Pesquisar No Site
Paratletas de Caraguatatuba conquistam várias medalhas em Campeonato Paulista
Paratletas de Caraguatatuba conquistam várias medalhas em Campeonato Paulista
Os paratletas do Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paraolímpico (Paiep) faturaram medalhas para Caraguatatuba, no Campeonato Paulista de Atletismo e Natação para Pessoas com Deficiência (PcD). As disputas foram no último sábado (16/9), no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo.

Fotos: Divulgação
No atletismo, a paratleta Cristiane de Siqueira foi ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso; Débora Ferreira levou duas medalhas de ouro, uma no dardo e uma no peso; já Carolina Cordeiro trouxe um bronze no arremesso de peso e uma prata no dardo; Ellen Dias alcançou duas medalhas de ouro, uma no arremesso de peso e outra no glub; Josiane Nowacki conquistou uma medalha de prata no lançamento de disco e ouro no arremesso de peso. Estella Saturnino levou pra casa dois ouros, um nos 100m e uma nos 200m na corrida em cadeira de rodas.
Nas categorias masculinas, Álvaro Alencar conquistou dois ouros, um nos 100m e um nos 200m; Altair Firmino levou duas medalhas de ouro, uma no arremesso de peso e uma no lançamento de dardo. Brando Aquila dois bronzes 100m e 200m na corrida para deficientes visuais.
Já na natação, nas categorias masculinas, Antonio Menger conseguiu ouro nos 400m livres e bronze nos 100m livres; Na prova de 200m livre a prata ficou com Ricardo Briane; Adalberto e Marçal Leme conseguiram ouro nos 50m borboleta, em classificações funcionais diferentes; Adalberto também conquistou prata nos 50m costas; Willian Aleixo levou a prata nos 100m costas e Fabiano de Freitas ficou na terceira colocação da mesma prova e também, faturou o segundo lugar nos 200m medley masculino. Além disso, Fabiano também conseguiu prata nos 100m peito, junto com Tiago dos Santos, em classificações diferentes.
Nos 50m livre masculino, o pódio foi composto apenas por paratletas de Caraguatatuba, Marçal ficou em primeiro, Adalberto em segundo e Ricardo em terceiro.
Nas categorias femininas, Ana Paula Carvalho levou dois ouros, um na prova de 200m medley e o outro nos 100m borboleta; Ana Maria Laurindo conquistou a primeira posição nos 100m peito e foi segunda colocada na prova de 100m costas. As duas nadadoras ainda subiram ao pódio juntas na prova de 50m livres, Ana Paula ficou em 1º lugar e Ana Maria em 3º lugar.
Classificação Funcional
No Esporte Paralímpico, os paratletas são divididos em diferentes classificações funcionais. Isso quer dizer que deficientes que tenham o mesmo comprometimento físico e/ou mental (ou parecidos) competem entre si, para não acontecer desvantagem competitiva.
No mundo Paralímpico existem atletas pertencentes a seis categorias: amputados, paralisia cerebral, deficiência visual, lesão medular, deficiência mental e “les autres”, que são os esportistas que não se enquadram em outros grupos.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba participa do lançamento do Plano Verão 25/26 da EDP em São José dos Campos
Representantes do governo municipal estiveram em São José dos Campos na quarta-feira (1º), para acompanhar o lançamento do Plano Verão 25/26, da EDP, empresa de distribuição de energia elétrica para municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, entre outros. Participaram da reunião o vice-prefeito de Caraguatatuba, Sergio Braz, o
Cia. Perspectiva apresenta experimentação cênica no Auditório Maristela de Oliveira
A ‘Perspectiva’ – companhia e produtora de artes cênicas de Campo Grande/RS – realiza nesta sexta-feira (17/10), às 19h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, uma experimentação cênica aberta ao público com entrada franca. A ação integra o projeto de residência ‘Vivências Artísticas’, contemplado pelo edital nº
Basquete Caraguá conquista vitórias na Copa Metropolitana e mantém liderança
O Basquete Caraguá viveu um sábado (27) de conquistas importantes pela Copa Metropolitana. Em Caçapava, a equipe sub-16 venceu os donos da casa por 90 a 73, com destaque para os cestinhas Davi Mello e Bernardo Vaz, que marcaram 25 pontos cada. Com o resultado, o time manteve os 100%
Pan-Americano de Beach Tennis confirma Brasil como potência do esporte em solo Caraguatatubense
Caraguatatuba recebeu o Pan-Americano de Beach Tennis 2025 no último fim de semana, entre os dias 25 e 28 de setembro, e reuniu cerca de 300 atletas de 17 países na Arena Nacional montada no Serramar Shopping. A cerimônia de abertura foi marcada pelo desfile das delegações e presença da
Defesa Civil realiza trabalho de campo em áreas de risco com alunos de Engenharia Civil do Instituto Federal
Em parceria com a Defesa Civil de Caraguatatuba, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) promoveu na terça-feira (14) uma atividade de campo com estudantes do curso de Engenharia Civil. A ação ocorreu em áreas classificadas como alto risco e envolveu a participação direta dos moradores. A atividade integrou levantamento