Pesquisar No Site

Sepedi reúne empresários locais em palestra sobre Selo Empresa Inclusiva

WhatsApp Image 2017-09-29 at 12.25.51
Sepedi reúne empresários locais em palestra sobre Selo Empresa Inclusiva

Os empresários do setor de comércio e serviços que concorrem esse ano ao prêmio “Selo Empresa Inclusiva”, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), acompanharam nesta sexta-feira (29) uma palestra com o empresário Marcelo Pires, proprietário de um posto de gasolina em São Sebastião e da empresa Consolidar. Na oportunidade, o empresário contou sua experiência bem sucedida em contratar pessoas com deficiência.

O objetivo do concurso “Selo Empresa Inclusiva”, é de incentivar e premiar as empresas do município de diferentes categorias, que se destaquem na implementação de ações promotoras da acessibilidade e da empregabilidade de pessoas com deficiência e idosas, que criam condições de inserção no mercado de trabalho, acesso e participação a bens e serviços.

O empresário que já passou por dificuldades e inclusive falência contou como reergueu os negócios com a ajuda de funcionários comprometidos. Também como obteve sucesso empregando pelo menos 50% de pessoas com deficiência.

“As pessoas querem trabalhar, contribuir, se sentirem úteis. Quando atendi ao meu chamado interior em proporcionar, por meio do meu negócio, a valorização de pessoas com deficiência, dando a oportunidade a elas de mostrarem o seu valor, gerei uma onda de situações positivas que me reergueram e me projetaram, inclusive nacionalmente”, declarou Marcelo.

Sepedi reúne empresários locais em palestra sobre Selo Empresa Inclusiva

Fotos: Claudio Gomes/PMC

O conselho dado por ele, durante o bate-papo, foi o de que os empresários olhem para si e para o outro com humanidade, com amor e admiração. “Vocês têm que fazer o negócio de vocês como único. Tem que despertar nos consumidores a falta que ele faria, caso não existisse”, frisou.

Para Marcelo Pires, as empresas que não reconhecerem o potencial no outro, a diversidade do mercado e que não se adequarem à inclusão, estão fadadas a serem eliminadas do mercado.

Para o proprietário do restaurante Fornalha Grill, Oscar Molnard Júnior, o encontro foi produtivo. “Percebi melhor as dificuldades das pessoas com deficiência e como posso fazer adaptações no meu estabelecimento para recebê-las com qualidade”, disse.

Os concorrentes também tiveram palestras sobre Aspectos Gerais da Pessoa com Deficiência, com Keiko Simon Ushiwata; sobre Envelhecimento, com Luíza Sales; e sobre Acessibilidade Arquitetônica com Cesar Rocha Machado Filho e Talita Pelays, todos profissionais da Sepedi.

Ao todo são 21 participantes – nove microempresas (até nove funcionários), dez pequenas empresas (10 a 49 funcionários) e duas de grande porte (acima de 99 funcionários), que terão até novembro para implementar ações para que a equipe da Sepedi avalie e julgue as melhores iniciativas nos quesitos acessibilidade e empregabilidade. Profissionais da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso prestarão consultoria gratuita às empresas.

O primeiro lugar nas categorias empresa de grande e médio porte receberá R$ 10 mil e troféu. O primeiro lugar nas categorias pequena e microempresa receberá R$ 8 mil e troféu. O selo “Empresa Inclusiva 2017” poderá ser utilizado nas veiculações publicitárias para promover serviços e produtos da empresa. Os vencedores também terão publicidade nos eventos da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e da Prefeitura Municipal.

A premiação ocorrerá no dia 3 de dezembro, data em que se comemora o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, durante a realização do Fórum Inclusivo.

Critérios Avaliados

As empresas participantes serão avaliadas por uma comissão julgadora, formada por profissionais interdisciplinares que já desenvolvem trabalhos na área de inclusão e acessibilidade. Dois critérios serão julgados: empregabilidade e acessibilidade.

Na primeira área serão analisados os seguintes itens: contratação e tempo de serviço; condições de trabalho; quantidade de pessoas com deficiência e idosos; tipos e graus de deficiências; variação de Idade; capacitação referente à atividade e função profissional; sensibilização com a equipe de trabalho; valorização.

Na segunda, as questões: atendimento prioritário; estacionamento ou área de embarque e desembarque; calçada e entrada do estabelecimento; circulação; ambientes; mobiliário interno; sanitários; sistema de comunicação e sinalização; e tecnologia assistiva empregada.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Editais Municipais da Lei Aldir Blanc recebem 226 propostas artísticas culturais
Editais Municipais da Lei Aldir Blanc recebem 226 propostas artísticas culturais

Os editais municipais da Lei Aldir Blanc em apoio à classe artística receberam 226 inscrições em cinco chamadas públicas que contemplam proponentes individuais e coletivos nas categorias: espaços artísticos e culturais; prêmio de produtos artísticos; prêmio de mestres e mestras ou grupos; propostas de apresentações artísticas e propostas de conteúdo

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 24/11/2020
Ligações de água já beneficiam 300 famílias no Rio Marinas
Ligações de água já beneficiam 300 famílias no Rio Marinas

A implantação da rede distribuidora de água no Loteamento Rio Marinas, na região sul de Caraguatatuba, está em sua reta final. Até o momento cerca de 300 famílias já foram beneficiadas. No total, 412 residem no bairro que fica atrás do Morro do Algodão A obra é realizada por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 16/11/2020
Prefeitura realiza vistoria em táxis de Caraguatatuba
Prefeitura realiza vistoria em táxis de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, realiza até a próxima sexta-feira (25) a vistoria anual em táxis do município. São 64 veículos que atuam na cidade. Os agentes da Prefeitura vistoriam os requisitos obrigatórios de segurança, limpeza dos veículos, aferição do

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 16/11/2020
Suspensões dos prazos de concurso e processo seletivo da Prefeitura de Caraguatatuba são publicadas
Suspensões dos prazos de concurso e processo seletivo da Prefeitura de Caraguatatuba são publicadas

Os comunicados sobre as suspensões dos prazos do Concurso Público 01/2018 e do Processo Seletivo 01/2019 para agente comunitário de saúde da Prefeitura de Caraguatatuba foram publicados nesta sexta-feira (28/8), no Diário Oficial Eletrônico do Município (Edital 361). A homologação dos dois certames ocorreu em 2019 e a paralisação da contagem do

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 16/11/2020
Ciapi de Caraguatatuba continua com atividades online nesta quarta-feira (25)
Ciapi de Caraguatatuba continua com atividades online nesta quarta-feira (25)

Mesmo em tempo de pandemia, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) continua com programações diárias, por meio das plataformas digitais. Nesta quarta-feira, 25, o cronograma será de atividades práticas que ocorrerão em dois períodos, de manhã e a tarde, pelo aplicativo Zoom. O

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 24/11/2020