Pesquisar No Site

Exposição “Maria Mãe de Todos” chega a Justiça Federal de Caraguatatuba

Publicado em: 06/07/2017
WhatsApp Image 2017-07-05 at 15.58.22
Exposição “Maria Mãe de Todos” chega a Justiça Federal de Caraguatatuba

A exposição “Maria Mãe de Todos”, que traz diversas imagens de santos feitas de cerâmica criadas pelo artista plástico, Carlo Cury, chega ao prédio da Justiça Federal de Caraguatatuba. A mostra ficará aberta para visitação pública até o dia 3 de agosto.

O prédio fica localizado à rua São Benedito, 39, no Centro da cidade e recebe a exposição no saguão principal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. São, ao todo, 10 santos representados em 12 peças de argila que tratam da religiosidade e da materialidade da fé popular em Maria.

A coordenadora de Artes Plásticas da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Gláucia Fernandes, explica que a exposição já passou por São José e agora volta a Caraguatatuba. “Essa exposição vem mostrar as faces de Maria, popularmente e carinhosamente chamada de Mãe”, afirma.

Carlo Cury destaca que surgem na cerâmica – como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais se pode aprofundar o diálogo com aquilo que se costuma chamar de realidade – produção de peças figurativas de diversos santos católicos.

“Estão presentes nas peças os elementos iconográficos referentes a cada santo e por vezes as imagens recebem ornamentos como mantos, coroas e broches”.

O ceramista e artista plástico de Caraguatatuba é formado em Arquitetura pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas foi nas artes plásticas que construiu carreira, com uma extensa produção. O desenho foi uma de suas primeiras formas de expressão.

Em 2011 descobriu a cerâmica como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais pode aprofundar seus diálogos com o tridimensional, com participação em exposições coletivas.

Em 2012 participou da formação do Grupo Ubuntu – Caraguatatuba, que reúne artistas plásticos na linguagem tridimensional. Este grupo desenvolve projetos coletivos como o “Projeto Origens”

Tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, visitando museus (arqueologia) e aldeias indígenas.

O Ateliê de Carlo Cury integra a Rota da Cerâmica elaborada pela Fundacc e fica na rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1.231, bairro Martim de Sá, em Caraguá.

Serviço

Exposição Maria Mãe de Todos

Período – 3 de julho a 3 de agosto de 2017

Horário – de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Entrada: Gratuita

Local:  Justiça Federal de Caraguatatuba

Endereço: São Benedito, 39, Centro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais 170 alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam da abertura do Proerd e Trânsito Legal
Mais 170 alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam da abertura do Proerd e Trânsito Legal

Os programas educacionais de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e Trânsito Legal foram iniciados nesse ano letivo nesta quarta-feira (13/3). Em meio a muita festa, foi realizada a entrega de camisetas temáticas aos alunos da EMEI/EMEF Aida de Almeida Castro Grazioli, no bairro Rio do Ouro, região Centro

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Jonatas de Campos Bueno “Mestre Joca” conquista dois prêmios no Edital Sérgio Mamberti: como Mestre e Ponto de Cultura
Jonatas de Campos Bueno “Mestre Joca” conquista dois prêmios no Edital Sérgio Mamberti: como Mestre e Ponto de Cultura

O prêmio é pelo conhecimento cultural transmitido de geração para geração. O artesão Jonatas de Campos Bueno trabalha com artesanato em fibras vegetais O Ponto de Cultura Oficina de Arte Mestre Joca recebeu a premiação Edital Sérgio Mamberti – Cultura Viva em 29° na região Sudeste do Brasil. Como artesão,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/03/2024
Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba têm programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher
Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba têm programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, lembrado dia 8 de março (sexta-feira), a Rede de Atenção Básica à Saúde de Caraguatatuba preparou uma programação especial para as pacientes das unidades. As atividades estão sendo realizadas desde o início da semana e incluem coleta de preventivo e autoexame da mama,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 07/03/2024
Fiscalização em Caraguatatuba resulta no fechamento de adegas e orientação nas praias
Fiscalização em Caraguatatuba resulta no fechamento de adegas e orientação nas praias

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Urbanismo, Saúde e Fazenda, realizou no último final de semana mais uma operação de fiscalização que resultou no fechamento de cinco adegas por estarem operando fora do horário permitido. A ação contou com o apoio da Polícia Militar e Guarda Civil

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 04/03/2024