Pesquisar No Site

Prefeitura cobra empresa de fornecimento de merenda cumprimento de rescisões contratuais

Publicado em: 28/04/2020
Prefeitura cobra empresa de fornecimento de merenda cumprimento de rescisões contratuais
Prefeitura cobra empresa de fornecimento de merenda cumprimento de rescisões contratuais

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que no dia 23 de março foi encerrado o contrato com a empresa Convida Alimentação, responsável pelos serviços de alimentação nas 54 unidades escolares do município, fornecendo a mão de obra da equipe de cozinha.

Ao mesmo tempo, por conta da pandemia da Covid-19, as aulas foram suspensas na rede municipal de ensino e, com isso, o fornecimento de alimentação escolar foi encerrado.

Uma nova licitação para fornecimento de merenda já tinha sido realizada e, quando houver o retorno das aulas, a distribuição será feita nas unidades escolares. As cozinheiras dispensadas deverão ser absorvidas pela mesma empresa, uma vez que a Convida venceu a nova licitação. Porém, a ordem de serviço não foi dada pela Prefeitura ainda, porque não há como realizar o fornecimento de merenda devido a suspensão das aulas.

A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, entrou em contato com as representantes da empresa Convida Alimentação para obter informações sobre a suspensão do contrato de trabalho de cerca de 140 cozinheiras escolares, pois as trabalhadoras relatam dificuldades no entendimento dos cálculos das verbas rescisórias e, até mesmo, para cadastramento do pedido de seguro desemprego.

De acordo com informações de representantes da empresa Convida, a extinção do contrato de trabalho, bem como o cálculo das verbas indenizatórias, incluindo a multa sobre o saldo do FGTS, estão sendo realizados dentro da legalidade.

A empresa informa ainda que, no momento, devido ao número de demissões, não está realizando explicações dos cálculos via atendimento telefônico. Informaram também que as homologações trabalhistas acontecerão e cada funcionária receberá todos os esclarecimentos sobre os termos das rescisões e os cálculos.

A Secretaria Municipal de Educação informa que realizou tentativas de mediar a situação para que as demissões não ocorressem, mas que a relação empregado x empregador das empresas terceirizadas, não é de competência do município. Entretanto, a Secretaria de Educação fiscaliza o cumprimento do contrato para a boa prestação de serviços, bem como que as empresas cumpram as obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Sobre as dificuldades encontradas pelos trabalhadores para saque do FGTS, a empresa Convida informou que tomou conhecimento da situação ontem dia 27, e entrou em contato com a Caixa Econômica Federal para fazer as retificações de dados solicitados pelo banco. A CEF teria informado um prazo de 48 horas para processamento interno. Após este prazo, a empresa receberá uma nova chave de acesso para que os trabalhadores demitidos possam sacar seu FGTS e dar entrada no seguro desemprego.

Uma reunião será realizada nesta quarta-feira (29/04) com representantes da Prefeitura, trabalhadoras e advogados da Convida.

 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica palestra sobre Gravidez na Adolescência
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica palestra sobre Gravidez na Adolescência

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, segue com o cronograma de palestras informativas sobre Gravidez na Adolescência, para as famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Na última semana, o Centro Comunitário e Cultural “Calixto Leandro”, no Massaguaçu, foi palco

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 01/03/2024
Caraguatatuba é o quarto município do estado de SP com maior participação na pesquisa sobre percepção do turismo
Caraguatatuba é o quarto município do estado de SP com maior participação na pesquisa sobre percepção do turismo

Caraguatatuba ficou em quarto lugar com maior número de respostas sobre a pesquisa online sobre percepção do turismo, entre 325 municípios do estado de São Paulo que participaram do questionário.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 29/02/2024
Contribuinte pode pagar IPTU à vista com 5% de desconto até 20 de março
Contribuinte pode pagar IPTU à vista com 5% de desconto até 20 de março

A cota única do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 de Caraguatatuba com 5% de desconto vence no dia 20 de março (quarta-feira). Há também a opção de pagar o carnê em 10 vezes, com as seguintes datas de vencimento das parcelas: 20/3, 22/4, 20/5, 20/6,

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 08/03/2024
Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino
Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino

Neste Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Caraguatatuba, através do ‘Empreenda Já’ reforça um serviço especial voltado à mulher empreendedora. Em parceria com o Sebrae, o programa ‘Movimento Sebrae Delas SP’, incentiva o apoio e o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Com o slogan ‘Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso’,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 08/03/2024