Pesquisar No Site
Resíduos verdes triturados favorecem agricultores cadastrados na Prefeitura
Resíduos verdes triturados favorecem agricultores cadastrados na Prefeitura
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap) e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), de Caraguatatuba, estão trabalhando em parceria para diminuir a quantidade de resíduos verdes, que são aqueles originários da poda, corte ou remoção de árvores e plantas.
Estes resíduos, triturados no local do corte por duas trituradoras da Prefeitura, estão sendo destinados aos agricultores cadastrados na Smaap, para compostagem e melhoria das condições do solo usado para plantio.
O mesmo ocorre com os resíduos de casca de coco recolhidos nos quiosques. São recolhidos aproximadamente mil cocos por mês, equivalente a 1,6 toneladas na baixa temporada e na alta temporada esse número aumenta, chegando em média a 16 toneladas/mês, que são entregues aos agricultores.
Segundo técnicos da Smaap, a reutilização da poda triturada diminui os gastos de destinação do material para aterro e faz com que o produtor rural melhore as condições do solo, diminuindo o uso de adubos sintéticos e agroquímicos.
No primeiro semestre de 2017, já foram produzidos 1.794 metros cúbicos de resíduos de poda. Além dos agricultores, o material também é destinado ao Viveiro Municipal Pedro Gonçalves Leite, que tem uma pequena área de compostagem e às escolas municipais, que utilizam o produto em suas hortas.
Atualmente, os trituradores trabalham com materiais retirados pela Sesep, mas a Smaap está planejando ampliar os trabalhos com a compra uma nova máquina.
Veja Também Recentes
Nota Oficial – Audiência pública das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2026
A audiência pública para apresentação do Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 1º quadrimestre de 2026, que será realizada na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (29), teve seu horário alterado. A sessão, anteriormente marcada para as 10h, será realizada às 14h, devido à visita do vice-presidente do Brasil,
Fim de Semana tem Rodada de muitos gols na Copa da Criança de Futsal em Caraguatatuba
A rodada do fim de semana da Copa da Criança de Futsal em Caraguatatuba voltou a reunir jovens atletas de diferentes projetos esportivos. No feminino, a Olaria Jetuba venceu a equipe Pastoral por 2 a 0. No masculino, a rodada começou com empate em 1 a 1 entre Olaria Jetuba
Festival Jazz & Vinhos 2026 está com chamamento aberto para patrocinadores
Empresas interessadas em associar suas marcas a um dos principais eventos da temporada de inverno de Caraguatatuba já podem participar do chamamento público para patrocínio da 8ª edição do Festival Jazz & Vinhos 2026. A iniciativa da Prefeitura busca parceiros para colaborar com a realização do evento, que será promovido
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de quatro funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais quatro aprovados de quatro cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (27, 28 e 29/5), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de
Equipe de vôlei de praia de Caraguatatuba é destaque nos Jogos da Juventude em São José dos Campos
A equipe de vôlei de praia de Caraguatatuba teve grande atuação na 41ª edição dos Jogos da Juventude, realizada em São José dos Campos, e encerrou a participação com uma campanha marcada por superação, competitividade e reconhecimento do público presente. Na estreia da competição, os atletas caraguatatubenses venceram Guaratinguetá por