Pesquisar No Site
Curso de instalador de condicionador de ar é encerrado com palestra sobre microempreendedorismo
Curso de instalador de condicionador de ar é encerrado com palestra sobre microempreendedorismo
Os 16 alunos que iniciaram o curso de instalador de ar condicionado, em 23 de outubro, encerraram ontem (31/10) as aulas e já estão preparados para ingressar no mercado de trabalho. Foram 56 horas de aulas, divididas em 7 dias.
Hoje, os alunos assistiram a uma palestra na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), sobre o Banco do Povo e Microempreendedorismo Individual (MEI), com orientações sobre a obtenção de financiamentos e abertura de microempresas. A palestra foi encerrada com um lanche para os alunos, que receberão o diploma no dia 10 de novembro, às 17 horas, na Sepedi.
Tanto as aulas quanto a palestra foram oferecidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, por meio de uma parcerias entre Prefeitura, Senai de São José dos Campos, Banco do Povo e Sebrae.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, esteve presente na palestra de hoje e agradeceu aos alunos a confiança que tiveram ao procurar o curso. Segundo ela, instalação de condicionador de ar foi o curso mais pedido na cidade.

Fotos: Lucas Camargo/PMC
“Não pudemos atender 100% dos inscritos, mas com a parceria entre Senai, Fundo Social e Prefeitura, conseguimos outra turma para dezembro, para formação de auxiliares de instaladores de condicionador de ar. É uma forma de estendermos a oportunidade a todos aqueles que nos procuraram”, disse.
Samara também destaca que todo final de curso, os formandos assistirão palestras que podem servir como orientação para o ingresso no mercado de trabalho. “Esse foi um compromisso nosso que estamos colocando em prática com seriedade pois é uma forma de transmitirmos informações essenciais para que esse profissional recém formado tenha capacidade de ingressar no mercado de trabalho”.
Alunos aprovam o curso
O curso de instalação de condicionador de ar foi ministrado na Unidade Móvel do Senai, instalada na Praça da Cultura (Praça de Eventos), no centro da cidade, pelo professor Manoel Ferreira, que há 30 anos forma instaladores de equipamento de refrigeração e condicionadores de ar.
O professor Ferreira comemora o fato de não ter havido evasão de alunos durante o curso. “Eles são interessados pois sabem que esse é um curso de alto custo e o local mais próximo onde ele é ministrado é em Pindamonhangaba. Portanto, conseguir gratuitamente esse curso na cidade onde mora, é um privilégio”, observa ele.
Mitsuo Kabe, 60 anos, que é da área da construção civil e já trabalhou em Tóquio, conta que ficou muito satisfeito com as aulas. “É difícil encontrar um curso que tenha aulas práticas e teóricas tão intensas e objetivas e que sejam tão bem coordenadas”. E ele ainda acrescenta: “Gostei muito e acho que toda a turma gostou”.
Após as três primeiras aulas, o aluno Domingos Sollitto resolveu colocar em prática a instalação de um aparelho condicionador de ar juntamente com um amigo. “Foi tranquilo. Não tive dificuldade nenhuma. As aulas ajudaram”.
Já Leandro dos Santos Oliveira, instalador de aparelhos de ar há seis anos, considera que, mesmo com toda a experiência prática, o curso foi muito importante para ele pois acrescentou a parte teórica. “As técnicas de termodinâmica foram um ótimo aprendizado pois isso a gente não tem no dia-a-dia”.
Veja Também Recentes
Oficina na Sepedi fortalece inclusão de pessoas com deficiência em atividades culturais
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba recebeu nos dias 27 de maio e 3 de junho a “Oficina de Inserção de Pessoas com Deficiência em Atividades Artísticas e Culturais”, realizada dentro do Festival de Artes do Litoral Norte – Festival Felino 2026.
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de seis funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais nove aprovados de seis cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (20, 21 e 22/5), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço de abril do Procon de Caraguatatuba
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba formalizou 483 dos 971 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de abril. Outros 488 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outros órgãos. Foram 169 queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além
Cineclube tem sessão especial em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial
O Cineclube Pontos MIS exibe nesta quinta-feira (21/5), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, o filme “Ninguém sai vivo daqui”, dirigido por André Ristum. A entrada é gratuita e não é necessário retirar o ingresso com antecedência. A sessão dialoga com o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, lembrado em 18
Teatro Mario Covas apresenta show musical com Legião Urbana Cover e comédia “Embrulha pra Viagem” nesta semana
A programação de maio do Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, segue nesta semana com show musical e comédia, indicados para toda a família. No sábado (16), às 20h, o público está convidado a prestigiar a apresentação do Legião Urbana Cover do Brasil. Já no domingo (17), às 19h30, os humoristas