Pesquisar No Site
Prefeitura promove palestras sobre prevenção ao Alzheimer

Prefeitura promove palestras sobre prevenção ao Alzheimer
A Prefeitura de Caraguatatuba por intermédio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), em alusão ao Dia Nacional de Conscientização da doença de Alzheimer, 21 de setembro, promoveu nesta segunda e terça (25 e 26) palestras e filmes sobre o tema.
Nesta terça-feira (26), foram exibidos os filmes “Para sempre Alice” e “Iris”. O primeiro conta a história fictícia da professora de Harvard e especialista em linguística, Alice Howland, que descobre sofrer de Alzheimer aos 50 anos. O segundo aborda a história real da escritora e filósofa, na Iris Murdoch. Professora da Universidade de Oxford, atuante política referência na Inglaterra na década de 50, que morreu em 1999, em consequência de complicações da doença.

Fotos: Cláudia Moysés /PMC
Ontem (26), na parte da manhã foi ministrada uma palestra com a enfermeira, Vanessa Fogaça da Silva, que abordou os sintomas, e manifestações clínicas da doença. Em seguida foi da vez da médica geriatra, Regina Gambaro, que discorreu sobre o diagnóstico e tratamento.
A médica ressaltou que não existe um exame de sangue para detectar a doença, mas que há marcadores que podem identificar alterações no organismo que dão indícios de possível desenvolvimento do Alzheimer.
“Exames laboratoriais para checarem as taxas de colesterol, funcionamento da tireóide, níveis de ácido fólico e vitamina B12, sífilis, exame do líquor para ver marcadores biológicos da proteína tau e beta-amilóide, responsáveis pelas placas senis e ressonância magnética para ver alterações no tamanho do cérebro são utilizados para o diagnóstico. Também é importante a avaliação neuropsicológica, entrevistas com familiares e aplicação de questionário específico”, esclareceu.
A geriatra disse que atualmente o tratamento é para estabilização da doença com remédios específicos que são disponibilizados gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde. “Os medicamentos seguram a evolução da doença por três a cinco anos e a resposta não é igual para todos”, disse.
Quanto ao tratamento não farmacológico, Regina disse que é importante uma equipe multidisciplinar acompanhando o paciente como nutricionista, enfermagem, assistência social, gerontólogo, fonoaudiólogo, estímulos cognitivos, estímulos sociais, físicos, organização da rotina, grupos de apoio para o paciente e a família.
O aposentado Roberto Nogueira, 77 anos, afirmou que as palestras foram bem esclarecedoras. “Sempre primeira pela qualidade de vida inclusive nessa idade. Faço ginástica e aula de dança durante a semana e também gosto muito de ler. O negócio é ficar atento aos sinais e fazer tudo o que é possível para prevenir os males da idade”.

Fotos: Cláudia Moysés /PMC
Outra freqüentadora do CIAPI, Simone Bento, 70 anos, disse que tem uma irmã com a doença. “Ela já não lembra mais de ninguém. Fico atenta sobre o assunto para me precaver”.
Na parte da tarde, teve palestra sobre o “Direito da pessoa com Alzheimer” com a assistente social, Fernanda Vieira, que explicou os benefícios concedidos pelo INSS, conceitos sobre interdição, curatela, tutela, quando a pessoa não está com a faculdade mental preservada.
A coordenadora técnica do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), Inara Cabral Soares, conversou sobre o “Cuidando de quem cuida”, pois, de acordo com ela, pessoa que cuida de pacientes idosos também precisa contar com uma rede de ajuda já que o estresse do cotidiano é alto.
A psicóloga do CIAPI, Yasmim Ferreira, deu dicas para estimular a memória, como mudar o percurso da caminhada, praticar relaxamento, concentração, brincar de jogo da memória, caça palavras, entre outras atividades.
Veja Também Recentes

Governo Municipal fecha “Casa de Repouso” irregular em Caraguatatuba
Uma “Casa de Repouso”, que funcionava sem alvará, na Praia da Palmeiras, e abrigava dez pessoas idosas e duas pessoas com deficiência (PcD), foi fechada após denúncia ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência d do Idoso (Sepedi).

Caraguatatuba institui comissão para ampliar oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos
A cidade de Caraguatatuba instituiu uma comissão especial para liderar a campanha de ampliação da oferta de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município. A iniciativa integra as ações do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e da Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, conforme prevê

Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba define semifinalistas
O Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba entrou em sua reta decisiva com as quartas de final disputadas no último domingo (15), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes do município, é classificatória para o Campeonato Amador das 1ª, 2ª e 3ª divisões

Caraguatatuba realiza Semana Nacional de Arquivos e fortalece profissionais da área
Encontros, palestras, roda de conversa e oficinas integraram a 9ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba, com participação de técnicos e público em geral. Tendo como tema “Mudanças Climáticas: preservação e acessibilidade”, a ação também celebra o aniversário do Polo Cultural “Profª Adaly Coelho Passos” e do Museu, que completam

14º Litoral em Dança tem início nesta quinta-feira com competições e aulas abertas
O Litoral em Dança em sua décima quarta edição retorna para os palcos do Teatro Mario Covas a partir desta quinta-feira (19/6) e segue até o dia 22, domingo, com mostras competitivas, oficinas e aulas abertas. Para esta edição, o evento terá como jurados os profissionais Alan Marques, Ana Bottosso,