Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba inaugura nova unidade do Conselho Tutelar

Prefeitura de Caraguatatuba inaugura nova unidade do Conselho Tutelar

A Prefeitura de Caraguatatuba inaugura no dia 18 de dezembro (segunda-feira), mais um equipamento de grande importância à população. A Região Sul da cidade irá receber um novo Conselho Tutelar, órgão que protege os direitos das crianças e adolescentes. A cerimônia será às 16h, no bairro Travessão.

Prefeitura de Caraguatatuba inaugura nova unidade do Conselho Tutelar (Fotos: Claudio Gomes / PMC)

Fotos: Claudio Gomes / PMC

O município já possui um Conselho Tutelar no bairro Jardim Jaqueira, mas devido o aumento da demanda foi necessário a criação de mais uma unidade, já que 70% dos casos são referenciados da Região Sul.

A coordenadora do Conselho Tutelar de Caraguatatuba, Ednea Dutra, destaca que criar mais uma unidade vai proporcionar a prestação de serviço de mais qualidade, atendendo toda a legislação da criança e do adolescente, e assim otimizar o trabalho naquela área.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, ressalta que, a nova unidade é um avanço para o município, pois o primeiro conselho estava sobrecarregado e o novo espaço irá somar muito na efetivação das Políticas Públicas com crianças e adolescentes.

A nova casa será composta por cinco conselheiros suplentes, aprovados no processo seletivo realizado em 2015. Os novos profissionais foram capacitados em agosto deste ano, com curso custeado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O Conselho Tutelar é o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento dos direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Cada Conselho é formado por cinco membros, escolhidos pela comunidade para um mandato de quatro anos.

Os conselheiros são responsáveis por fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes e dar encaminhamento adequado para a solução dos problemas. Qualquer cidadão pode acionar o conselho tutelar e fazer uma denúncia anônima, por meio do Disque 100.

As escolas também devem comunicar ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo os alunos; reiteração de faltas injustificadas e evasão escolar, bem como elevados níveis de repetência.

A nova unidade será instalada na Rua Caraguatatuba, 293 – Travessão, telefone (12) 3887-1602. Horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Serviço

Inauguração dia 18/12, às 16h

Endereço: Rua Caraguatatuba, 293 – Travessão

Telefone: (12) 3887-1602

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Seminário gratuito sobre Alimentação Infantil é destaque em Caraguatatuba na próxima quarta-feira
Seminário gratuito sobre Alimentação Infantil é destaque em Caraguatatuba na próxima quarta-feira

Interessados em adquirir conhecimento sobre promoção da saúde e valorização da nutrição na Primeira Infância têm a oportunidade de se capacitar no Seminário sobre Alimentação Infantil promovido em Caraguatatuba nesta quarta-feira (28) das 13h30 às 16h30 no salão Monteiro Lobato localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação no Indaiá.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/05/2025
Inscrições abertas para saída fotográfica no Entreposto de Pesca do Camaroeiro
Inscrições abertas para saída fotográfica no Entreposto de Pesca do Camaroeiro

O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza no dia 31 de maio (sábado), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. O ponto de encontro é o mirante da Pedra da Freira, no Centro.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/05/2025
Caraguatatuba oferece 109 vagas de emprego nesta quarta-feira
Caraguatatuba oferece 91 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 91 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (26), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 26/05/2025
14° Mostra de Cinema e Direitos Humanos tem exibição na Videoteca Lúcio Braun
14° Mostra de Cinema e Direitos Humanos tem exibição na Videoteca Lúcio Braun

Caraguatatuba integra a lista de municípios credenciados para promover a 14° Mostra de Cinema e Direitos Humanos. A exibição será neste sábado (7), no na Videoteca Lúcio Braun. A sessão é gratuita. A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Ministério da Cultura (MinC)

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/06/2025
Mesa redonda debate desinstitucionalização no mês da Luta Antimanicomial
Mesa redonda debate desinstitucionalização no mês da Luta Antimanicomial

No dia 30 de maio, às 13h, Caraguatatuba promove uma mesa redonda com o tema “A luta pela desinstitucionalização: desafios e avanços”. O evento será realizado na Secretaria de Educação, no bairro Indaiá, e faz parte das ações do mês da Luta Antimanicomial, cuja data nacional é celebrada em 18

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/05/2025