalo de 15 minutos. Houve questionamentos sobre zoneamento, ecoturismo, desdobro de lotes, regularização fundiária, loteamentos, comércios, entre outros.

A Câmara Municipal também discutirá o projeto com a população antes de encaminhá-lo para votação em plenário. O produto final está disponível no link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-a-empresa/plano-diretor/.  O PD voltará a ser revisto por completo nos próximos cincos anos.

 

A revisão

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou audiências públicas de revisão do Plano Diretor (Lei Complementar 42/2011) nos dias 14 e 19 de dezembro, e 9 de janeiro, nos bairros do Travessão, Massaguaçu e Centro, respectivamente.

Proposta de Revisão do Plano de Diretor de Caraguatatuba será enviada para Câmara próxima semana

Fotos: Luís Gava/PMC

Técnicos do Grupo de Gestão dos Trabalhos de Implantação do Plano Diretor explicaram as 50 alterações, 28 inclusões e 36 exclusões de artigos feitas para adequar a proposta às leis que surgiram nesses cinco anos de vigência, Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin. 0083103-85.2012.826.0000, J. 23/01/2013), correções textuais e às metas das secretarias municipais.

As audiências descentralizadas atenderam o inciso I do Artigo 294 da Lei Complementar 42/2011, que prevê a revisão do Plano Diretor após cinco anos da sua entrada em vigor.

A Secretaria de Urbanismo está localizada na Av. Brasil, 749 – Sumaré. Mais informações pelo telefone (12) 3886-6060 ou pelo e-mail  urbanismo@caraguatatuba.sp.gov.br.  A Secretaria de Planejamento fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 163, piso superior – Centro. O telefone é (12) 3897-1110. O contato também pode ser pelo e-mail planejamento@caraguatatuba.sp.gov.br. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

A Câmara Municipal fica Av. Frei Pacífico Wagner, 830 – Centro. O telefone é o (12) 3897-2525.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, coordenou uma ação de plantio junto ao colégio particular Anglo Módulo, no bairro Indaiá, nesta quinta-feira (4). A atividade foi realizada pelos alunos com idades entre 0 e 5 anos, que participaram ativamente da ação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
1
2ª Etapa do Brasileiro de Moto Aquática é neste final de semana em Caraguatatuba

A praia do Cento de Caraguatatuba recebe a partir desta sexta-feira (12), a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática, chamada de National Cup 2024. Aberto ao público de forma gratuita, o evento segue até domingo (14), próximo à Praça da Cultura, com instalação de arquibancada para que os

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana

Caraguatatuba está prestes a receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre nos próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200 pilotos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024