Pesquisar No Site

Pró-Mulher comemora Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

Publicado em: 28/05/2020
Pró-Mulher comemora Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher
Pró-Mulher comemora Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

Hoje (28), Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, Caraguatatuba comemora os 24.176 atendimentos, entre maio de 2019 e maio de 2020, realizados no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher).

O Pró-Mulher foi criado há um ano, cumprindo compromisso de campanha do prefeito Aguilar Junior de proporcionar atendimento de qualidade em um ambiente acolhedor à população feminina, em suas necessidades nas várias fases da vida. No espaço são oferecidos consultas, exames e procedimentos ginecológicos diversos.

#PraCegoVer: Saguão de entrada do Pró-Mulher com várias cadeiras onde mulheres aguardam atendimento. (Foto: Divulgação/PMC)

“O equipamento tem como objetivo a promoção da saúde da mulher, oferecendo um trabalho humanizado para que elas  tenham o direito de cuidar da saúde com todo carinho que merecem”, explicou a enfermeira e coordenadora do Pró-Mulher, Celina Medalha.

As mulheres são encaminhadas ao Pró-Mulher por meio de consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Pró-Mulher reduziu o horário de atendimento de 8h às 14h. “Mesmo com a limitação de atendimentos devido à Covid-19, estamos nos desdobrando para atender nossas pacientes da forma mais eficiente”, garantiu a coordenadora.

Luta Internacional

O Dia Internacional de Ação Pela Saúde da Mulher foi definido no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde realizado em 1984, na Holanda, durante o Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos, ocasião em que a morte materna foi demonstrada com toda a sua magnitude.

No ano seguinte, no encontro realizado em São José da Costa Rica, a Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe, propôs que a cada ano, no dia 28 de maio, uma temática nortearia ações políticas que visassem prevenir mortes maternas evitáveis.

A mortalidade materna é um importante indicador da qualidade de saúde ofertada para as mulheres e é fortemente influenciada pelas condições socioeconômicas da população. Em média, 40% a 50% das causas são consideradas evitáveis.

As principais causas da morte de uma mulher, durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação são: a hipertensão (pré-eclâmpsia e eclâmpsia); hemorragias graves (principalmente após o parto); infecções (normalmente depois do parto); complicações no parto; e abortos inseguros.

Hoje, no Brasil, o índice de mortalidade está em 64,5 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos — número bem acima da meta firmada com Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 30 óbitos para cada 100 mil nascido vivos até 2030.

Serviços do Pró Mulher

Consulta ginecológica e procedimentos ginecológicos que se necessários são realizados no momento da consulta;

Pré-Natal de Alto Risco: para as gestantes que apresentam alguma complicação durante a gravidez, desta forma contribuímos para a redução da mortalidade materna;

Planejamento Familiar: com grupos para inserção DIU, grupos de aconselhamento para método contraceptivo cirúrgico com psicóloga e assistente social, ampliando o acesso da mulher a informações dos métodos contraceptivos auxiliando a fazer sua opção contraceptiva para cada momento da vida garantindo o exercício dos direitos reprodutivos;

Atendimento a Mulher Adolescente: Acolhimento com Enfermeira para um trabalho de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Grupos terapêuticos: atendimentos para mulheres que enfrentam determinados transtornos psíquicos, neste espaço, junto à psicóloga, elas realizam trocas de experiências, fortalecem relações interpessoais, entre outros.

Exames de Ultrassonografia: todos voltados para a saúde da mulher incluindo Ultrassom Obstétrico e Morfológico;

Exame de Mamografia: para rastreamento do câncer de mama e se caso diagnosticada com a doença paciente já sai com agendamento do Pró Mulher para o setor de Oncologia;

Exame de Densitometria Óssea: um cuidado a mais para a saúde da mulher acima dos 40 anos ou que estão na menopausa;

Consulta nutricionista: nos cuidados da mulher nas fases do ciclo menstrual, gestação, amamentação e menopausa e outros conforme indicação médica.

Serviço – Pró-Mulher: Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.138, próximo ao Camaroeiro. Telefone: (12) 3897-3500.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Governo do Estado de São Paulo oferece lives de curso básico de Contação de Histórias
Governo do Estado de São Paulo oferece lives de curso básico de Contação de Histórias

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e Oficinas Culturais, oferece curso básico de Contação de Histórias, com coordenação à distância de Fernanda Munhão. Para participar não é necessário

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/06/2020
Prefeitura orienta pessoas com deficiência na utilização do transporte público
Prefeitura orienta pessoas com deficiência na utilização do transporte público

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), orienta as pessoas com deficiência a retirar suas máscaras apenas ao passar pelas catracas dos ônibus da Praiamar, concessionária responsável pelo transporte público no município, devido ao reconhecimento facial. A utilização da

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 03/07/2020
Trabalho do PAT de Caraguatatuba é elogiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo
Trabalho do PAT de Caraguatatuba é elogiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba recebeu nesta sexta-feira (19/6), a visita técnica do diretor regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Claudio Bettini. Durante a visita, o trabalho do PAT foi elogiado, principalmente pela quantidade de vagas de emprego ofertadas, acima da

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito PAT Publicado em 19/06/2020
Sebrae abre inscrições para Criativ@s em Pauta – Fórum de Economia criativa e colaborativa
Sebrae abre inscrições para Criativ@s em Pauta – Fórum de Economia criativa e colaborativa

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas para o evento Criativ@s em Pauta – Fórum de Economia criativa e colaborativa, que será realizado em plataforma on-line de 29/6 a 02/7, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/criativos-em-pauta.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 24/06/2020
Caraguatatuba tem 1.768 ligações de esgotos disponíveis para imóveis
Caraguatatuba tem 1.768 ligações de esgotos disponíveis para imóveis

Levantamento da Superintendência da Sabesp do Litoral Norte aponta que há 1.768 ligações de esgotos à disposição da população de Caraguatatuba. Os bairros com maior quantidade de conexões são Morro do Algodão, Jetuba, Pontal Santa Marina, Olaria. No Litoral Norte, são o número de ligações disponíveis chega ao total de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 02/07/2020