Pesquisar No Site

Prefeitura alerta para descarte irregular de resíduos durante a quarentena

Prefeitura alerta para descarte irregular de resíduos durante a quarentena
Prefeitura alerta para descarte irregular de resíduos durante a quarentena

Com o período de pandemia da Covid-19, muitos munícipes em casa, durante a quarentena, aumentam a frequência de afazeres domésticos. Diante disso, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), aumentaram os indícios de descarte irregular de resíduos em vias públicas.

#PraCegoVer: Restos de poda, lixo, amontoados em rua (divulgação/PMC)

A SMAAP alerta que a ação é proibida e pode gerar multa. O imóvel ou o munícipe que for flagrado com descarte irregular será autuado de acordo com a Lei nº. 1.144/80 (Código de Posturas), nos artigos 158 a 161, podendo ser aplicada multa de 204 VRM´s, equivalente à R$ 709,92.

A Secretaria possui uma equipe de fiscalização e monitoramento que diariamente percorrem as ruas em diversas regiões do município e monitoram se há restos de resíduos de construção civil, móveis, sobras de poda, pneus, entre outros materiais proibidos de serem descartados, em qualquer local.

Para evitar este tipo de descarte, as alternativas são os três Ecopontos, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu, que auxiliam e facilitam o descarte correto dos materiais.

#PraCegoVer: Lixeiras de coleta seletiva dentro do Ecoponto, nas cores amarela, verde, azul e vermelha. (Foto: Divulgação/PMC)

Nos Ecopontos, o munícipe pode descartar gratuitamente, resíduos de construção civil (entulho – até 1m³ por entrega), móveis e equipamentos domésticos, sobras de poda, pneus (máximo de 4 unidades por entrega), material de Coleta Seletiva (papel, plástico, vidro, metal), óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras.

Além dos Ecopontos, os munícipes também podem contar com o serviço de Coleta Seletiva que atende toda a cidade. O cronograma dos bairros está disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.

Confira o endereço dos Ecopontos:

Golfinhos: Rua Alameda dos Corais

Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão

Massaguaçu: Entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h. Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.

 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Alistamento militar online de jovens nascidos em 2003 é prorrogado até o dia 31 de agosto em razão da Covid-19
Alistamento militar online de jovens nascidos em 2003 é prorrogado até o dia 31 de agosto em razão da Covid-19

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) nascidos em 2003 têm até o dia 31 de agosto para se alistar nas Forças Armadas, no site https://www.alistamento.eb.mil.br/. O alistamento militar é obrigatório para todo brasileiro do sexo masculino

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 29/06/2021
Prefeitura de Caraguatatuba inibe acampamentos e fogueiras em praias da cidade
Prefeitura de Caraguatatuba inibe acampamentos e fogueiras em praias da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quinta-feira (1) uma operação nas praias do Centro e Camaroeiro, abordando pessoas que faziam uso indevido do espaço. A ação contou com o apoio da Atividade Delegada da Polícia Militar. Durante a ação no centro foram abordadas 14

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/07/2021
Prefeitura remove estrutura de quiosques danificados pelas ressacas na Praia da Mococa
Prefeitura de Caraguatatuba remove estrutura de quiosques danificados pelas ressacas na Praia da Mococa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), iniciou nesta quarta-feira (21), na Praia da Mococa, região norte da cidade, a remoção dos materiais dos quiosques, com perigo de queda da estrutura, por conta das fortes ressacas ocorridas no início do mês. Foi emitida autorização emergencial

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 21/07/2021
Fundo Social de Caraguatatuba e Sebrae iniciam qualificação de Pequenos Reparos em Edificações - parte elétrica
Fundo Social de Caraguatatuba e Sebrae iniciam qualificação de Pequenos Reparos em Edificações – parte elétrica

O Fundo Social de Caraguatatuba, em parceria com o Sebrae, iniciou nesta quinta-feira (8), mais um curso de qualificação profissional gratuito para a população. Durante um mês, os alunos irão aprender sobre Pequenos Reparos em Edificações, com foco em instalações elétricas. A aula inaugural foi realizada na parte da manhã,

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 08/07/2021
Servidores da Prefeitura de Ilhabela conhecem sistema Audesp da Prefeitura de Caraguatatuba
Servidores da Prefeitura de Ilhabela conhecem sistema Audesp da Prefeitura de Caraguatatuba

Funcionários da Prefeitura de Ilhabela estiveram na manhã desta quarta-feira (14), na Secretaria de Administração, para conhecer o sistema de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (AUDESP) de dados centralizados de licitações, contratos e pessoal da Prefeitura de Caraguatatuba. O objetivo da visita técnica é instalar futuramente, na Prefeitura de Ilhabela,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 14/07/2021