Pesquisar No Site
Descascadores de camarão aprendem Tempero Caiçara como nova fonte de renda

Descascadores de camarão aprendem Tempero Caiçara como nova fonte de renda
As secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) e de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), com o objetivo de apoiar e oferecer outra opção de renda à comunidade de pesca da praia do Camaroeiro promove a partir desta terça-feira (20/6), a oficina de Tempero Caiçara ao grupo de descascadores de camarão.

Descascadores de camarão aprendem Tempero Caiçara como nova fonte de renda (Fotos: Rebecca Bonanate/PMC)
Nas aulas, os alunos aprendem a fazer três tipos de tempero, alho, sal e cebola; alho, sal, cebola e cheiro verde e alho, sal, cebola e pimentão vermelho. Ao final da oficina, será entregue certificado de participação.
A ideia do projeto é capacitar os descascadores de camarão que não possuem renda fixa, a fazer e vender o “Tempero Caiçara” e poder aumentar o orçamento familiar.
“Como incentivo, os produtos desenvolvidos durante a oficina serão vendidos no Festival do Camarão e toda a renda, será revertida para quem participou de todas as aulas”, explica Fernanda Gouvêa, da SMAAP.
O descascador Danilo da Silva, de 32 anos, trabalha há 20 anos nessa função e eventualmente como auxiliar de vendas nas peixarias da praia do Camaroeiro. “Vou usar esse novo aprendizado para investir no Tempero e não depender só do camarão, pois na época do defeso, ficamos muito tempo sem renda”, disse.
A oficina tem a carga horária de 12 horas, sendo realizada durante quatro semanas, toda terça-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans), no bairro Indaiá.
Festival – A 20ª edição do Festival do Camarão será realizada entre os dias 12 e 16 de julho, na Praça da Cultura. O evento é realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com a Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 1ª edição do Encontro da Amizade no Centro Esportivo Municipal
A 1ª edição do Encontro da Amizade será realizada neste domingo (18), das 13h às 18h, no Centro Esportivo Municipal de Caraguatatuba. O evento tem o tema “Reconstrução” e deve reunir jovens e famílias em uma programação voltada à fé, reflexão e transformação pessoal. O Encontro da Amizade contará também

Quarta rodada do Torneio da Cidade de Futebol movimenta Caraguatatuba com nove jogos
A quarta rodada do Torneio da Cidade de Futebol agitou Caraguatatuba neste domingo (1º), com nove partidas realizadas nos campos do Poiares, Golfinho e no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes, integra o calendário esportivo oficial do município e também serve como classificatória para

Quartas de final do Torneio da Cidade de Futebol agitam Caraguatatuba neste domingo
O Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba entra em sua reta decisiva com as quartas de final marcadas para este domingo (15), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes do município, é classificatória para o Campeonato Amador das 1ª, 2ª e 3ª divisões

Circuito Mares retorna a Caraguatatuba com provas inéditas e programação gratuita neste fim de semana
Caraguatatuba recebe neste fim de semana (9 e 10), a 3ª etapa do Circuito Mares 2025 – Etapa Éter, na praia da Cocanha. O tradicional festival multiesportivo reúne provas de águas abertas, aquathlon, corrida rústica, stand-up paddle e paddleboard, e promete movimentar a cidade com cerca de três mil atletas

Piquenique Literário é atração no Parque Juqueriquerê em junho
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza no dia 8 de junho (domingo), das 13h às 16h, no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, um Piquenique Literário, como integração ao Projeto Literatura a Beira Mar. A ação é gratuita e aberta ao público.