Pesquisar No Site
Caraguatatuba debate trabalho escravo e ditadura no Brasil durante 1ª Semana Nacional de Arquivos
Caraguatatuba debate trabalho escravo e ditadura no Brasil durante 1ª Semana Nacional de Arquivos
A Secretaria de Administração, com apoio da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), promove uma série de atividades alusivas à 1ª Semana Nacional de Arquivos, entre os dias 5 e 9 de junho, no Arquivo “Arino Sant’Ana de Barros”. O objetivo é incentivar o diálogo sobre o acesso à informação e a pesquisa nos Arquivos “Arino Sant’Ana de Barros” e “José Lúcio de Alcântara”, entre outros, além de discutir temas relacionados ao trabalho infantil, trabalho escravo, eugenia, ditadura e nazismo.
Professores, pesquisadores, estudantes das redes pública e particular de ensino, universitários e interessados podem participar do encontro “Arquivos – árvores que dão frutos: documentário ‘Menino 23’ & pesquisa”.
A programação diária começa às 9h, com a exibição do documentário “Menino 23”. Baseado na pesquisa do historiador Sydney Aguilar Filho, o filme mostra que empresários ligados ao pensamento eugenista (integralistas e nazistas) removeram 50 meninos órfãos do Rio de Janeiro para Campina do Monte Alegre/SP para dez anos de escravidão e isolamento na Fazenda Santa Albertina de Osvaldo Rocha Miranda. Aloísio Silva, um dos sobreviventes, lembra a terrível experiência que escravizou os meninos ao ponto de privá-los do uso de seus nomes, transformando-o no “23”.
Às 10h20, a historiadora Denise Lemes coordena uma rodada de debate sobre o filme Menino 23. Também haverá uma breve explanação da tese de pós-doutoramento do professor: “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”, referente às escolas em áreas de risco e catástrofes, com pesquisas executadas no Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e parceria no Projeto “Recontando Caraguá”. Em seguida, às 11h, o público visita o setor de guarda permanente de documentos do arquivo.
No período da tarde, as atividades recomeçam às 14h, com a exibição do documentário Menino 23. Às 15h20, a historiadora Denise Lemes debate com os participantes os assuntos abordados no filme e a explanação sobre a tese de pós-doutoramento do professor Sydney Aguilar Filho: “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”. Na sequência, às 16h, os participantes farão uma visita ao setor de guarda permanente de documentos do Arquivo Arino Sant’Ana de Barros.
A 1ª Semana Nacional de Arquivos é promovida pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa do Governo Federal. A iniciativa está prevista no Plano Setorial de Arquivos (2016-2026), aprovado em 2016 pelo Conselho Nacional de Política Cultural. O Dia Internacional dos Arquivos é comemorado em 9 de junho.
Mais informações e agendamentos pelo telefone (12) 3897-5662. O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros (ao lado da Fundacc) fica na Rua Santa Cruz, 396, 1º andar – Centro.
Programação da 1ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba/ “Arquivos – árvores que dão frutos: documentário ‘Menino 23’ & pesquisa”
De 5 a 9 de junho
Manhã
9h – Exibição do Documentário: Menino 23
10h20 – Diálogos sobre o documentário “Menino 23”, baseado na tese de doutorado do professor e historiador, Sidney Aguilar Filho/ Breve explanação sobre o novo trabalho pesquisador – “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”, referente às escolas em áreas de risco e catástrofes, com pesquisas executadas no Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e parceria no Projeto “Recontando Caraguá”
11h – Visita ao setor de guarda permanente de documentos do Arquivo Arino Sant’Ana de Barros
Tarde
14h – Exibição do Documentário: Menino 23
15h20 – Diálogos sobre o documentário “Menino 23”, baseado na tese de doutorado do professor e historiador, Sidney Aguilar Filho/ Breve explanação sobre o novo trabalho pesquisador – “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”, referente às escolas em áreas de risco e catástrofes, com pesquisas executadas no Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e parceria no Projeto “Recontando Caraguá”
16h – Visita ao setor de guarda permanente do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros”
Endereço: Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros – Rua Santa Cruz, 396, 1º andar – Centro
Veja Também Recentes
Atleta de Caraguatatuba é medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu da CBJJE
A atleta Thuê Martins Peçanha representou Caraguatatuba no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE), realizado no sábado (27) e conquistou a medalha de prata na modalidade No-Gi (sem quimono). Competindo na categoria peso leve, infantojuvenil A, faixa amarela, Thuê alcançou o pódio em sua primeira
Inscrições para Caraguá A Gosto seguem abertas até 3 de julho
A gastronomia de Caraguatatuba volta ao centro da programação turística e cultural do município com a 21ª edição do Caraguá A Gosto. Os estabelecimentos interessados em participar do festival têm até o dia 3 de julho para realizar a inscrição no evento, que integra o calendário municipal e marca a
Programa Trânsito Legal encerra ciclo de formação cidadã para alunos da EMEF Professor Oswaldo Ferreira
O Programa Trânsito Legal, desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e de Educação, promoveu uma blitz educativa com alunos do 4º ano da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, marcando o encerramento das atividades do projeto. A ação buscou reforçar a formação cidadã
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais aprovados do Concurso de 2023 até sexta-feira (17)
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais três aprovados de duas funções do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (15, 16 e 17/7), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de
Desconto de 10% na quitação do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence dia 13 de julho
A Secretaria da Fazenda de Caraguatatuba lançou o Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e as Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento. Os carnês on-line estão disponíveis para download no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na parte destinada aos Serviços Online (no link da 2ª via do I.S.S.Q.N./Taxas Mobiliárias). A cota única das