Pesquisar No Site
CBH-LN realiza oficina regional para revisão do Plano de Bacias Hidrográficas

CBH-LN realiza oficina regional para revisão do Plano de Bacias Hidrográficas
O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) realizou durante esta sexta-feira (10/11), no auditório da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, o seminário regional para dar prosseguimento às discussões sobre a revisão do Plano de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Ao final do evento, foram apresentadas as ações que serão integradas ao Plano que será levado à plenária que será realizada no dia 15 de dezembro, no Observatório Ambiental de São Sebastião.
Participaram do evento os membros da Executiva do CBH, além de segmentos da sociedade civil e representantes do Estado de São Paulo e dos municípios integrantes do Litoral Norte, que trabalham na revisão de um plano de ação para a gestão dos recursos hídricos da região nos próximos dois anos.
Em agosto, foram realizadas quatro oficinas municipais para discussão do tema e, em outubro, foi feita uma oficina regional, no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. Na ocasião, os resultados das oficinas municipais serão elencados para estabelecer as prioridades.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
O Plano de Bacias Hidrográficas é instrumento de gestão do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN). Seu conteúdo também direciona investimentos do Governo do Estado e serve de auxílio em todas as políticas públicas municipais.
Os estudos são destinados a delinear ações e metas do Plano de Bacias, com validade até 2019. Este plano também conta com Diagnóstico e Prognóstico com três cenários (tendencial, normativo ou ideal e crítico).
Os participantes das oficinas municipais com base em seus conhecimentos empíricos e teóricos, responderam a cinco temas gerais: Disponibilidade Hídrica, Qualidade das Águas, Abastecimento de Água Potável, Esgotamento Sanitário, Eventos Climáticos e Manejo de Águas Pluviais.
Entre as várias questões pontuais debatidas, algumas são consenso entre os quatro municípios como falta de saneamento básico pleno (água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos), além de ocupações desordenadas.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
O secretário executivo do CBH-LN, Sylvio do Prado Bohn Junior, considerou rico o resultado dos trabalhos dos presentes às oficinas, e frisou ser muito importante a reunião de esforços para que Plano de Bacias Hidrográficas da região contemple a sociedade nos próximos anos.
O projeto Elaboração do Plano de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte 2016-2019 tem o financiamento do FEHIDRO, cujo tomador é o Instituto Costa Brasilis – Desenvolvimento Sócio-Ambiental.
Veja Também Recentes

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),