Pesquisar No Site

Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba receberá e encaminhará doações para instituições sociais

IMG_2975_GG
Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba receberá e encaminhará doações para instituições sociais

O Banco Municipal de Alimentos será reinaugurado na próxima segunda-feira (28/8), às 16h, na Avenida Ministro Dilson Funaro, 287, no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba.

Sua principal função será atender a demanda de alimentação de 16 instituições sociais conveniadas à Prefeitura de Caraguatatuba.

Os alimentos arrecadados serão distribuídos entre entidades e organizações que atendam pessoas que necessitam de auxílio para assegurar seu direito básico à alimentação. Além disso, o Banco Municipal de Alimentos terá como prioridades ações socioeducativas, onde serão ministradas palestras, cursos e orientações nutricionais.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, explica que o Banco de Alimentos é um importante equipamento para a estruturação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional de Caraguatatuba.

“Receberemos os produtos dos supermercados e distribuiremos às entidades sociais do município para consumo próprio”, esclarece Jonas.

Os doadores poderão ser supermercados varejistas e atacadistas do município, podendo ser estendido para cidades vizinhas. As parcerias serão concretizadas por meio de contratos, assegurando receptor e doador.

Jonas enfatiza ainda que, qualquer atendimento de beneficio eventual, como cesta básica, leite, entre outros, continua sendo por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). “O Cras continuará sendo a referência dos munícipes para esse tipo de atendimento”, explicou.

Segundo a nutricionista Fernanda Cardoso, será implantado no Banco de Alimentos o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Isso é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção”, ressaltou.

A presidente do Fundo de Social de Solidariedade, Samara Aguilar, citou outros objetivos do órgão. “Um dos nossos objetivos é combater o desperdício e a fome, através de doações de alimentos próprios para o consumo”, disse Samara, que também presidirá o Banco Municipal de Alimentos.

 

Cresans

Além disso, o prédio do Banco Municipal de Alimentos receberá o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans), que é um instrumento público comunitário da Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de São Paulo, e tem como objetivo contribuir para a aliança entre o poder público e a sociedade civil no combate à insegurança alimentar, com melhor aproveitamento dos alimentos, controle de peso, avaliação nutricional, além de oferecer cursos de geração de renda.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo chega ao clímax, com as equipes finalistas já definidas e prontas para a grande final que acontecerá no próximo sábado, dia 20. No Futsal, a equipe Tuka Bike garantiu seu lugar na final ao vencer o time Travados/Caiçaras por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024
Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas
Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas

O auditório do Polo Cultural Centro vai ser o palco da seletiva de batalha de rima no dia 3 de maio às 19h. O evento é aberto ao público e o objetivo da seletiva é garantir uma vaga para a 7ª edição da Batalha do Convida Litoral. “Nessa noite se

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores

O projeto foi  idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidados da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024