Pesquisar No Site

Reforma da previdência obriga CaraguaPrev reajustar contribuição dos servidores municipais de 11% para 14%

Publicado em: 01/07/2020
Reforma da previdência obriga CaraguaPrev reajustar contribuição dos servidores municipais de 11% para 14%
Reforma da previdência obriga CaraguaPrev reajustar contribuição dos servidores municipais de 11% para 14%

Com a entrada em vigor da Emenda Constitucional (EC) nº 103, de 12 de novembro de 2019, o Governo Federal alterou o sistema de previdência social de todo o Brasil. Dessa forma, Caraguatatuba terá que reajustar a alíquota de 11% para 14% na contribuição previdenciária dos servidores municipais.

A medida precisa ser aplicada pelos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) brasileiros até 31 de julho, conforme regulamentado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia por meio da Portaria nº 1.348, de 3 de dezembro de 2019.

O aumento de 14% previsto no artigo 11 da Emenda Constitucional é uma imposição da Constituição Federal. Com isso, todos os municípios brasileiros com RPPS devem alterar a alíquota de contribuição previdenciária para igualá-la a dos servidores da União. A alteração será feita por meio de lei municipal. O desconto começa a ser efetuado no salário do servidor três meses após da aprovação da lei de natureza tributária, prazo exigido no parágrafo 6º do artigo 195 da Constituição Federal.

Os Conselhos Deliberativo e Fiscal do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), órgãos máximos que representam os servidores municipais ativos e inativos no instituto, aprovaram a determinação prevista no parágrafo 4º do artigo 9º da Emenda Constitucional nº 103/2019. Pelo dispositivo, Estados, Distrito Federal e Municípios não podem manter alíquota inferior à da contribuição dos servidores da União, que passou a ser de 14%.

De acordo com o presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau, a não adoção da alíquota de 14% pode acarretar sanções do Governo Federal ao município. “É uma imposição da Constituição Federal em que o município precisa fazer esse reajuste no desconto previdenciário dos servidores municipais para continuar com Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) em dia”.

Segundo ele, o CRP comprova que o ente federativo segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados e pode receber transferências voluntárias de recursos da União, celebrar convênios, entre outros benefícios financeiros.

O CaraguaPrev fica na Avenida Prestes Maia, 302 – Centro. Mais informações pelo WhatsApp (12) 98159-9043 ou pelo telefone (12) 3883-3252. O atendimento ao público online e via telefone é das 9h às 16h30, nos dias úteis.

 

Informações para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Conselho Municipal de Educação e UNCME/SP se reúnem para revisão do Regimento Interno
Conselho Municipal de Educação e UNCME/SP se reúnem para revisão do Regimento Interno

O Conselho Municipal de Educação (CME) se reuniu, nesta terça-feira (4), com representantes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNCME/SP) para estudo que dispõe sobre a instituição da Comissão para revisão do Regimento Interno do Conselho Municipal de Educação. A presidente do CME

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 04/08/2020
Sebrae oferece curso online gratuitito de gestão empresarial para salões de beleza
Sebrae oferece curso online gratuito de gestão empresarial para salões de beleza

Microempreendedores individuais (MEI’s) da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RM/Vale) têm a oportunidade de participar do programa Beleza Empreendedora do Sebrae/SP  entre os dias 20 de julho e 21 setembro, das 15h às 17h,  em plataforma online específica. O curso, organizado pelo Escritório Regional do Sebrae

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 14/07/2020
Campanha de antecipação de vendas tem sucesso de adesão no Litoral Norte de São Paulo
Campanha de antecipação de vendas tem sucesso de adesão no Litoral Norte de São Paulo

A ação de antecipação de vendas, criada pelo Circuito Litoral Norte para apoiar o trade regional e movimentar a economia neste momento de pandemia, já vem rendendo bons resultados aos empresários locais e deve se intensificar com a próxima fase do processo de reabertura do Estado, que classificou a região

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 10/08/2020
Caraguatatuba faz testes para Covid-19 em monitores do Parque Estadual Serra do Mar
Caraguatatuba faz testes para Covid-19 em monitores do Parque Estadual Serra do Mar

Na próxima semana, profissionais da Prefeitura de Caraguatatuba aplicarão o teste para Covid-19 nos funcionários do Parque Estadual Serra do Mar, no Rio do Ouro. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar a testagem em servidores que atendem o público, grupos de risco ou com maior vulnerabilidade social.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 24/07/2020
Ecoponto dos Golfinhos tem atividades suspensas nesta quarta-feira (15)
Ecoponto dos Golfinhos tem atividades suspensas nesta quarta-feira (15)

O Ecoponto do Balneário dos Golfinhos, na região Sul de Caraguatatuba, não funciona nesta quarta-feira (15/7), por motivos operacionais. Quem for descartar algum tipo de resíduo inservível, pode se dirigir aos Ecopontos da Martim de Sá e Massaguaçu.  O atendimento é de segunda a sábado, das 8h30 às 17h e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 15/07/2020