Pesquisar No Site

Prefeitura promove palestras sobre prevenção ao Alzheimer

DSC_0041
Prefeitura promove palestras sobre prevenção ao Alzheimer

A Prefeitura de Caraguatatuba por intermédio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), em alusão ao Dia Nacional de Conscientização da doença de Alzheimer, 21 de setembro, promoveu nesta segunda e terça (25 e 26) palestras e filmes sobre o tema.

Nesta terça-feira (26), foram exibidos os filmes “Para sempre Alice” e “Iris”. O primeiro conta a história fictícia da professora de Harvard e especialista em linguística, Alice Howland, que descobre sofrer de Alzheimer aos 50 anos. O segundo aborda a história real da escritora e filósofa, na Iris Murdoch. Professora da Universidade de Oxford, atuante política referência na Inglaterra na década de 50, que morreu em 1999, em consequência de complicações da doença.

Prefeitura promove palestras sobre prevenção ao Alzheimer

Fotos: Cláudia Moysés /PMC

Ontem (26), na parte da manhã foi ministrada uma palestra com a enfermeira, Vanessa Fogaça da Silva, que abordou os sintomas, e manifestações clínicas da doença. Em seguida foi da vez da médica geriatra, Regina Gambaro, que discorreu sobre o diagnóstico e tratamento.

A médica ressaltou que não existe um exame de sangue para detectar a doença, mas que há marcadores que podem identificar alterações no organismo que dão indícios de possível desenvolvimento do Alzheimer.

“Exames laboratoriais para checarem as taxas de colesterol, funcionamento da tireóide, níveis de ácido fólico e vitamina B12, sífilis, exame do líquor para ver marcadores biológicos da proteína tau e beta-amilóide, responsáveis pelas placas senis e ressonância magnética para ver alterações no tamanho do cérebro são utilizados para o diagnóstico. Também é importante a avaliação neuropsicológica, entrevistas com familiares e aplicação de questionário específico”, esclareceu.

A geriatra disse que atualmente o tratamento é para estabilização da doença com remédios específicos que são disponibilizados gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde. “Os medicamentos seguram a evolução da doença por três a cinco anos e a resposta não é igual para todos”, disse.

Quanto ao tratamento não farmacológico, Regina disse que é importante uma equipe multidisciplinar acompanhando o paciente como nutricionista, enfermagem, assistência social, gerontólogo, fonoaudiólogo, estímulos cognitivos, estímulos sociais, físicos, organização da rotina, grupos de apoio para o paciente e a família.

O aposentado Roberto Nogueira, 77 anos, afirmou que as palestras foram bem esclarecedoras. “Sempre primeira pela qualidade de vida inclusive nessa idade. Faço ginástica e aula de dança durante a semana e também gosto muito de ler. O negócio é ficar atento aos sinais e fazer tudo o que é possível para prevenir os males da idade”.

Prefeitura promove palestras sobre prevenção ao Alzheimer

Fotos: Cláudia Moysés /PMC

Outra freqüentadora do CIAPI, Simone Bento, 70 anos, disse que tem uma irmã com a doença. “Ela já não lembra mais de ninguém. Fico atenta sobre o assunto para me precaver”.

Na parte da tarde, teve palestra sobre o “Direito da pessoa com Alzheimer” com a assistente social, Fernanda Vieira, que explicou os benefícios concedidos pelo INSS, conceitos sobre interdição, curatela, tutela, quando a pessoa não está com a faculdade mental preservada.

A coordenadora técnica do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), Inara Cabral Soares, conversou sobre o “Cuidando de quem cuida”, pois, de acordo com ela, pessoa que cuida de pacientes idosos também precisa contar com uma rede de ajuda já que o estresse do cotidiano é alto.

A psicóloga do CIAPI, Yasmim Ferreira, deu dicas para estimular a memória, como mudar o percurso da caminhada, praticar relaxamento, concentração, brincar de jogo da memória, caça palavras, entre outras atividades.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba marca área de embarque e desembarque para veículos de aplicativos
Prefeitura de Caraguatatuba marca área de embarque e desembarque para veículos de aplicativos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, iniciou a marcação de uma área de embarque e desembarque para veículos de aplicativo. A primeira é ao lado da Rodoviária, mas outras devem ser definidas nos próximos dias. Esta foi uma das reivindicações da

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 16/11/2020
Marinha do Brasil alerta para a possibilidade ventos fortes de até 50 km/h
Marinha do Brasil alerta para a possibilidade ventos fortes de até 50 km/h

A Marinha do Brasil emitiu um alerta nesta terça-feira, (24/11), comunicando que ventos fortes de até 50 km/h, devem atingir o Litoral Norte Paulista e consequentemente, Caraguatatuba. De acordo com o informativo, os fortes ventos estão na escala 07 e atingirão a região chamada de Área Charlie, que vai do

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 24/11/2020
Prefeitura entrega mais seis abrigos de ônibus e três estão na fase montagem
Prefeitura entrega mais seis abrigos de ônibus e três estão na fase montagem

A Prefeitura de Caraguatatuba entregou na última semana mais seis novos abrigos de ônibus na região norte. Outros três, na região sul, estão na fase de montagem e nos próximos dias já poderão ser utilizados pela população. Os novos foram implantados ao longo da Rodovia Rio-Santos (SP-55) nos bairros Massaguaçu,

Leia Mais Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 16/11/2020
Editais Municipais da Lei Aldir Blanc recebem 226 propostas artísticas culturais
Editais Municipais da Lei Aldir Blanc recebem 226 propostas artísticas culturais

Os editais municipais da Lei Aldir Blanc em apoio à classe artística receberam 226 inscrições em cinco chamadas públicas que contemplam proponentes individuais e coletivos nas categorias: espaços artísticos e culturais; prêmio de produtos artísticos; prêmio de mestres e mestras ou grupos; propostas de apresentações artísticas e propostas de conteúdo

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 24/11/2020
Consumidores podem renegociar dívidas na 7ª Semana Nacional de Educação Financeira digital
Consumidores podem renegociar dívidas na 7ª Semana Nacional de Educação Financeira digital

Consumidores têm a chance de renegociar as dívidas com instituições financeiras por meio da plataforma online consumidor.gov.br.  A ação faz parte da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP). Este ano, devido à pandemia, as solicitações deverão

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 16/11/2020