Pesquisar No Site

Solenidade homenageia bombeiros e entrega diplomas aos guarda-vidas temporários

Solenidade homenageia bombeiros e entrega diplomas aos guarda-vidas temporários
Solenidade homenageia bombeiros e entrega diplomas aos guarda-vidas temporários

Foi realizada nessa quinta-feira (12), a cerimônia de outorga de láureas aos bombeiros que se destacaram em ocorrências dos Bombeiros e a entrega dos diplomas aos guarda-vidas temporários, no período 2019/2020.

#PraCegoVer: Comandante Rapaci, comandante Klein, cabos Moisés e Gonzaga, condecorados com a láurea do mérito individual, e o prefeito Aguilar Junior posam para foto. (Foto: Divulgação/ PMC)

Participaram da solenidade, o prefeito Aguilar Junior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo de São Paulo – GBMar, Major Igor Sergei Klein; o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GB Mar), capitão João Batista Rapaci; a da comandante do 1º pelotão de Bombeiros Marítimos (Caraguatatuba e São Sebastião), tenente Érica Ramalho de Macedo.

Também prestigiaram o evento, a secretária de Educação, Márcia Paiva; secretário adjunto secretário de Mobilidade Urbana, Hugo Leonardo Bernardes; a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo; e o vereador João Silva De Paula.

Aguilar Júnior destacou a importante parceria da Prefeitura com o GBMar para o sucesso da “Operação Verão”.

“Essa parceria, desde 97, tem feito a diferença para os munícipes e turistas. Nossa meta é trabalharmos juntos para garantir a segurança da população. Sabemos o quanto vocês se dedicaram para salvar vidas. Tenham a certeza que fizeram a diferença na vida de alguém e na vida da família de alguém. Que venha a temporada 2020/2021. Parabéns e obrigado a todos”, disse o prefeito.

O comandante Klein ressaltou a iniciativa de Caraguatatuba em implantar o programa de guarda-vidas temporário, em 1997. “O município foi o primeiro no estado de São Paulo a promover esse serviço. Começamos com 12 temporários e atualmente temos o dobro”, evidenciou.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior posa para foto com a guarda-vidas temporária, Priscila, que exibe o diploma nas mãos. (Foto: Divulgação/ PMC)

Durante o encontro, foram entregues a láurea de mérito pessoal a 16 bombeiros, que se sobressaíram em ocorrências.

Um deles foi o soldado Elias Barbarossi de Oliveira, 38 anos, militar há 10 anos e no GBMar há seis anos. Ele coordenou a equipe de salvamento de três banhistas na Lagoa Azul. Ao chegar ao local, uma das vítimas estava afogando e as outras duas, ilhadas na costeira. A vítima que estava na água foi resgatada a mais ou menos 600 metros da praia. Posteriormente a equipe efetuou o resgate das duas pessoas ilhadas na costeira e as deixaram em local seguro.

“Trabalhamos no nosso dia-a-dia com duas situações imprevisíveis: a natureza e o ser humano. Mas com muito empenho frente às adversidades que se apresentam nessa função, tivemos um retorno gratificante. Aproveito para dizer que essa turma de guarda-vidas temporário foi uma das melhores que tivemos”, afirmou o instrutor Barbarossi.

Outros dois colegas condecorados foram os cabos, André Nunes Moisés, 45 anos, e Carlos Gonzaga dos Santos, 28 anos. Ambos fizeram um salvamento a um adolescente de 12 anos que já estava submerso, no rio Itamambuca, em Ubatuba.

#PraCegoVer: Bombeiros agraciados com a láurea de mérito individual e guarda-vidas temporário posam para foto com o prefeito Aguilar Junior, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo de São Paulo – GBMar, Major Igor Sergei Klein; o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GB Mar), capitão João Batista Rapaci; a da comandante do 1º pelotão de Bombeiros Marítimos (Caraguatatuba e São Sebastião), tenente Érica Ramalho de Macedo. (Foto: Divulgação/ PMC)

Enquanto o cabo Moisés mergulhava para encontrar a vítima, o cabo Gonzaga acionou aeronave de resgate, organizou o local de pouso e fez a manobra de ressuscitamento do menino logo que foi retirado da água. “Para mim é uma honra e orgulho exercer o serviço de bombeiro. O sentimento de salvar alguém é indescritível”, contou Gonzaga.

Em seguida, foi a vez dos 24 guarda-vidas temporários receberem o diploma. Priscila Souza Duarte, 37 anos, formada em Educação Física disse que aprendeu muito nessa função. “Foi uma experiência única. Fiquei muito satisfeita com o que aprendi e pude colocar em prática. O programa me proporcionou crescimento pessoal e profissional”.

Pela segunda vez como guarda-vidas temporário, Felipe de Jesus Soares Guimarães, 26 anos, disse que “o projeto é excelente e permite exercitar qualidades como paciência, disciplina e comunicação”.

O comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), capitão João Batista Rapaci disse que nessa operação verão foram 47 vítimas salvas e um óbito, até o momento.

“Este ano a Prefeitura contratou um efetivo 20% maior do que no ano passado. Foram 24 guarda-vidas contratados pela Prefeitura e 20 pelo governo do estado. Com isso pudemos cobrir as praias mais frequentadas desde a Tabatinga, divisa com Ubatuba, até a praia das Flecheiras, na divisa com São Sebastião. Nossa meta sempre é óbito zero. Ano passado, tivemos dois óbitos e nessa alta temporada, um. Agradecemos ao prefeito, aos participantes e familiares pelo suporte nessa alta temporada”, destacou o capitão Rapaci.

Os guarda-vidas temporários passaram por prova seletiva de corrida e natação, em setembro do ano passado, na praia Martim de Sá. Posteriormente participaram de treinamento entre setembro e outubro de 2019 e começaram a atuar nas praias, no dia 14 de novembro. O contrato termina no dia 31 de março deste ano. Caraguatatuba tem cerca de 120 mil habitantes e de acordo com o último censo e na alta temporada, número de pessoas no município chega a 500 mil.

 

Claudia Moyses
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Carregando Álbum de Fotos

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeito vistoria obras de implantação de rede de esgoto no Rio do Ouro
Prefeito vistoria obras de implantação de rede de esgoto no Rio do Ouro

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, acompanhado de técnicos da Sabesp, vistoriou as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário na Rua Augusto Vieira de Oliveira, localizada no bairro do Rio do Ouro.  Iniciada no dia 18 de maio, o empreendimento tem prazo de execução de 60 dias e

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 22/05/2020
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas do 1º quadrimestre
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas do 1º quadrimestre

Técnicos da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba prestaram contas sobre todas as atividades realizadas e recursos financeiros investidos no 1º quadrimestre de 2020. A apresentação foi realizada nesta sexta-feira (29), na Câmara Municipal. Participaram da audiência o secretário de Saúde, Amauri Toledo; a secretária adjunta Derci Andolfo; o coordenador de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 29/05/2020
Trade turístico de Caraguatatuba discute retomada das atividades pós-pandemia
Trade turístico de Caraguatatuba discute retomada das atividades pós-pandemia

Representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniram (virtualmente), nesta segunda-feira (18) para discutir medidas que podem ser adotadas para a retomada do setor após a saída do isolamento provocado pelo novo coronavírus (Covid19). A secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, explicou que há uma equipe

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 19/05/2020
Vacinação contra a gripe (H1N1) para gestantes, puérperas, crianças e profissionais da Educação continua até 5 de junho
Vacinação contra a gripe (H1N1) para gestantes, puérperas, crianças e profissionais da Educação continua até 5 de junho

A vacinação contra a gripe (H1N1), na etapa da campanha nacional voltada para crianças de seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, para adultos entre 55 e 59 anos e profissionais da área de Educação, ainda não atingiu a meta, em Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 28/05/2020
Prefeitura inicia na próxima semana a montagem de mais leitos na UPA Covid-19
Prefeitura inicia na próxima semana a montagem de mais leitos na UPA Covid-19

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana a montagem de mais leitos de retaguarda voltados ao atendimento de pacientes com suspeita ou confirmados para Covid-19. A estrutura já faz parte da 2ª fase do Plano de Contingência da Secretaria de Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde, são 80 leitos

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 07/05/2020