Pesquisar No Site

Prefeitura promove palestras sobre prevenção ao Alzheimer

DSC_0041
Prefeitura promove palestras sobre prevenção ao Alzheimer

A Prefeitura de Caraguatatuba por intermédio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), em alusão ao Dia Nacional de Conscientização da doença de Alzheimer, 21 de setembro, promoveu nesta segunda e terça (25 e 26) palestras e filmes sobre o tema.

Nesta terça-feira (26), foram exibidos os filmes “Para sempre Alice” e “Iris”. O primeiro conta a história fictícia da professora de Harvard e especialista em linguística, Alice Howland, que descobre sofrer de Alzheimer aos 50 anos. O segundo aborda a história real da escritora e filósofa, na Iris Murdoch. Professora da Universidade de Oxford, atuante política referência na Inglaterra na década de 50, que morreu em 1999, em consequência de complicações da doença.

Prefeitura promove palestras sobre prevenção ao Alzheimer

Fotos: Cláudia Moysés /PMC

Ontem (26), na parte da manhã foi ministrada uma palestra com a enfermeira, Vanessa Fogaça da Silva, que abordou os sintomas, e manifestações clínicas da doença. Em seguida foi da vez da médica geriatra, Regina Gambaro, que discorreu sobre o diagnóstico e tratamento.

A médica ressaltou que não existe um exame de sangue para detectar a doença, mas que há marcadores que podem identificar alterações no organismo que dão indícios de possível desenvolvimento do Alzheimer.

“Exames laboratoriais para checarem as taxas de colesterol, funcionamento da tireóide, níveis de ácido fólico e vitamina B12, sífilis, exame do líquor para ver marcadores biológicos da proteína tau e beta-amilóide, responsáveis pelas placas senis e ressonância magnética para ver alterações no tamanho do cérebro são utilizados para o diagnóstico. Também é importante a avaliação neuropsicológica, entrevistas com familiares e aplicação de questionário específico”, esclareceu.

A geriatra disse que atualmente o tratamento é para estabilização da doença com remédios específicos que são disponibilizados gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde. “Os medicamentos seguram a evolução da doença por três a cinco anos e a resposta não é igual para todos”, disse.

Quanto ao tratamento não farmacológico, Regina disse que é importante uma equipe multidisciplinar acompanhando o paciente como nutricionista, enfermagem, assistência social, gerontólogo, fonoaudiólogo, estímulos cognitivos, estímulos sociais, físicos, organização da rotina, grupos de apoio para o paciente e a família.

O aposentado Roberto Nogueira, 77 anos, afirmou que as palestras foram bem esclarecedoras. “Sempre primeira pela qualidade de vida inclusive nessa idade. Faço ginástica e aula de dança durante a semana e também gosto muito de ler. O negócio é ficar atento aos sinais e fazer tudo o que é possível para prevenir os males da idade”.

Prefeitura promove palestras sobre prevenção ao Alzheimer

Fotos: Cláudia Moysés /PMC

Outra freqüentadora do CIAPI, Simone Bento, 70 anos, disse que tem uma irmã com a doença. “Ela já não lembra mais de ninguém. Fico atenta sobre o assunto para me precaver”.

Na parte da tarde, teve palestra sobre o “Direito da pessoa com Alzheimer” com a assistente social, Fernanda Vieira, que explicou os benefícios concedidos pelo INSS, conceitos sobre interdição, curatela, tutela, quando a pessoa não está com a faculdade mental preservada.

A coordenadora técnica do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), Inara Cabral Soares, conversou sobre o “Cuidando de quem cuida”, pois, de acordo com ela, pessoa que cuida de pacientes idosos também precisa contar com uma rede de ajuda já que o estresse do cotidiano é alto.

A psicóloga do CIAPI, Yasmim Ferreira, deu dicas para estimular a memória, como mudar o percurso da caminhada, praticar relaxamento, concentração, brincar de jogo da memória, caça palavras, entre outras atividades.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Procurado por homicídio é localizado e detido pela Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba
Procurado por homicídio é localizado e detido pela Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba

Na tarde de sexta-feira (14), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba se deslocaram até o Balneário dos Golfinhos, após uma denúncia recebida pelo Centro de Operações e Inteligência (COI), indicando a presença de um indivíduo procurado pela Justiça por crime de homicídio. De acordo com as informações repassadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 17/08/2026
Encontro em Caraguatatuba coloca educação de surdos em pauta na próxima quarta-feira
Encontro em Caraguatatuba coloca educação de surdos em pauta na próxima quarta-feira

Diálogo, cultura, troca de experiências e protagonismo surdo estarão no centro do “Elos – Encontro da Educação de Surdos”, que será realizado na próxima quarta-feira (23), das 18h30 às 21h, no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Com o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 15/09/2026
Oficina de Direção e Assistência de Direção Audiovisual está com inscrições abertas em Caraguatatuba
Oficina de Direção e Assistência de Direção Audiovisual está com inscrições abertas em Caraguatatuba

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e o Pontos MIS estão com inscrições abertas para a oficina gratuita de Direção e Assistência de Direção Audiovisual, que será realizada no dia 2 de outubro (sexta-feira), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, no Centro. A inscrição pode ser

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 16/09/2026
Aloha Spirit Festival 2026 movimenta turismo esporte e comércio em Caraguatatuba
Aloha Spirit Festival 2026 movimenta turismo esporte e comércio em Caraguatatuba

O município de Caraguatatuba recebeu no último fim de semana  o Aloha Spirit Festival 2026, evento que reuniu esporte e turismo, contribuindo para a movimentação do comércio e da rede hoteleira durante o período. A competição contou com aproximadamente 1,5 mil atletas de 13 estados brasileiros e cinco países, que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 19/08/2026
Prêmio InterInfância abre inscrições para reconhecer boas práticas na Educação Infantil de Caraguatatuba
Prêmio InterInfância abre inscrições para reconhecer boas práticas na Educação Infantil de Caraguatatuba

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba abre, de 1º a 11 de setembro, as inscrições para o Prêmio InterInfância 2026, iniciativa inédita que deve reconhecer práticas desenvolvidas por professores e equipes gestoras da Educação Infantil da rede municipal. O edital com todas as regras foi publicado no Diário Oficial de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 20/08/2026