Pesquisar No Site

Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de palestra do Exército

Publicado em: 03/07/2020
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de palestra do Exército
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de palestra do Exército

Integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participaram nesta sexta-feira (03/07), de uma palestra proferida por militares do 6º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) de Caçapava. A tropa está na cidade para realizando ações de apoio à situação emergencial causada pela pandemia da Covid-19.

#PraCegoVer: Em pé, homem do Exército Brasileiro, fala para grupo de jovens da Guarda Mirim de Caraguatatuba. Estão uniformizados e sentados em carteira /sescolares (Foto: Divulgação /PMC)

A palestra foi realizada no Salão Monteiro Lobato, sede da Secretaria de Educação e abordou a importância do Serviço Militar para os jovens, os concursos públicos e formas de ingresso que o Exército Brasileiro oferece, inclusive para mulheres. As Forças Armadas, de modo geral, não são exclusivas para os homens. Cada vez mais as mulheres também ocupam seu espaço na carreira militar.

Durante a palestra os jovens puderam conhecer ações que o Exército Brasileiro desenvolve, como controle das fronteiras e missões de paz, e os que pensam em seguir na carreira militar, receberam dicas e puderam tirar dúvidas.

Para Ana Luiza Moreira Lima, 16 anos, Guarda Mirim da 1º turma, a palestra foi muito esclarecedora, principalmente sobre as formas de ingresso, como seguir carreira, idades mínimas e máximas e escolaridade, por exemplo.
Ela também ressaltou seu interesse pela história do 6º BIL, as ações que eles participaram. “Como eu já pensei em seguir carreira nessa área, a palestra foi muito esclarecedora e motivadora”, disse.

Alistamento Militar

#PraCegoVer: Integrantes da Guarda Mirim estão em posição de sentido.(Foto: Divulgação /PMC)

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino, nascidos em 2002, agora têm até o dia 30 de setembro (quarta-feira) para se alistar nas Forças Armadas. O cadastro online está disponível no site https://www.alistamento.eb.mil.br/index.action. Para se cadastrar é necessário apenas, o CPF, RG, e-mail e telefone.

Devido a pandemia da Covid-19, o alistamento foi estendido para 30 de setembro.

No Brasil, o alistamento militar é obrigatório aos homens, quando completam 18 anos. Se liberado do serviço militar, o cidadão é considerado reservista, ou seja, em caso de guerra, poderá ser chamado para servir o país. Já o militar de carreira (oficial ou sargento), é aquele que ingressa no Exército mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, de acordo com a sua faixa etária e escolaridade, para uma das Escolas de Formação: Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx); Instituto Militar de Engenharia (IME); A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx); A Escola de Saúde do Exército (EsSEx); A Escola de Sargentos das Armas (EsSA).

 

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba tem realizado um importante projeto de arborização urbana. Somente esta semana, foi realizado o plantio de 60 mudas de árvores nativas em vários locais do município. O entorno da pista de bicicross e a cabeceira da ponte sobre o Rio Santo Antônio, no Centro, foram contemplados

Leia Mais Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de abril até o dia  30 (terça-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro previdenciário dos servidores efetivos da Prefeitura

Leia Mais CARAGUAPREV Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 207 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 207 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 207 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 12 de sinaleiro, oito de operador de roçadeira e sete de soldador. O PAT informa que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 18/03/2024
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou esta semana a implantação de melhorias para a drenagem de águas pluviais na rua Itália Baffi, no bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. As melhorias consistem na construção de uma caixa coletora de concreto, implantação de três tubos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/04/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024