Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Caraguatatuba promove ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Caraguatatuba promove ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes (Fotos: Luis Gava/PMC)
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), promove durante o mês de maio atividades de conscientização nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
A abertura da “Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente”, foi realizada na segunda-feira (15/05), no Centro Comunitário do Morro do Algodão. Mais de 150 pessoas participaram do evento, entre crianças, adolescentes, familiares e funcionários.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Márcia Denise Gusmão Coelho, explicou o trabalho desenvolvido em Caraguatatuba no atendimento a esse tipo de violência.
Já a coordenadora da Proteção Especial da Sedesc, Ana Maria Magagnini, enfatizou que a melhor maneira de combater a violência sexual é a prevenção e a denúncia. “Tem que denunciar, só assim chegará aos órgãos de direito para que o culpado seja punido”, esclarece.
A conselheira tutelar, Ednea Dutra, explicou o trabalho do Conselho Tutelar e disse ser parceira das crianças e adolescentes. “Esse órgão existe para cuidar de vocês. Diariamente lidamos com a situação discutida hoje e nosso sonho é zerar esse crime em Caraguatatuba. Essa é a nossa luta!”, finaliza a conselheira.

Caraguatatuba promove ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes (Fotos: Luis Gava/PMC)
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, é um dever do poder público assegurar os direitos das crianças e adolescentes, mas também da sociedade. “Não podemos nos calar. Ao sinal de qualquer violência, vamos denunciar, se cada um fizer a sua parte, iremos evitar que esse tipo de crime aconteça”, disse.
A cerimônia foi finalizada com a peça “Atos e Relatos”, do grupo Verso e Reverso, que abordou o tema da violência nas redes sociais. A obra teve direção de Heron Carrillo e texto de Keiliane Dias.
Além destas autoridades, também prestigiaram o evento o presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar, o Tato Aguilar, e os vereadores Fernando Augusto da Silva Ferreira, o Fernando Cuiú, José Eduardo da Silva, o Duda Silva, e João Silva de Paula Ferreira, o De Paula.
Confira a programação nos CRAS:
Cras Sul
16 e 17/05 às 15h – Socioeducativo abordando o tema da não violência;
Cras Centro
26/05 às 9h – Palestra para as famílias com o tema “Prevenção à Violência Infantil”
Cras Norte
18/05 – Dia todo – Exibição do Filme “Que exploração é essa?”
19/05 às 8h – Reunião para a comunidade e abertura para discussão sobre o assunto
Cras Jetuba
18/05 às 9h30 e 14h – Apresentação para os pais e filhos do Livro “Pipo e Fifi”
Cras Massaguaçu
17/05 às 9h e 13h30 – Socioeducativo com as crianças e adolescentes referente ao tema
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura
Um homem foi detido pela GCM de Caraguatatuba, na tarde do último sábado (29), no bairro Rio do Ouro, após fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O caso ocorreu após uma ronda preventiva da Guarda Civil nas proximidades da rodoviária. Um indivíduo, que estava em uma moto sem

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,