Pesquisar No Site
CIAPI promove ginástica funcional para marcar Dia Mundial de Prevenção de Quedas

CIAPI promove ginástica funcional para marcar Dia Mundial de Prevenção de Quedas

CIAPI promove ginástica funcional para marcar Dia Mundial de Prevenção de Quedas (Foto: Gustavo Grunewald/PMC)
As quedas são um problema comum entre as pessoas idosas e com consequências graves como lesões, fraturas, declínio da saúde, risco de internação prolongada e perda da independência. Para chamar a atenção para o problema, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 24 de junho, como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas.
Para marcar a data, a fisioterapeuta, Graziella Cândido, e os professores de Educação Física, Zaqueu Anderson Santos, Luís Eduardo Amador Bueno e Evandro Luiz Ferreira, do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), promoveram uma tarde de bate-papo e atividades com os frequentadores.
Na oportunidade, Graziella explicou a forma certa de se levantar da cama para evitar tonturas e tombos, a importância de usar um calçado confortável e com solado antiderrapante, instalar barras no box, ao lado ou na frente do vaso sanitário, utilizar um banquinho no banho caso necessário, evitar tapetes na residência, entre outras medidas.

CIAPI promove ginástica funcional para marcar Dia Mundial de Prevenção de Quedas (Foto: Gustavo Grunewald/PMC)
Os idosos também participaram de um circuito de ginástica funcional, que simulou tarefas do dia-a-dia que requerem força e equilíbrio.
O casal Maria e Alfredo Doberl, com 80 e 81 anos, respectivamente, frequentam as aulas de musculação e hidroginástica no Ciapi. Ambos fizeram o percurso preparado pelos educadores físicos e fisioterapeutas.
“Não lembrava mais a maneira correta de abaixar para pegar algo no chão ou como pegar algo um pouco mais pesado. As instruções repassadas foram muito boas”, afirmou Maria.
Veja Também Recentes

Setor de saúde bucal realiza triagem com alunos da Apae para tratamento odontológico
Profissionais da rede municipal de saúde realizaram a prévia avaliação e triagem dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) na quinta-feira (29), com intuito de encaminhá-los para tratamentos odontológicos. A ação atendeu aproximadamente 165 alunos e foi conduzida pela dentista da rede, Dra. Lucimara de Oliveira,

Fundação CASA de Caraguatatuba recebe equipe da Secretaria de Assistência Social para alinhamento de serviços
Para fortalecer o atendimento e ações integradas com a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Caraguatatuba, foi realizada uma visita técnica das equipes de Assistência Social do município na última quinta-feira (29). Durante o encontro, os representantes da pasta participaram de uma apresentação institucional e discutiram o

Secretaria de Serviços Públicos promove limpeza descentralizada dos bairros de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com os trabalhos de zeladoria ao longo da semana nos bairros Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Jardim das Palmeiras, Balneário dos Golfinhos, Indaiá, Ponte Seca, Caputera, Estrela D’Alva Casa Branca, Jetuba, Capricórnio II, Massaguaçu, Jardim do Sol e Praia da

Representantes da Secretaria e do Conselho Municipal de Educação participam de encontro sobre Escola em Tempo Integral em Campinas
Equipes do Apoio Pedagógico e da Supervisão da Secretaria Municipal de Educação e representantes do Conselho Municipal de Educação (CME) de estiveram, em Campinas, no curso “Escola em Tempo Integral”, iniciativa formativa realizada pelo Ministério da Educação e Universidades Públicas. O objetivo do encontro foi capacitar e instrumentalizar professores das

Audiências Públicas da Política Nacional Aldir Blanc iniciam na próxima quarta-feira
Na próxima quarta-feira (11/6), às 18h, iniciam as audiências públicas do 2º ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, em Caraguatatuba. O primeiro encontro será realizado no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). No dia 17/6 (terça-feira), a audiência será