Pesquisar No Site

Cerca de 80 alunos concluem cursos de qualificação profissional

cursos de qualificação profissional (2)
Cerca de 80 alunos concluem cursos de qualificação profissional

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC), realizou na noite desta quinta-feira (29/6), a formatura dos cursos de Atendimento e Recepção e Camareiro do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ). A cerimônia ocorreu no auditório da Fundacc, no Centro.

Cerca de 80 alunos concluíram os cursos, que tiveram como finalidade desenvolver oportunidades para que o cidadão desempregado se qualifique e retorne ao mercado de trabalho ou aperfeiçoe seu currículo.

Cerca de 80 alunos concluem cursos de qualificação profissional (Foto: Luis Gava/PMC)

Cerca de 80 alunos concluem cursos de qualificação profissional (Foto: Luis Gava/PMC)

Os cursos tiveram duração de aproximadamente dois meses, com carga horária de 160 horas e foram realizados no Centro Universitário Módulo – Campus Centro. Os alunos desempregados receberam bolsa auxílio no valor de R$ 210 e todos foram auxiliados com vale transporte no valor de R$ 120.

A formatura contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Junior; do diretor regional da SERT, Marcos Pazini; da coordenadora do PEQ, Ana Cristina Batista de Sousa; do diretor pedagógico da FAPETEC, Professor Antonio Carlos Kobori; da diretora do PAT de Caraguatatuba, Claudia Rios, e do secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, além dos monitores, formandos e familiares.

O vice-prefeito Campos Junior destacou a parceria entre o Estado, município e população. “Essa é a fórmula correta, todos juntos para tornar Caraguá uma cidade com grande potencial turístico. Tenham plena convicção que estão mais que capacitados para exercer um emprego na área de formação. Parabéns a todos”, disse Campos Junior.

Marcos Pazini, diretor regional da SERT, acredita que finalizar o curso é a oportunidade de ter uma vida melhor. “Quando estiverem desanimados, confiem na capacidade de vocês e vão em busca do sonho, que com certeza será realizado, finalizou.

A formanda do curso de camareira, Regina Célia Barbosa, de 54 anos, disse ser um dia muito importante para todos. “Meus parabéns pela atitude da Prefeitura em trazer essa formação para Caraguatatuba. Nunca tinha feito nenhum curso, pois a maioria exige Ensino Médio e ainda não tenho. Com essa oportunidade, irei enriquecer meu currículo”, disse a aluna.

PEQ – Ligado à Coordenação de Políticas de Emprego e Renda da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (CPER/SERT), o PEQ busca aumentar as chances de cidadãos desempregos na busca por emprego, por meio da qualificação profissional e educação. As aulas são desenvolvidas com matérias de habilidades gerais e específicas (aulas teóricas e práticas sobre a ocupação). Os cursos contam com um material didático especialmente criado para facilitar o aprendizado e orientados de acordo com as demandas do setor produtivo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024

Na última semana, atletas de Caraguatatuba brilharam no evento multiesportivo Arnold Brasil 2024, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O torneio engloba fisiculturismo e outras 21 modalidades esportivas, incluindo lutas. A atleta de elite feminino, Maíra Alexandre Alfredo, que competiu por Caraguá na categoria de peso 70 kg,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, marcou presença em um encontro com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) nesta quarta-feira (17). A reunião foi realizada no Auditório Augusto Ruschi, da SEMIL, em São Paulo. O encontro foi uma continuidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas até o dia 19 de abril (sexta-feira), para estabelecimentos que queiram participar do 3º Festival Geek Games, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/04/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024