Pesquisar No Site
Fundo de Solidariedade faz balanço de 2017 e planeja ações para o próximo ano

Fundo de Solidariedade faz balanço de 2017 e planeja ações para o próximo ano
O Conselho do Fundo Social de Solidariedade esteve reunido esta semana para fazer um balanço das ações de 2017 e iniciar o planejamento para 2018. O ano foi considerado por todos como positivo e também de muito aprendizado.

Fotos: Malu Baracat/PMC
Entre os dados apresentados, o Fundo de Solidariedade conseguiu atender 779 famílias encaminhadas pelos CRAS com roupas e sapatos, roupas de cama e banho, totalizando a doação de 26.244 peças e mais 144 enxovais para gestantes (dados atualizados em 30/11), sem contar com as 385 famílias assistidas em emergências na época das chuvas de março.
Nos primeiros meses do ano, a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, visitou oficialmente vinte e cinco instituições de diversos segmentos, aproximando-se dos trabalhos e credibilizando assim todas as ações que transcorreram ao.longo.do.ano.
Para Samara , o mais importante foram todas as parcerias e contatos feitos ao longo do ano: “Pudemos contar com o apoio de vários empresários em campanhas e com diversas secretarias municipais, nas ações. No ano que vem, queremos fazer o mesmo com os Conselhos Municipais de nossa cidade. Esse trabalho em conjunto e as parcerias só fortalecem as ações”.
Samara garante que em 2018, o foco continuará sendo a valorização da pessoa humana, a capacitação profissional e não o assistencialismo. “E é claro, não podemos nos esquecer das necessidades emergenciais”, completou.
Este ano, a Prefeitura, em parceria com o Fundo Social municipal, Fundo Social do Estado, Senai e Sinthoresp (Sindicato dos Hotéis e Pousadas de São Paulo) prepararam para o mercado de trabalho 207 pessoas, nos segmentos da construção civil, panificação e tempero caseiro, costura e artesanato, hotelaria e garçom.
Para 2018
Uma das novidades para o início do ano será a descentralização dos atendimentos encaminhados pelo Social, ficando uma base de atendimento na Subprefeitura do Porto Novo e uma outra no centro da cidade, onde também funcionarão cursos de artesanato, a Escola de Moda e os cursos da Padaria artesanal, melhorando o acesso dos munícipes do centro e região norte da cidade. “Tenho muitos planos para 2018, mas sei que todos os passos devem ser firmes e seguros, buscando sempre melhor qualidade de vida das pessoas”, disse.Samara.
Compõem o Conselho do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba: Alcione Aparecida Vitório Ribeiro dos Santos, Alessandra Melges Saker Mapelli, Andréa Parleta, Denise Cristina Peixoto, Nadia Regina Grazioli, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, Rosana Campos e Silvana Carolina Giorgeti Santos.
Veja Também Recentes

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne