Pesquisar No Site
MACC homenageia radialistas com a Exposição “Tributo ao Rádio”

MACC homenageia radialistas com a Exposição “Tributo ao Rádio”
O Dia do Radialista é comemorado oficialmente em 7 de novembro, após um decreto do ex-presidente Lula para homenagear o radialista, cantor e compositor Ary Barroso. Por isso, nesta terça-feira, 7, às 10h, o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – inaugura a Exposição “Tributo ao Rádio” para lembrar desse profissional tão importante na difusão de notícias. Entre os convidados estarão alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental ‘Prof. Alaor Xavier Junqueira’.
O rádio foi de grande importância nos lares brasileiros para levar informação aos locais mais inóspitos, longe das grandes cidades. Mesmo após a chegada da televisão, em 1950, o rádio continuou sendo o meio mais popular de informações.
O rádio nasceu no Brasil, oficialmente, em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do Centenário da Independência do País, com a transmissão, à distancia e sem fios, da fala do então presidente Epitácio Pessoa na inauguração da radiotelefonia brasileira. Porém, só começou a operar em 30 de abril de 1923 com um transmissor doado pela Casa Pekan, de Buenos Aires (Argentina), instalado na Escola Politécnica, na então capital federal.
As peças da exposição foram disponibilizadas pelo colecionador Valdemir Garcia, conhecido popularmente como Val da banda. São 20 rádios com datas de 1930 a 1980, além de exemplares de rádios valvulados.
Com um acervo calculado em mais de 5.000 peças, Val não coleciona somente rádios. Dentro de seu acervo também são encontrados gramofones, vitrolas, relógios de paredes, brinquedos antigos e máquinas fotográficas.
Serviço
Abertura da Exposição “Tributo ao Rádio”
Dia: 7 de novembro
Horário: 10h
Local: MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – Rua Altino Arantes, 72, Centro
Informações: (12) 3883.9980
Veja Também Recentes

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba
O fim de semana foi marcado por atrações esportivas em Caraguatatuba. Teve Jogos Abertos da Juventude sub-18 com partidas do futsal masculino e feminino, final do campeonato municipal de beach soccer (categoria de base), quartas de finais da Copa Nova Liga de futebol de campo, Adrena Run e muitas outras