Pesquisar No Site
Prefeitura lança campanha para atendimento diferenciado de pessoas em situação de rua
Prefeitura lança campanha para atendimento diferenciado de pessoas em situação de rua
A Prefeitura de Caraguatatuba lançou hoje (09/10) no auditório da Fundacc a campanha permanente “Não dê esmolas, dê futuro”, que visa orientar às instituições sociais que reconhecidamente desenvolvem projetos e atendimento junto à população em situação de rua.

Fotos: Luís Gava/PMC
A campanha foi lançada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que distribuirá cinco mil folhetos à população, explicando quais são os serviços que a Prefeitura desenvolve para atender pessoas em situação de rua.
Entre os serviços estão: acolhimento provisório, acompanhamento psicossocial, desenvolvimento de atividades semi-profissionais e oficinas culturais e esportivas, assim como alimentação e passagem de ônibus para a cidade de origem. Outros benefícios oferecidos são a identificação de vínculos familiares e reinserção social, atendimento e avaliação psiquiátrica na Saúde Mental.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, apresentou a campanha para o público formado por representantes de entidades que desenvolvem trabalhos sociais, além de secretários e vereadores.
“Queremos orientar estas associações e os próprios munícipes a ajudarem de maneira correta, que é por meio do contato com a Casa Transitória Luz do Caminho ou com o Creas (Centro de Referência de Assistência Social), para que estes cidadãos sejam acolhidos corretamente”.
Casa Transitória
De acordo com Fontes, ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com a equipe da Casa Transitória Luz do Caminho que tomará com as devidas providências.

Fotos: Luís Gava/PMC
O primeiro passo é o acolhimento e este momento se dará com o deslocamento de uma equipe especializada da Casa Transitória até o local indicado para acolher estas pessoas.
A partir daí, elas são encaminhadas à casa para receber todo o suporte, com a inclusão de quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).
O próximo passo é proporcionar, além da alimentação, apoio físico e psicológico. São também fornecidos produtos de higiene pessoal e banho. Além disso, a equipe técnica responsável busca a reinserção familiar e comunitária dos acolhidos, que são identificados conforme sua origem e encaminhados às suas cidades, quando assim o desejam.
Documentos pessoais destes acolhidos também são renovados ou providenciados conforme cada necessidade.
Serviço:
Casa Transitória Luz do Caminho
Rua: Banco Itaú, 201 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887-6287
Centro de Referência Especializada de Assistência Social
Rua: Senador Feijó, n. 165 – Jardim Aruan
Telefone: (12) 3882-5236
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe 2ª edição do CFC Championship no próximo sábado
Caraguatatuba será palco da 2ª edição do CFC Championship, campeonato de artes marciais que promete movimentar o cenário esportivo da cidade. O evento será realizado no próximo sábado (6), a partir das 10h, no Ginásio Poliesportivo do Cide Perequê-Mirim (Ginásio Coliseu), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da
Prisão de homem no bairro Tinga leva Guarda Civil Municipal a aprender mais de mil porções de entorpecentes
Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificaram o patrulhamento no bairro Tinga, na manhã de quinta-feira (21), após denúncias recebidas pelo telefone 153 informando sobre o frequente abastecimento de drogas realizado por um homem em uma motocicleta de alta cilindrada. Durante as diligências, os agentes conseguiram localizar e
Gincana mobiliza estudantes e arrecada recicláveis em escolas de Caraguatatuba
A conscientização ambiental e o descarte correto de resíduos foram os temas centrais da gincana “Descarte Certo”, que mobilizou estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba entre os dias 18 de maio e 1º de junho. A iniciativa foi desenvolvida em parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e
Festival Felino promove oficina de teatro Viewpoints na próxima semana em Caraguatatuba
O 9º Felino – Festival de Artes do Litoral Norte promove na próxima segunda e quarta-feira (1º e 3/6), às 18h30, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a oficina de teatro “Viewpoints” com a mestre em Artes Cênicas, Renata Lemes. As vagas são limitadas e a inscrição
Caraguatatuba é destaque na cerimônia de premiação da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática
Nomes, fórmulas e cálculos deram lugar ao reconhecimento na cerimônia de premiação nacional da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2025. Dez estudantes de Caraguatatuba subiram ao palco do Centro de Formação do Educador, em São José dos Campos, no último dia 15 de maio, para receber