Pesquisar No Site

Caraguatatuba participa pela primeira vez de feira voltada à observação de aves

Publicado em: 22/05/2017
P_20170520_124453_vHDR_Auto
Caraguatatuba participa pela primeira vez de feira voltada à observação de aves

Entre os dias 19 e 21 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba participou da Avistar Brasil, maior feira de observação de aves da América Latina, que aconteceu no Instituto Butantan, em São Paulo.

Caraguatatuba participa pela primeira vez de feira voltada à observação de aves

Caraguatatuba participa pela primeira vez de feira voltada à observação de aves (Fotos: Mayara Peixoto/PMC)

Por sua rica diversidade de aves, o Litoral Norte tem grande potencial para atrair cada vez mais este tipo de turismo e, seguindo a proposta de divulgar o Circuito Litoral Norte, Caraguatatuba compartilhou um stand na feira junto com as outras três cidades da região (Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela).

De acordo com o chefe de Seção de Planejamento de Projetos Turísticos, Marcelo Suckow, a Secretaria de Turismo pretende incentivar cada vez mais o turismo ecológico. “Participar dessa feira proporciona o contato com um público específico muito interessante para a cidade. Precisamos abrir novas portas e possibilidades, pois temos competência e atrativos para isso. Estamos estreitando o relacionamento com o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba e vamos trabalhar juntos neste sentido”, ressaltou.

O evento reuniu observadores, estudiosos e pesquisadores de aves do Brasil e do exterior. Em sua 12ª edição, a feira contou com 32 stands – sendo distribuídos entre secretarias estaduais, diversos municípios e iniciativas privadas. Cerca de 4 mil pessoas passaram pelo local durante a feira.
Aves de Caraguatatuba são tema de palestra no Congresso

Caraguatatuba participa pela primeira vez de feira voltada à observação de aves (Fotos: Mayara Peixoto/PMC)

Caraguatatuba participa pela primeira vez de feira voltada à observação de aves (Fotos: Mayara Peixoto/PMC)

Entre as atividades do evento, estavam o congresso técnico, com exposição de palestras, estudos e convidados nacionais e internacionais.

Na programação das apresentações, estava o estudo de Observação de Aves/Fauna do Trecho Urbano do Rio Santo Antônio de Caraguatatuba.

Segundo Larissa Maximiliano, estudante de Ciências Biológicas e responsável pelo trabalho, foram observados 12 pontos a cada 15 e o resultado surpreendeu. “Conseguimos reconhecer 44 espécies de aves no trecho, mesmo com alto impacto urbano nessa área. É um excelente número.”, explicou.

Para Larissa, a participação de Caraguatatuba na feira, abre possibilidade para expandir o turismo de observação, além de ser fundamental incentivar a apreciação das aves pelos próprios moradores da cidade. “Temos potencial e isso pode começar pelos próprios moradores. As escolas podem buscar parcerias de técnicos e realizar atividades com as crianças, incentivando o contato e amor pela natureza que está à nossa volta”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Guarda Civil localiza homem com mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia
Guarda Civil localiza homem com mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia

Na tarde de terça-feira (15), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba localizou um homem com mandado de prisão em aberto durante patrulhamento preventivo no bairro Tinga. A localização ocorreu com apoio do Centro de Operações e Inteligência (COI), que identificou a existência do mandado de prisão relacionado

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana Publicado em 17/09/2026
Macc prorroga exposição de Antonio Carelli até 17 de outubro e amplia atendimento do Educativo
Macc prorroga exposição de Antonio Carelli até 17 de outubro e amplia atendimento do Educativo

Sucesso de público e visitação, a exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” foi prorrogada até 17 de outubro no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) para ampliar o atendimento às escolas e grupos. A visitação segue de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. A

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/09/2026
Documentário “Anatomia do Caos” tem exibição gratuita na próxima terça-feira na Videoteca
Documentário “Anatomia do Caos” tem exibição gratuita na próxima terça-feira na Videoteca

 A Videoteca Lúcio Braun exibe terça-feira (1º/9), às 19h, o documentário “Anatomia do Caos”, dirigido por Dandara Ferreira. A ação é uma iniciativa dos pontos de cultura Casa da Democracia e Sambaqui e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Indicado a maiores de 12

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/08/2026
Caraguatatuba abre inscrições para cursos gratuitos do Projeto Digital Jovem SP
Caraguatatuba abre inscrições para cursos gratuitos do Projeto Digital Jovem SP

A Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o Instituto Cequalis e o Ministério do Trabalho e Emprego, traz para Caraguatatuba o Projeto Digital Jovem SP, que oferece três cursos gratuitos de tecnologia e capacitação profissional. O projeto é destinado a jovens de 16 a 29 anos, e as inscrições

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 31/08/2026