Pesquisar No Site
Já começaram os estudos para estabilização e revitalização do rio Juqueriquerê
Já começaram os estudos para estabilização e revitalização do rio Juqueriquerê
Já foram iniciados os estudos para implantação do projeto de Estabilização e Revitalização do Rio Juqueriquerê, idealizado pela Prefeitura de Caraguatatuba. Os estudos são realizados pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), e são requisitos necessários para dar início ao projeto de revitalização do rio.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Na tarde de ontem (23/01) a FDTE instalou no mar, em frente à barra do Juqueriquerê, a cerda de oito metros de profundidade, um aparelho perfilador hidroacústico de correntes, conhecido como ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler).
O aparelho ficará no local por 30 dias, realizando a coleta de dados oceanográficos como direção e velocidade das correntes marinhas, dinâmica das ondas e comportamento das marés e correntes marítimas. Esta primeira etapa é feita concomitantemente a exames ecotoxicológicos, que verificam os níveis de contaminação do rio e a batimetria junto a foz do rio.
O resultado de todos esses procedimentos devem ser apresentados em um prazo de 10 meses, acompanhado de uma avaliação de várias alternativas para a obra de enroncamento do rio. Os estudos envolvem cerca de 12 profissionais entre oceanógrafos, biólogos, geólogos, físicos, entre outros.
Segundo Moyses Gonsalez Tessler, perito em oceanografia geológica, todo o estudo atende exigências da legislação ambiental para obtenção de licença para a obra. “São os estudos que apontarão o tamanho, o comprimento, a largura e o posicionamento que deve ter enroncamento para que não haja assoreamento. Esses mesmos estudos mostram de onde vem, o que traz, por quê fica ali e por quê não sai a areia que provoca o assoreamento”.
A obra
O prefeito Aguilar Junior destaca diversos motivos para a implantação do projeto de revitalização do Rio Juqueriquerê. Um deles são as frequentes enchentes e alagamentos no Morro do Algodão e bairros adjacentes, localizados na região de maior expansão urbana em Caraguatatuba. Historicamente, é a área que mais sofre nos períodos de chuva.
Outro ponto destacado por Aguilar Junior é a necessidade de criar melhores condições para o desenvolvimento pleno do setor pesqueiro que explora o rio. Atualmente, os pescadores só têm condições de adentrar o rio nos períodos de maré alta. Um dos resultados da implantação do projeto será o desassoreamento permanente do rio, que oferecerá a possibilidade de operação contínua da atividade pesqueira.
Mais um aspecto que justifica o projeto é o incremento da atividade náutica, que hoje possui um grande potencial de expansão e de geração de empregos, possibilitando o crescimento da atividade econômica. O aumento do calado para a navegação torna possível o tráfego livre das embarcações e favorece as cerca de 25 marinas e garagens náuticas localizadas na região.
Veja Também Recentes
Travessão é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol em Caraguatatuba
O tradicional Torneio Aniversário da Cidade de Futebol, uma das principais competições do futebol amador de Caraguatatuba, chegou ao fim com festa para o A.A. Travessão. Em final disputada na segunda-feira (20), dia do Aniversário de Caraguatatuba, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, o Cemug, a equipe venceu o Rio
Caraguatatuba amplia limpeza das praias com ecopeneira e combate microplásticos na areia
Na manhã desta sexta-feira (17), a limpeza da praia do Centro, em Caraguatatuba, ganhou reforço com o uso da ecopeneira. Somente no entorno do quiosque 23, foram recolhidos sete quilos de resíduos. O equipamento auxilia na retirada de materiais pequenos que normalmente passam despercebidos, como microplásticos, bitucas de cigarro, tampinhas,
Caraguatatuba recebe Encontro Regional de Ensino de Astronomia com formação para educadores
Caraguatatuba recebeu, entre quinta e sexta-feira (9 e 10/4), o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA), reunindo professores e coordenadores da rede municipal em uma programação voltada à formação continuada e ao fortalecimento do ensino científico nas escolas. As atividades foram realizadas na EMEF Luiz Silvar do Prado, com
Fundo Social recebe 3ª Edição da Feira de Produtos Artesanais com mulheres empreendedoras nesta quarta-feira
Toda quarta-feira, o Fundo Social de Caraguatatuba recebe em sua sede várias mulheres artesãs empreendedoras, para exporem e comercializarem seus produtos. A 3ª edição do bazar será realizada nesta quarta-feira (8). No espaço, o público encontra uma variedade de artigos como produtos artesanais sem conservantes para rosto, corpo e cabelos,
10 anos do Ciapi tem celebração e anúncio de reformas para melhorias dos serviços
A celebração dos 10 anos do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) em Caraguatatuba, foi marcada pela emoção com lembranças do início das obras, das pessoas que frequentaram o equipamento e já partiram e pela alegria dos atuais usuários, que são mais de 2