Pesquisar No Site

Paratletas de Caraguatatuba conquistam várias medalhas em Campeonato Paulista

Campeonato Paulista de Atletismo e Natação (3)
Paratletas de Caraguatatuba conquistam várias medalhas em Campeonato Paulista

Os paratletas do Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paraolímpico (Paiep) faturaram medalhas para Caraguatatuba, no Campeonato Paulista de Atletismo e Natação para Pessoas com Deficiência (PcD). As disputas foram no último sábado (16/9), no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo.

Paratletas de Caraguatatuba conquistam várias medalhas em Campeonato Paulista (Fotos: Divulgação)

Fotos: Divulgação

No atletismo, a paratleta Cristiane de Siqueira foi ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso; Débora Ferreira levou duas medalhas de ouro, uma no dardo e uma no peso; já Carolina Cordeiro trouxe um bronze no arremesso de peso e uma prata no dardo; Ellen Dias alcançou duas medalhas de ouro, uma no arremesso de peso e outra no glub; Josiane Nowacki conquistou uma medalha de prata no lançamento de disco e ouro no arremesso de peso. Estella Saturnino levou pra casa dois ouros, um nos 100m e uma nos 200m na corrida em cadeira de rodas.

Nas categorias masculinas, Álvaro Alencar conquistou dois ouros, um nos 100m e um nos 200m; Altair Firmino levou duas medalhas de ouro, uma no arremesso de peso e uma no lançamento de dardo. Brando Aquila dois bronzes 100m e 200m na corrida para deficientes visuais.

Já na natação, nas categorias masculinas, Antonio Menger conseguiu ouro nos 400m livres e bronze nos 100m livres; Na prova de 200m livre a prata ficou com Ricardo Briane; Adalberto e Marçal Leme conseguiram ouro nos 50m borboleta, em classificações funcionais diferentes; Adalberto também conquistou prata nos 50m costas; Willian Aleixo levou a prata nos 100m costas e Fabiano de Freitas ficou na terceira colocação da mesma prova e também, faturou o segundo lugar nos 200m medley masculino. Além disso, Fabiano também conseguiu prata nos 100m peito, junto com Tiago dos Santos, em classificações diferentes.

Nos 50m livre masculino, o pódio foi composto apenas por paratletas de Caraguatatuba, Marçal ficou em primeiro, Adalberto em segundo e Ricardo em terceiro.

Nas categorias femininas, Ana Paula Carvalho levou dois ouros, um na prova de 200m medley e o outro nos 100m borboleta; Ana Maria Laurindo conquistou a primeira posição nos 100m peito e foi segunda colocada na prova de 100m costas. As duas nadadoras ainda subiram ao pódio juntas na prova de 50m livres, Ana Paula ficou em 1º lugar e Ana Maria em 3º lugar.

Classificação Funcional

No Esporte Paralímpico, os paratletas são divididos em diferentes classificações funcionais. Isso quer dizer que deficientes que tenham o mesmo comprometimento físico e/ou mental (ou parecidos) competem entre si, para não acontecer desvantagem competitiva.

No mundo Paralímpico existem atletas pertencentes a seis categorias: amputados, paralisia cerebral, deficiência visual, lesão medular, deficiência mental e “les autres”, que são os esportistas que não se enquadram em outros grupos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Donos da Bola e Real Madrid vencem os jogos de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal
Donos da Bola e Real Madrid vencem os jogos de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal

As disputas de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal foram realizadas nesta quarta-feira (28), no ginásio Morro do Algodão, com os jogos entre Amigos/MDJ, Donos da Bola, Pedrinho FC e Real Madrid. Na primeira partida da noite, às 20h, os Donos da Bola marcaram presença em quadra vencendo Amigos/MDJ

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/02/2024
Fundacc abre 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão”
Fundacc abre 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão”

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) por meio da Comissão Setorial de Artesanato abriu na última sexta-feira (15/3), a 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão” no saguão da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba. Dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão, data escolhida por ser dia de São José, santo

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/03/2024
Circuito Mares agita Praia da Cocanha em Caraguatatuba com expectativa de 6 mil pessoas no fim de semana
Circuito Mares agita Praia da Cocanha em Caraguatatuba com expectativa de 8 mil pessoas no fim de semana

A Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, será o palco do retorno do Circuito Mares neste sábado e domingo, dias 2 e 3 de março, para a 10ª edição do evento que reunirá três mil atletas de diversas localidades. Considerado o maior evento de Águas Abertas e Aquathlon do Brasil, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/03/2024
#PraCegoVer: Estagiário da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba trabalhando no computador.
Prefeitura de Caraguatatuba abre processo seletivo para estagiários de 20 cursos

As inscrições do Processo Seletivo para Criação de Cadastro de Reserva de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser realizadas até às 12h do dia 02 de abril, pelo site do CIEE (https://pp.ciee.org.br/vitrine/12128/detalhe). As oportunidades de estágio são para alunos de 20 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 22/03/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024