Pesquisar No Site

Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de palestra do Exército

Publicado em: 03/07/2020
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de palestra do Exército
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de palestra do Exército

Integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participaram nesta sexta-feira (03/07), de uma palestra proferida por militares do 6º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) de Caçapava. A tropa está na cidade para realizando ações de apoio à situação emergencial causada pela pandemia da Covid-19.

#PraCegoVer: Em pé, homem do Exército Brasileiro, fala para grupo de jovens da Guarda Mirim de Caraguatatuba. Estão uniformizados e sentados em carteira /sescolares (Foto: Divulgação /PMC)

A palestra foi realizada no Salão Monteiro Lobato, sede da Secretaria de Educação e abordou a importância do Serviço Militar para os jovens, os concursos públicos e formas de ingresso que o Exército Brasileiro oferece, inclusive para mulheres. As Forças Armadas, de modo geral, não são exclusivas para os homens. Cada vez mais as mulheres também ocupam seu espaço na carreira militar.

Durante a palestra os jovens puderam conhecer ações que o Exército Brasileiro desenvolve, como controle das fronteiras e missões de paz, e os que pensam em seguir na carreira militar, receberam dicas e puderam tirar dúvidas.

Para Ana Luiza Moreira Lima, 16 anos, Guarda Mirim da 1º turma, a palestra foi muito esclarecedora, principalmente sobre as formas de ingresso, como seguir carreira, idades mínimas e máximas e escolaridade, por exemplo.
Ela também ressaltou seu interesse pela história do 6º BIL, as ações que eles participaram. “Como eu já pensei em seguir carreira nessa área, a palestra foi muito esclarecedora e motivadora”, disse.

Alistamento Militar

#PraCegoVer: Integrantes da Guarda Mirim estão em posição de sentido.(Foto: Divulgação /PMC)

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino, nascidos em 2002, agora têm até o dia 30 de setembro (quarta-feira) para se alistar nas Forças Armadas. O cadastro online está disponível no site https://www.alistamento.eb.mil.br/index.action. Para se cadastrar é necessário apenas, o CPF, RG, e-mail e telefone.

Devido a pandemia da Covid-19, o alistamento foi estendido para 30 de setembro.

No Brasil, o alistamento militar é obrigatório aos homens, quando completam 18 anos. Se liberado do serviço militar, o cidadão é considerado reservista, ou seja, em caso de guerra, poderá ser chamado para servir o país. Já o militar de carreira (oficial ou sargento), é aquele que ingressa no Exército mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, de acordo com a sua faixa etária e escolaridade, para uma das Escolas de Formação: Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx); Instituto Militar de Engenharia (IME); A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx); A Escola de Saúde do Exército (EsSEx); A Escola de Sargentos das Armas (EsSA).

 

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Com segurança, voluntários de Caraguatatuba se unem para doar sangue em São José dos Campos
Com segurança, voluntários de Caraguatatuba se unem para doar sangue em São José dos Campos

Por causa do inverno e das férias escolares muita gente deixa de doar sangue. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o problema se agravou. Agora, o grande desafio é convencer as pessoas a doarem sem preocupações com a doença. Mas um grupo de voluntários decidiu driblar o inverno, as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 28/07/2020
Participe da Campanha ‘Inverno Solidário’ e aqueça quem mais precisa
Participe da Campanha ‘Inverno Solidário’ e aqueça quem mais precisa

Ainda dá tempo de esquentar o frio de quem mais precisa. A Campanha ‘Inverno Solidário’, promovida pelo Fundo Social de Caraguatatuba, encerra nesta sexta-feira (31/7) e conta com alguns comércios parceiros para ajudar no recolhimento das peças. O Fundo Social está com maior necessidade de cobertores, roupas de cama e

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 30/07/2020
Secretaria de Educação de Caraguatatuba convida professores para participar do Webinar: EducAção em tempos de pandemia
Secretaria de Educação de Caraguatatuba convida professores para participar do Webinar: EducAção em tempos de pandemia

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) mudou completamente o cenário de diversas áreas do nosso cotidiano, principalmente da educação. Escolas do mundo todo tiveram que se reinventar frente aos novos meios para a garantia dos direitos de aprendizagem dos alunos. E avaliando todo o trabalho realizado neste ano letivo, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 10/08/2020
Secretaria de Educação de Caraguatatuba convida pais e alunos para aplaudir professores
Secretaria de Educação de Caraguatatuba convida pais e alunos para aplaudir professores

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), escolas no mundo todo tiveram suas atividades suspensas. Professoras e professores, agentes fundamentais no processo de aprendizagem, viram-se diante de um contexto histórico nas quais alternativas passaram a ser adotadas com o objetivo de reduzir o prejuízo educacional e a preservação do

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 30/07/2020
Canal online de atividades para idosos e pessoas com deficiência tem mais de 10 mil acessos
Canal online de atividades para idosos e pessoas com deficiência tem mais de 10 mil acessos

Mesmo com a suspensão das atividades do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), os usuários do espaço continuaram com a rotina de exercícios e atendimentos por meio de vídeos disponibilizados em um canal no

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 30/07/2020