Pesquisar No Site

Caraguatatuba será a 1ª cidade inteligente do Brasil com toda iluminação pública em LED até 2018

DSC_6748
Caraguatatuba será a 1ª cidade inteligente do Brasil com toda iluminação pública em LED até 2018
Caraguatatuba será a 1ª cidade inteligente do Brasil com toda iluminação pública em LED até 2018

Caraguatatuba será a 1ª cidade inteligente do Brasil com toda iluminação pública em LED até 2018 (Fotos: Vera Mariano/PMC)

A cidade de Caraguatatuba será a primeira “Cidade inteligente” (Smart City) e servirá de exemplo para todo o país. A afirmação foi feita pelos técnicos da Urbeluz, no último sábado (3), durante o 1º Encontro de Cidades Inteligentes, que aconteceu no município.

Caraguatatuba foi a primeira cidade do Estado e segunda do país a firmar uma PPP (Parceria Público Privada), para a iluminação pública.  Hoje, a concessionária Caragua Luz, é a empresa responsável pela iluminação pública de todo município.

O projeto, considerado audacioso, que já está sendo colocado em prática, substituiu até o momento cerca de 6 mil lâmpadas na cidade. A previsão é que até o final do ano mais 18 mil sejam trocadas e, em julho de 2018, o município já esteja com 100% da iluminação em Led.

Isso, segundo o sócio fundador da WTS, Wanderley Tavares da Silva, e, Wilson Soares dos Santos, presidente da Urbeluz, empresas de Tecnologia e Desenvolvimento de Projetos, respectivamente,  dá a Caraguatatuba o título de primeira “Cidade Inteligente”, do país.

Caraguatatuba será a 1ª cidade inteligente do Brasil com toda iluminação pública em LED até 2018 (Fotos: Luís Gava e Vera Mariano/PMC)

Caraguatatuba será a 1ª cidade inteligente do Brasil com toda iluminação pública em LED até 2018 (Fotos: Luís Gava/PMC)

Para o presidente da Urbeluz, isso representa uma economia drástica em energia e gestão em prol da população. “O objetivo é melhorar a iluminação onde já existe, bem como levá-la para quem não tem”, destacou.

Outra novidade, conforme explicou Bruno Cavalcanti, engenheiro eletricista da Urbeluz, é que todo o sistema pode ser acessado pelo celular.  “O prefeito pode controlar e receber informações por um smartphone. Caso haja algum problema com a iluminação da cidade, a concessionária é acionada e o problema detectado. Isso é possível porque o sistema permite que as lâmpadas conversem entre si, ou seja, há comunicação lâmpada a lâmpada”, explicou.

Além disso, ainda de acordo com Cavalcanti, todas as luminárias que estão sendo implantadas em Caraguatatuba, permitem que no futuro sejam instalados microchips capazes de receberem vários tipos de aplicativos. Isso significa que a iluminação pública da cidade, está sendo preparada como plataforma básica para a criação de um Smart Grid (Grade Inteligente).

“Em outras palavras, isso quer dizer que as luminárias funcionam como um computador, capaz de receber vários aplicativos como, por exemplo, câmeras de segurança, wi-fi, detector de sons, entre muitos outros”, esclareceu.

Caraguatatuba será a 1ª cidade inteligente do Brasil com toda iluminação pública em LED até 2018 (Fotos: Luís Gava e Vera Mariano/PMC)

Caraguatatuba será a 1ª cidade inteligente do Brasil com toda iluminação pública em LED até 2018 (Fotos: Luís Gava e Vera Mariano/PMC)

Desta forma, conforme Cavalcanti, não se trata apenas de uma iluminação eficiente. E sim uma tecnologia que permitirá uma cidade integrada com tele-gestão, gerando economia aos cofres públicos, fomento social, além de benefícios diretos ao meio ambiental.

O 1º Encontro de Cidades Inteligentes de Caraguatatuba contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, de Caraguatatuba, Campos Junior, que representou o prefeito Aguilar Junior na ocasião, do prefeito de Mariana (MG), Duarte Júnior, do responsável pela empresa Caragua Luz, Pedro Vicente, além de vereadores e secretários de Caraguatatuba e de outros municípios.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg

A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2025
Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo

Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal

Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 31/03/2025
26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão

A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 28/04/2025
Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026

Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 29/04/2025