Pesquisar No Site

Sepedi reúne empresários locais em palestra sobre Selo Empresa Inclusiva

WhatsApp Image 2017-09-29 at 12.25.51
Sepedi reúne empresários locais em palestra sobre Selo Empresa Inclusiva

Os empresários do setor de comércio e serviços que concorrem esse ano ao prêmio “Selo Empresa Inclusiva”, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), acompanharam nesta sexta-feira (29) uma palestra com o empresário Marcelo Pires, proprietário de um posto de gasolina em São Sebastião e da empresa Consolidar. Na oportunidade, o empresário contou sua experiência bem sucedida em contratar pessoas com deficiência.

O objetivo do concurso “Selo Empresa Inclusiva”, é de incentivar e premiar as empresas do município de diferentes categorias, que se destaquem na implementação de ações promotoras da acessibilidade e da empregabilidade de pessoas com deficiência e idosas, que criam condições de inserção no mercado de trabalho, acesso e participação a bens e serviços.

O empresário que já passou por dificuldades e inclusive falência contou como reergueu os negócios com a ajuda de funcionários comprometidos. Também como obteve sucesso empregando pelo menos 50% de pessoas com deficiência.

“As pessoas querem trabalhar, contribuir, se sentirem úteis. Quando atendi ao meu chamado interior em proporcionar, por meio do meu negócio, a valorização de pessoas com deficiência, dando a oportunidade a elas de mostrarem o seu valor, gerei uma onda de situações positivas que me reergueram e me projetaram, inclusive nacionalmente”, declarou Marcelo.

Sepedi reúne empresários locais em palestra sobre Selo Empresa Inclusiva

Fotos: Claudio Gomes/PMC

O conselho dado por ele, durante o bate-papo, foi o de que os empresários olhem para si e para o outro com humanidade, com amor e admiração. “Vocês têm que fazer o negócio de vocês como único. Tem que despertar nos consumidores a falta que ele faria, caso não existisse”, frisou.

Para Marcelo Pires, as empresas que não reconhecerem o potencial no outro, a diversidade do mercado e que não se adequarem à inclusão, estão fadadas a serem eliminadas do mercado.

Para o proprietário do restaurante Fornalha Grill, Oscar Molnard Júnior, o encontro foi produtivo. “Percebi melhor as dificuldades das pessoas com deficiência e como posso fazer adaptações no meu estabelecimento para recebê-las com qualidade”, disse.

Os concorrentes também tiveram palestras sobre Aspectos Gerais da Pessoa com Deficiência, com Keiko Simon Ushiwata; sobre Envelhecimento, com Luíza Sales; e sobre Acessibilidade Arquitetônica com Cesar Rocha Machado Filho e Talita Pelays, todos profissionais da Sepedi.

Ao todo são 21 participantes – nove microempresas (até nove funcionários), dez pequenas empresas (10 a 49 funcionários) e duas de grande porte (acima de 99 funcionários), que terão até novembro para implementar ações para que a equipe da Sepedi avalie e julgue as melhores iniciativas nos quesitos acessibilidade e empregabilidade. Profissionais da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso prestarão consultoria gratuita às empresas.

O primeiro lugar nas categorias empresa de grande e médio porte receberá R$ 10 mil e troféu. O primeiro lugar nas categorias pequena e microempresa receberá R$ 8 mil e troféu. O selo “Empresa Inclusiva 2017” poderá ser utilizado nas veiculações publicitárias para promover serviços e produtos da empresa. Os vencedores também terão publicidade nos eventos da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e da Prefeitura Municipal.

A premiação ocorrerá no dia 3 de dezembro, data em que se comemora o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, durante a realização do Fórum Inclusivo.

Critérios Avaliados

As empresas participantes serão avaliadas por uma comissão julgadora, formada por profissionais interdisciplinares que já desenvolvem trabalhos na área de inclusão e acessibilidade. Dois critérios serão julgados: empregabilidade e acessibilidade.

Na primeira área serão analisados os seguintes itens: contratação e tempo de serviço; condições de trabalho; quantidade de pessoas com deficiência e idosos; tipos e graus de deficiências; variação de Idade; capacitação referente à atividade e função profissional; sensibilização com a equipe de trabalho; valorização.

Na segunda, as questões: atendimento prioritário; estacionamento ou área de embarque e desembarque; calçada e entrada do estabelecimento; circulação; ambientes; mobiliário interno; sanitários; sistema de comunicação e sinalização; e tecnologia assistiva empregada.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo
Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo

As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não funcionarão nesta sexta-feira (29/3), em decorrência do feriado da Paixão de Cristo. Alguns serviços públicos estarão de plantão no período da Páscoa. O expediente continua na segunda-feira (1°/4), no horário habitual de cada setor. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está notificando comerciantes que estão depositando materiais recicláveis em dias em que não é feita a coleta seletiva. O caminhão da coleta seletiva passa na porta de residências, prédios e casas comerciais de acordo com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 20/03/2024
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa no último sábado (23), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais de 160 atletas, com idades entre 9 a 70 anos, participaram do evento que destacou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas

A Prefeitura de Caraguatatuba multou a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) por reincidência em manter uma área abandonada localizada na Rua Gaivota, no bairro Gaivotas, região central da cidade. O terreno abriga uma linha de transmissão e tem servido de descarte irregular de lixo e entulho, conforme

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Carreta e novo equipamento de exames agilizam atendimentos na UPA Centro
Carreta e novo equipamento de exames agilizam atendimentos na UPA Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba está desde quinta-feira (18) com novas medidas para dar mais agilidade no atendimento da UPA Central. Após a triagem, os pacientes diagnosticados com suspeita de dengue são encaminhados para carreta instalada na frente da UPA, onde passam por atendimento médico. Após passarem em consulta médica são

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024