Pesquisar No Site

Pegorelli, Getuba, Travessão, Poiares, Rio do Ouro, Tabatinga e Centro recebem mutirão contra febre amarela neste sábado

Publicado em: 01/02/2018
DSC_0325
Pegorelli, Getuba, Travessão, Poiares, Rio do Ouro, Tabatinga e Centro recebem mutirão contra febre amarela neste sábado

Os bairros Travessão, Poiares, Rio do Ouro, Tabatinga e Centro, além dos Residenciais do Getuba, Pereque-Mirim e Pegorelli, em Caraguatatuba, recebem neste sábado (03/02), das 8h às 17h, um mutirão da campanha de vacinação contra febre amarela.

O objetivo da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba neste dia é focar nas comunidades com grande concentração de moradores aptos a receber a dose da vacina. O mutirão também será realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Desde o início da campanha até agora, o município imunizou 13 mil pessoas. A vacinação é feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h em oito UBSs da cidade.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo falou sobre o esquema de vacinação implantado pela Secretaria de Saúde. “São 200 profissionais envolvidos nesta campanha e nossa meta é imunizar no mínimo 95% da população. Mas deixo um alerta. Não é necessário ter pânico. A campanha segue até dia 17 de fevereiro, com um novo mutirão de vacinação”, afirmou Toledo.

Tire suas dúvidas

Caraguatatuba registrou casos de febre amarela?

Caraguatatuba não apresentou nenhum caso da febre amarela em sua forma silvestre (transmitida pelos mosquitos Haemagogus ou Sabethes, que vivem em área florestal), desde o início do surto no Brasil. Já a versão urbana da doença, não é notificada no país desde 1942.

Quem não pode tomar a vacina?

Os idosos que procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a imunização não precisarão de recomendação médica prévia. Segundo a Secretaria de Saúde, a triagem será realizada por um enfermeiro, antes da vacinação e ali será avaliado se o idoso deve ou não ser imunizado.

Vale lembrar também que, pacientes em tratamento contra o câncer ou que tenham alergia grave a ovo, lactantes amamentando crianças menores de seis meses, pacientes em tratamentos com drogas imunossupressoras, pacientes transplantados, crianças menores de nove meses e pessoas com alguma doença febril aguda não podem ser vacinados. Gestantes só tomam a vacina em caso de viagem para área de risco.

Como a vacina funciona?

Quando aplicada em um paciente com sistema imunológico sadio, a vacina irá provocar as células de defesa para que criem anticorpos contra a febre amarela. Isso significa que esse paciente, ao ser eventualmente picado por um mosquito infectado, terá os anticorpos necessários para combater o vírus.

A vacina contra a febre amarela pode causar efeitos colaterais, porque o imunizante contra a doença possui o vírus vivo atenuado, que desaparece do organismo três semanas após a vacinação, em média.

Confira os locais de aplicação da vacina contra a febre amarela

De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h e nos mutirões de sábado dos dias 3 e 17, das 8h às 17h

UBS do Perequê Mirim

  1. José Geraldo Fernandes Da Silva Filho, 295

 

UBS do Porto Novo

Av. José Herculano, 6.560

 

UBS do Morro do Algodão

Av. Geraldo Lopes, 27

 

UBS do Tinga

  1. Antonio Dos Santos, 20

 

UBS do Jaraguazinho

  1. Benedito Silvério Santana, 57

 

UBS do Casa Branca/ Olaria

  1. José Pedro De Oliveira Barbosa, 799

 

UBS do Jetuba

  1. Geraldo Cordeiro De Souza, 270

 

 

UBS do Massaguaçu

  1. Irineu De Mello Neto, 600

 

Centro de Especialidades Médicas (CEM)

Av. Maranhão, 451

 

Nos mutirões de sábado dos dias 3 e 17, das 8h às 17h

UBS do Tabatinga

Av. Manoel Pereira Dos Santos, 47

 

Residencial Pegorelli

Rua Dois, n° 75

 

Residencial Perequê-Mirim

Avenida José Geraldo Fernandes da Silva Filha, n° 305

 

Residencial Nova Caraguá I (Jetuba)

Rua Gabriel Fagundes da Rosa

 

Campo do Clube Fortaleza (Travessão)

Rua Perequê, s-n

 

Centro Cultural Comunitário Travessão

Praça Jorge de Castro, 35

 

Centro Cultural Poiares

Av. Marechal Floriano Peixoto

 

Escola Municipal Honorina Pacheco (Rio do Ouro)

Av. Américo Timóteo do Rosário, 255

 

Museu de Artes e Cultura (Centro)

Praça Dr. Cândido Motta, 72 – Centro

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Problemas financeiros e de internet dominam balanço de fevereiro do Procon de Caraguatatuba
Problemas financeiros e de internet dominam balanço de fevereiro do Procon de Caraguatatuba

O relatório do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 592 procedimentos formalizados dos 1.210 atendimentos realizados entre os dias 1º e 29 de fevereiro. Desse montante, 618 registros foram orientados e encaminhados para outros órgãos. O ranking do mês passado foi dominado por queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 05/03/2024
#PraCegoVer: Estagiário da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba trabalhando no computador.
Prefeitura de Caraguatatuba abre processo seletivo para estagiários de 20 cursos

As inscrições do Processo Seletivo para Criação de Cadastro de Reserva de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser realizadas até às 12h do dia 02 de abril, pelo site do CIEE (https://pp.ciee.org.br/vitrine/12128/detalhe). As oportunidades de estágio são para alunos de 20 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 22/03/2024
Curso de Iniciação à Costura começa no Fundo Social de Caraguatatuba
Curso de Iniciação à Costura começa no Fundo Social de Caraguatatuba

O Fundo Social de Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (11), o curso de Iniciação à Costura para 30 alunas, sendo cinco turmas no período da tarde. A qualificação é ofertada de forma gratuita, sendo uma oportunidade para fomentar a geração de renda e criar possibilidades de ingresso ao mercado de trabalho.

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 12/03/2024
Serra Antiga da Tamoios tem registro de deslizamento de terra
Serra Antiga da Tamoios tem registro de deslizamento de terra

A Concessionária Tamoios constatou que houve um deslizamento de terra na altura do km 73 da Serra Antiga, durante a noite de quinta-feira (07). Equipes da Concessionária estiveram no local. O deslizamento foi registrado no trecho da Serra Antiga que já estava interditado preventivamente por conta do risco de queda

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba formou no sábado (23/3) a 5ª turma da Guarda Mirim, um projeto que contribui para formação profissional e cidadã de adolescentes. A cerimônia foi realizada no Teatro Mario Covas com a participação de 49 alunos. O curso de formação foi realizado com turmas nos períodos da

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/03/2024