Pesquisar No Site
Assembleia é adotada contra a indisciplina em escola no Porto Novo

Assembleia é adotada contra a indisciplina em escola no Porto Novo
De acordo com pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil mais de 60% dos educadores apontam o mau comportamento dos alunos como o maior problema em sala de aula.
Na EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no bairro Porto Novo, em Caraguatatuba, a equipe gestora e professores adotaram a assembleia restaurativa para combater esse problema.

Fotos: Gustavo Grunewald/PMC
De acordo com o diretor Fábio Luís dos Santos, instaurar um momento de debate com os estudantes foi a estratégia empregada para diminuir o ruído em sala de aula.
“A assembleia restaurativa é uma situação democrática, onde todos podem dar sua opinião sobre os problemas e soluções para melhorar o relacionamento, a qualidade das aulas e da escola”, afirmou o diretor.
A primeira foi realizada nessa quinta-feira (17), com o 7º ano B. Além dos discentes participaram representantes do grêmio estudantil, Associação de Pais e Mestres e Conselho Escolar.
A coordenadora pedagógica, Natália Siqueira, contou que antes da assembleia foi feito um questionário com os alunos, que levantou o que eles gostam e não gostam na escola e o que esperam de contribuição do ensino formal para a vida.
Numa das dinâmicas a professora de Matemática, Kátia Apresentação, ajudou a turma a evidencias suas qualidades: participativa, assídua, trabalha bem em equipe, aprende fácil.
Por outro lado, também expuseram os defeitos: muita piadinha desnecessária, várias pessoas falando ao mesmo tempo e brincadeiras infantis como jogar bolinha de papel no colega, comprometem o aprendizado.

Fotos: Gustavo Grunewald/PMC
“Vim para a reunião, pensando no que iria falar. Eu, por exemplo, admito que converso demais. Daí, sei que não adianta apontar o erro do colega se eu não começo por mim a mudança. A assembleia foi ótima, agora vai depender de cada um”, avaliou o aluno Mario Fonseca Neto, de 13 anos.
O representante da Associação de Pais e Mestres e do Conselho Escolar, Dilson dos Santos, fez um alerta. “É muito desagradável para os pais ou avós serem chamados na escola por causa da bagunça de vocês. Sem contar que muitos são obrigados a se ausentar do trabalho para estarem, aqui, e esse tipo de situação pode prejudicá-los no emprego”.
Ao final, o grupo se comprometeu a zelar pelo bom comportamento nas aulas, com atitudes que não comprometam o relacionamento e as atividades em sala de aula.
Veja Também Recentes

Mais de 21 mil alunos voltam às aulas em Caraguatatuba nesta segunda-feira após recesso de julho
Após o recesso escolar do mês de julho, 21.090 estudantes retornaram às salas nesta segunda-feira (21), nas 63 unidades municipais de ensino de Caraguatatuba. O governo municipal conta com 3.571 servidores da Secretaria de Educação, entre professores, agentes administrativos, agentes apoio escolar, ajudante de mecânico, auxiliares de desenvolvimento infantil, inspetores

Limpeza urbana ganha reforço em vários bairros de Caraguatatuba no início de agosto
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba começa o mês de agosto com a zeladoria dos bairros do Perequê-Mirim, Jardim Tarumãs, Travessão, Rio Claro, Barranco Alto, Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Indaiá, Jardim Jaqueira, Ponte Seca, Jaraguazinho, Serraria (estrada), Cidade Jardim, Casa Branca, Jetuba, Capricórnio, Delfim Verde, Jardim do Sol

Três novos ônibus entram em circulação na frota do transporte público de Caraguatatuba
Três novos ônibus foram adquiridos pela empresa Santa Cecília de Turismo Ltda., a SOU Caraguá, concessionária do transporte coletivo de Caraguatatuba. A ação visa melhorar a qualidade do sistema de transporte público e atende à solicitação do governo municipal, após intensificação na fiscalização pelos Agentes de Fiscalização de Trânsito e

XTERRA chega a Caraguatatuba com provas radicais entre praias e trilhas no fim de semana
Caraguatatuba se prepara para receber no próximo fim de semana, a 4ª edição consecutiva do XTERRA, o maior circuito off-road do mundo. A etapa promete transformar a cidade no ponto de encontro de atletas profissionais e amadores que buscam desafios, adrenalina e contato direto com a natureza. O palco das

Caraguatatuba realiza ‘Projeto Laços’ para promover autonomia e segurança das mulheres
O Projeto Laços retorna a Caraguatatuba (SP) nesta quinta-feira (14), das 9h às 13h, na Praça do Perequê-Mirim, com atividades voltadas ao público feminino. A iniciativa promove a integração entre secretarias municipais e organizações do terceiro setor, oferecendo orientações, apoio e encaminhamentos que fortalecem a autonomia e a segurança das