Pesquisar No Site
Prefeitura alerta para descarte irregular de resíduos durante a quarentena
Prefeitura alerta para descarte irregular de resíduos durante a quarentena
Com o período de pandemia da Covid-19, muitos munícipes em casa, durante a quarentena, aumentam a frequência de afazeres domésticos. Diante disso, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), aumentaram os indícios de descarte irregular de resíduos em vias públicas.

#PraCegoVer: Restos de poda, lixo, amontoados em rua (divulgação/PMC)
A SMAAP alerta que a ação é proibida e pode gerar multa. O imóvel ou o munícipe que for flagrado com descarte irregular será autuado de acordo com a Lei nº. 1.144/80 (Código de Posturas), nos artigos 158 a 161, podendo ser aplicada multa de 204 VRM´s, equivalente à R$ 709,92.
A Secretaria possui uma equipe de fiscalização e monitoramento que diariamente percorrem as ruas em diversas regiões do município e monitoram se há restos de resíduos de construção civil, móveis, sobras de poda, pneus, entre outros materiais proibidos de serem descartados, em qualquer local.
Para evitar este tipo de descarte, as alternativas são os três Ecopontos, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu, que auxiliam e facilitam o descarte correto dos materiais.

#PraCegoVer: Lixeiras de coleta seletiva dentro do Ecoponto, nas cores amarela, verde, azul e vermelha. (Foto: Divulgação/PMC)
Nos Ecopontos, o munícipe pode descartar gratuitamente, resíduos de construção civil (entulho – até 1m³ por entrega), móveis e equipamentos domésticos, sobras de poda, pneus (máximo de 4 unidades por entrega), material de Coleta Seletiva (papel, plástico, vidro, metal), óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras.
Além dos Ecopontos, os munícipes também podem contar com o serviço de Coleta Seletiva que atende toda a cidade. O cronograma dos bairros está disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.
Confira o endereço dos Ecopontos:
Golfinhos: Rua Alameda dos Corais
Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão
Massaguaçu: Entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h. Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Imagem Peregrina de São Miguel Arcanjo chega a Caraguatatuba neste sábado
Neste sábado (13) Caraguatatuba se torna destino de milhares de fiéis que devem acompanhar a peregrinação da Imagem de São Miguel Arcanjo, organizada pela Diocese de Caraguatatuba e pelo Instituto Hesed, de Fortaleza (CE), com apoio do governo municipal. O evento prevê mais de 10 mil pessoas na cidade. O
Última parcela do ISS Fixo e das taxas de Caraguatatuba vence na próxima segunda-feira (22)
A sexta parcela e última parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima segunda-feira (22/12). Os carnês digitais com a taxa de Licença de Funcionamento dos Estabelecimentos e o ISS Fixo (para profissionais autônomos estabelecidos
Exposição reúne fotografias dos vencedores do 7º Concurso Veja Caraguá
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) abre nesta quinta-feira (18/12), às 19h, no saguão da Secretaria Municipal de Turismo, a exposição fotográfica coletiva “Veja Caraguá”. A mostra é resultado do 7º Prêmio Fotográfico Veja Caraguá, realizado no mês de outubro. Neste ano, com o tema “Cotidiano”, o concurso reuniu imagens produzidas por moradores
EMEF Antônio de Freitas Avelar conquista 81 medalhas na ‘Olimpíada do Oceano O2’
A EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar, situada no bairro Estrela Dalva, em Caraguatatuba, alcançou um resultado expressivo na ‘Olimpíada do Oceano – O2 2025’, competição educacional de abrangência nacional voltada aos temas do oceano, sustentabilidade, ciência e educação ambiental. Ao longo do ano letivo de 2025, estudantes dos 9º
Prefeitura de Caraguatatuba reforça orientações para prevenir infecção por leptospirose no período de chuvas
Entre os meses de dezembro e março, com aumento das chuvas, a Prefeitura de Caraguatatuba segue as orientações do Governo do Estado de São Paulo e reforça os alertas à população sobre os riscos da leptospirose. A doença está associada ao contato com água ou lama de enchentes, especialmente em