Pesquisar No Site

Secretaria de Urbanismo intensifica fiscalização contra festas clandestinas em Caraguatatuba

Publicado em: 31/10/2017
IMG-20171023-WA0014
Secretaria de Urbanismo intensifica fiscalização contra festas clandestinas em Caraguatatuba

Os fiscais da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba intensificaram o combate às festas ilegais no município para evitar tragédias como o incêndio da Boate Kiss, em janeiro de 2013, na cidade de Santa Maria (RS).

No segundo semestre, a Fiscalização de Posturas, em conjunto com a Fiscalização do Comércio e Polícia Militar, interditou diversos eventos que seriam realizados sem as devidas autorizações e vistorias dos órgãos competentes.

Apesar do rigor no combate às festas ilegais, esse tipo de atividade é permitida desde que os organizadores obtenham o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o alvará eventual no Corpo de Bombeiro da Polícia Militar e na Prefeitura de Caraguatatuba, respectivamente, emitidos após o atendimento de uma série de exigências.

Inicialmente, o organizador deve: providenciar o projeto (Projeto Técnico de Instalação e Ocupação Temporária e Projeto Técnico de Ocupação Temporária em Edificação Permanente) do imóvel com um arquiteto ou engenheiro, juntamente com o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) ou Anotação de Responsabilidade Técnica (ART); protocolar o projeto no Corpo de Bombeiros com antecedência, recolhendo as taxas e emolumentos da análise e vistoria (os valores variam conforme o tamanho da área); e possuir uma brigada de incêndio.

Após a expedição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o promotor do evento solicita um alvará eventual na Prefeitura Municipal, com a seguinte documentação: RG, CPF, documento da propriedade, AVCB Eventual e todas as informações referentes à festa, como período de realização, atrações, valor da entrada, entre outros dados.

Os documentos são encaminhados à Secretaria de Urbanismo para análise. Após a aprovação da secretaria, o requerente recolhe uma taxa de 10% sobre o valor previsto com a arrecadação na Fiscalização do Comércio da Secretaria da Fazenda, no Paço Municipal e, posteriormente, será emitido o alvará eventual.

O organizador da festa receberá o termo de autorização, que pode ser apresentado em uma possível vistoria da fiscalização ou da Polícia Militar, mesmo em hipótese de denúncia.

 

A interdição

De acordo com a diretora de Fiscalização e Obras Particulares, Andressa Dias, a ausência do alvará eventual implica na interdição do evento. “Isso pode gerar prejuízos, uma vez que não restará tempo hábil para cancelar atrações contratadas e a compra dos suprimentos”, alerta.

Caso a intimação de interdição da festa não seja cumprida, a fiscalização retorna ao local junto com a Polícia e o organizador é conduzido à delegacia para o registro da ocorrência. Ele também recebe autuação municipal por “atividade comercial sem alvará e em ambiente sem AVCB”, com multas de 718 VRM’s (Valor de Referência do Município/1 VRM = R$ 3,29) e 972 VRM’s, respectivamente. O montante equivale a R$ 5.560,10.

A diretora de Fiscalização e Obras Particulares afirma que os prejuízos gerados (multa, devolução de ingressos, diárias de atrações, aluguel do espaço, etc) pela ausência da documentação são maiores do que o custo para obter a autorização. “As chances de ocorrerem acidentes que comprometam a segurança das pessoas durante a realização do evento são extremamente reduzidas com análise do Corpo de Bombeiros”, alerta.

Os procedimentos da fiscalização são embasados na Lei Municipal nº 1.144/1980 (Código de Posturas) e na Lei Federal nº 13.425/2017, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público (Lei Kiss).  Estima-se o processo de emissão de AVCB e alvará eventual dure em média 30 dias.

A Secretaria de Urbanismo está localizada na Av. Brasil, 749 – Sumaré. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Mais informações pelo telefone (12) 3886-6060.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Peça Pararatimbum_Divulgação (3)
Caraguatatuba comemora 169 anos com programação cultural diversificada ao longo de abril

Caraguatatuba completa 169 anos de emancipação político-administrativa no dia 20 de abril. Para celebrar, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promove uma programação especial ao longo de todo o mês, com atividades diversificadas, em sua maioria gratuitas e com classificação livre. Abrindo as comemorações, a tradicional encenação da

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/04/2026
Novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano tomam posse nesta quinta-feira
Novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano tomam posse nesta quinta-feira

Os candidatos eleitos, titulares e suplentes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Caraguatatuba para o mandato do biênio 2026–2028 tomam posse nesta quinta-feira (16) às 9h, em solenidade agendada na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). A cerimônia contará com a presença do prefeito

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/04/2026
Programa Ruas da Esperança realiza mais de 2,3 mil abordagens em 45 dias em Caraguatatuba
Prefeitura chama mais 15 bolsistas do PEAD para reforço na zeladoria de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais 15 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 nesta quarta, quinta e sexta-feira (8, 9 e 10/4), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 07/04/2026
CAPA
Caraguatatuba encerra edição do programa “Interior na Praia com a Melhor Idade” com integração e fortalecimento de vínculos

O Governo Municipal de Caraguatatuba promoveu, na manhã desta sexta-feira (27), no centro da cidade, o encerramento do programa “Interior na Praia com a Melhor Idade”, iniciativa que proporcionou quatro dias de experiências marcantes para um grupo de 36 idosos referenciados pelos equipamentos socioassistenciais do município de Cunha. Ao longo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/03/2026
Bailarinos de Caraguatatuba participam de competição internacional e conquistam bolsas de estudos no Canadá
Bailarinos de Caraguatatuba participam de competição internacional e conquistam bolsas de estudos no Canadá

A Escola de Bailados de Caraguatatuba participou, entre os dias 17 e 21 de março, em Nova York, do VKIBC – Valentina Kozlova International Ballet Competition, um dos mais importantes festivais de dança do mundo. O evento reuniu jovens talentos de diversos países e é reconhecido por revelar promissores nomes

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/04/2026