Pesquisar No Site
Instituto Supereco cria projeto que beneficia Caraguatatuba e outras cidades do LN

Instituto Supereco cria projeto que beneficia Caraguatatuba e outras cidades do LN
Com o objetivo de promover economia compartilhada, a solidariedade e ampliar a rede colaborativa. O Instituto Supereco iniciou no mês de junho, o projeto “Alinhavos de esperança a iluminar a travessia”, que tem como foco promover ações integradas de prevenção imediata ao combate do contágio da COVID-19, e fortalecer os ecoempreendedores comunitários do Litoral Norte de São Paulo.
A iniciativa tem como patrocinador a EDP (Empresa Bandeirante de Energia), juntamente com apoio do Instituto EDP que por meio de programas promove acesso à cidadania, à cultura, ao esporte e à educação.
O projeto é fruto de diversas parcerias realizadas entre o Instituto Supereco, a OBME – Organização Brasileira das Mulheres Empresárias, o CEAG – Centro de Educação Ambiental de Guarulhos, a Fatec de São Sebastião, o Barlavento Coworking, a APlanet, a FASS – Faculdade São Sebastião e o Módulo – Centro Universitário e a feira comunitária Beco do Picaré.
Com foco em ajudar, a iniciativa vai entregar 2 mil máscaras de tecido para pessoas de grupos de risco e aquelas que vivem em regiões de alta vulnerabilidade social, além de 200 kits de presentes artesanais feitos pelos empreendedores locais para profissionais de serviços essenciais, cujas atividades não puderam ser interrompidas durante a quarentena.
A confecção das máscaras e dos kits além de ser um instrumento de solidariedade irá gerar renda aos pequenos empreendedores locais como artesãos, costureiras, doceiras, padeiros artesanais, que vivem basicamente do turismo que é o principal meio econômico do Litoral Norte, mas que tiveram sua renda impactada por tempo indeterminado devido à pandemia.
Os kits de produtos da gastronomia e artesanato locais serão entregues para surpreender, agradecer e presentear profissionais das áreas da saúde; de serviços públicos como limpeza urbana, energia, água, cemitério, mercado e farmácia, numa grande corrente do bem na região.
O Instituto Supereco é uma organização social de interesse público (OSCIP) que há 15 anos no Litoral Norte de SP, é motivadora institucional de iniciativas ecoempreendedoras como o Beco do Picaré e a Rede São Francisco.
Alinhavos de esperança a iluminar a travessia também se soma às medidas preventivas estabelecidas pelo poder público referentes ao isolamento social, proteção e higiene adequada ao combate ao coronavírus, por meio de ações educativas promovidas online – pelas redes sociais do Instituto Supereco e de seus parceiros – e por grupos de WhatsApp com os moradores locais.
O Litoral Norte de São Paulo nos últimos 10 anos apresentou a maior taxa de crescimento populacional fragilizando a atual capacidade da estrutura de serviços públicos básicos nos quatro municípios para proteção e desenvolvimento humano, como acesso a água potável, saneamento básico e serviços de saúde.
Apesar dos esforços dos gestores e da região ter um bom índice na adesão ao distanciamento social, a pandemia da COVID-19 aumenta muito o risco de contágio entre os mais vulneráveis socialmente.
O projeto vai atender ao menos oito comunidades integrantes da costa norte e da costa sul de São Sebastião e de Caraguatatuba. Toda a sua logística está sendo organizada virtualmente por alunos voluntários da FATEC e de acordo com Andrée Vieira presidente do Supereco, não existe outra maneira de resolver problemas sociais complexos e de combater desigualdades sem formar redes de trabalho colaborativas entre setores e comunidade, em busca de soluções eficientes e transformadoras.
A distribuidora de energia da região (EDP) e patrocinadora da iniciativa destaca que por meio da proposta Alinhavos de esperança, o Instituto EDP desde sua criação há doze anos, tem como um de seus principais objetivos promover o desenvolvimento das áreas de atuação da Companhia, valorizar a cultura local, saúde e empreendedorismo social do Litoral Norte.
O projeto é um dos 36 selecionados pelo edital EDP Solidária – Covid-19, que destinou R$ 2,5 milhões em recursos próprios para apoiar os projetos voltados a comunidades vulneráveis, priorizando pessoas de baixa renda, idosos e comunidades indígenas.
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba intercepta veículos clonados e caso de apropriação indébita em diferentes pontos da cidade
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registrou três ocorrências relevantes entre os dias 4 e 7 de julho em crimes como clonagem de veículos, adulteração de sinais identificadores e apropriação indébita. As ações foram desencadeadas a partir de alertas emitidos pelo Centro de Operações Integradas (COI). No dia 4 de

GCM de Caraguatatuba prende dupla em flagrante por roubo na região central
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prendeu dois homens em flagrante pelo crime de roubo na manhã desta quarta-feira (9), após uma ação rápida nas proximidades da pista de skate da Avenida Dr. Arthur Costa Filho, na região central da cidade. A ocorrência foi registrada por volta das 6h50 e

Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto aborda gestão e liderança com empresários para Festival Gastronômico
Os empresários locais que estão se preparando para o Festival Gastronômico, em agosto e participam da Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto, oferecida gratuitamente pela secretaria de Governo, discutiram o tema Gestão e Liderança, no encontro na terça-feira (8). A capacitação que teve início no dia 17 do mês passado,

Eleição para vagas remanescentes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência é nesta terça-feira
Nesta terça-feira (24), das 9h às 16h, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira, tem eleição para vagas remanescentes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdefi). São duas vagas para pessoas físicas da sociedade civil do município, sendo duas obrigatoriamente

Oficina literária “A escrita dentro da diversidade sexual” é destaque nesta semana em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quinta-feira (26/6), às 18h30, no Museu de Arte e Cultura, a oficina literária “A escrita dentro da diversidade sexual” com Nah Garcia, escritora do romance erótico “Lápis Preto, olhos azuis”. Os interessados em participar