Pesquisar No Site

Instituto Supereco cria projeto que beneficia Caraguatatuba e outras cidades do LN

Instituto Supereco cria projeto que beneficia Caraguatatuba e outras cidades do LN
Instituto Supereco cria projeto que beneficia Caraguatatuba e outras cidades do LN

Com o objetivo de promover economia compartilhada, a solidariedade e ampliar a rede colaborativa. O Instituto Supereco iniciou no mês de junho, o projeto “Alinhavos de esperança a iluminar a travessia”, que tem como foco promover ações integradas de prevenção imediata ao combate do contágio da COVID-19, e fortalecer os ecoempreendedores comunitários do Litoral Norte de São Paulo.

A iniciativa tem como patrocinador a EDP (Empresa Bandeirante de Energia), juntamente com apoio do Instituto EDP que por meio de programas promove acesso à cidadania, à cultura, ao esporte e à educação.

O projeto é fruto de diversas parcerias realizadas entre o Instituto Supereco, a OBME – Organização Brasileira das Mulheres Empresárias, o CEAG – Centro de Educação Ambiental de Guarulhos, a Fatec de São Sebastião, o Barlavento Coworking, a APlanet, a FASS – Faculdade São Sebastião e o Módulo – Centro Universitário e a feira comunitária Beco do Picaré.

Com foco em ajudar, a iniciativa vai entregar 2 mil máscaras de tecido para pessoas de grupos de risco e aquelas que vivem em regiões de alta vulnerabilidade social, além de 200 kits de presentes artesanais feitos pelos empreendedores locais para profissionais de serviços essenciais, cujas atividades não puderam ser interrompidas durante a quarentena.

A confecção das máscaras e dos kits além de ser um instrumento de solidariedade irá gerar renda aos pequenos empreendedores locais como artesãos, costureiras, doceiras, padeiros artesanais, que vivem basicamente do turismo que é o principal meio econômico do Litoral Norte, mas que tiveram sua renda impactada por tempo indeterminado devido à pandemia.

Os kits de produtos da gastronomia e artesanato locais serão entregues para surpreender, agradecer e presentear profissionais das áreas da saúde; de serviços públicos como limpeza urbana, energia, água, cemitério, mercado e farmácia, numa grande corrente do bem na região.

O Instituto Supereco é uma organização social de interesse público (OSCIP) que há 15 anos no Litoral Norte de SP, é motivadora institucional de iniciativas ecoempreendedoras como o Beco do Picaré e a Rede São Francisco.

Alinhavos de esperança a iluminar a travessia também se soma às medidas preventivas estabelecidas pelo poder público referentes ao isolamento social, proteção e higiene adequada ao combate ao coronavírus, por meio de ações educativas promovidas online – pelas redes sociais do Instituto Supereco e de seus parceiros – e por grupos de WhatsApp com os moradores locais.

O Litoral Norte de São Paulo nos últimos 10 anos apresentou a maior taxa de crescimento populacional fragilizando a atual capacidade da estrutura de serviços públicos básicos nos quatro municípios para proteção e desenvolvimento humano, como acesso a água potável, saneamento básico e serviços de saúde.

Apesar dos esforços dos gestores e da região ter um bom índice na adesão ao distanciamento social, a pandemia da COVID-19 aumenta muito o risco de contágio entre os mais vulneráveis socialmente.

O projeto vai atender ao menos oito comunidades integrantes da costa norte e da costa sul de São Sebastião e de Caraguatatuba. Toda a sua logística está sendo organizada virtualmente por alunos voluntários da FATEC e de acordo com Andrée Vieira presidente do Supereco, não existe outra maneira de resolver problemas sociais complexos e de combater desigualdades sem formar redes de trabalho colaborativas entre setores e comunidade, em busca de soluções eficientes e transformadoras.

A distribuidora de energia da região (EDP) e patrocinadora da iniciativa destaca que por meio da proposta Alinhavos de esperança, o Instituto EDP desde sua criação há doze anos, tem como um de seus principais objetivos promover o desenvolvimento das áreas de atuação da Companhia, valorizar a cultura local, saúde e empreendedorismo social do Litoral Norte.

O projeto é um dos 36 selecionados pelo edital EDP Solidária – Covid-19, que destinou R$ 2,5 milhões em recursos próprios para apoiar os projetos voltados a comunidades vulneráveis, priorizando pessoas de baixa renda, idosos e comunidades indígenas.

 

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri
Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri

Foram necessários somente dois dias para a Prefeitura de Caraguatatuba reconstruir a ponte de pedestres sobre o rio Guaxinduba, que liga o bairro Cantagalo à região do Colibri. Os responsáveis pela obra são as Secretarias de Obras Públicas e Serviços Públicos (Sesep), Os trabalhos foram iniciados na quinta-feira (14) e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 18/03/2024
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa. Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias. A procura

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 27/03/2024
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas

No dia 27 de março, (quarta-feira), às 19h, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo infantil de teatro de bonecos “Dentro D’água” no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e a classificação é livre. “Dentro D’Água” da Cia. Talagadá foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura,

Leia Mais FUNDACC Publicado em 20/03/2024
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (01/4), a Prefeitura de Caraguatatuba informa que o atendimento realizado no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do Pereque Mirim será transferido para a Central de Benefícios, localizada na Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Com o intuito de proporcionar um melhor atendimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 27/03/2024