Pesquisar No Site

Solenidade homenageia bombeiros e entrega diplomas aos guarda-vidas temporários

Solenidade homenageia bombeiros e entrega diplomas aos guarda-vidas temporários
Solenidade homenageia bombeiros e entrega diplomas aos guarda-vidas temporários

Foi realizada nessa quinta-feira (12), a cerimônia de outorga de láureas aos bombeiros que se destacaram em ocorrências dos Bombeiros e a entrega dos diplomas aos guarda-vidas temporários, no período 2019/2020.

#PraCegoVer: Comandante Rapaci, comandante Klein, cabos Moisés e Gonzaga, condecorados com a láurea do mérito individual, e o prefeito Aguilar Junior posam para foto. (Foto: Divulgação/ PMC)

Participaram da solenidade, o prefeito Aguilar Junior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo de São Paulo – GBMar, Major Igor Sergei Klein; o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GB Mar), capitão João Batista Rapaci; a da comandante do 1º pelotão de Bombeiros Marítimos (Caraguatatuba e São Sebastião), tenente Érica Ramalho de Macedo.

Também prestigiaram o evento, a secretária de Educação, Márcia Paiva; secretário adjunto secretário de Mobilidade Urbana, Hugo Leonardo Bernardes; a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo; e o vereador João Silva De Paula.

Aguilar Júnior destacou a importante parceria da Prefeitura com o GBMar para o sucesso da “Operação Verão”.

“Essa parceria, desde 97, tem feito a diferença para os munícipes e turistas. Nossa meta é trabalharmos juntos para garantir a segurança da população. Sabemos o quanto vocês se dedicaram para salvar vidas. Tenham a certeza que fizeram a diferença na vida de alguém e na vida da família de alguém. Que venha a temporada 2020/2021. Parabéns e obrigado a todos”, disse o prefeito.

O comandante Klein ressaltou a iniciativa de Caraguatatuba em implantar o programa de guarda-vidas temporário, em 1997. “O município foi o primeiro no estado de São Paulo a promover esse serviço. Começamos com 12 temporários e atualmente temos o dobro”, evidenciou.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior posa para foto com a guarda-vidas temporária, Priscila, que exibe o diploma nas mãos. (Foto: Divulgação/ PMC)

Durante o encontro, foram entregues a láurea de mérito pessoal a 16 bombeiros, que se sobressaíram em ocorrências.

Um deles foi o soldado Elias Barbarossi de Oliveira, 38 anos, militar há 10 anos e no GBMar há seis anos. Ele coordenou a equipe de salvamento de três banhistas na Lagoa Azul. Ao chegar ao local, uma das vítimas estava afogando e as outras duas, ilhadas na costeira. A vítima que estava na água foi resgatada a mais ou menos 600 metros da praia. Posteriormente a equipe efetuou o resgate das duas pessoas ilhadas na costeira e as deixaram em local seguro.

“Trabalhamos no nosso dia-a-dia com duas situações imprevisíveis: a natureza e o ser humano. Mas com muito empenho frente às adversidades que se apresentam nessa função, tivemos um retorno gratificante. Aproveito para dizer que essa turma de guarda-vidas temporário foi uma das melhores que tivemos”, afirmou o instrutor Barbarossi.

Outros dois colegas condecorados foram os cabos, André Nunes Moisés, 45 anos, e Carlos Gonzaga dos Santos, 28 anos. Ambos fizeram um salvamento a um adolescente de 12 anos que já estava submerso, no rio Itamambuca, em Ubatuba.

#PraCegoVer: Bombeiros agraciados com a láurea de mérito individual e guarda-vidas temporário posam para foto com o prefeito Aguilar Junior, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo de São Paulo – GBMar, Major Igor Sergei Klein; o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GB Mar), capitão João Batista Rapaci; a da comandante do 1º pelotão de Bombeiros Marítimos (Caraguatatuba e São Sebastião), tenente Érica Ramalho de Macedo. (Foto: Divulgação/ PMC)

Enquanto o cabo Moisés mergulhava para encontrar a vítima, o cabo Gonzaga acionou aeronave de resgate, organizou o local de pouso e fez a manobra de ressuscitamento do menino logo que foi retirado da água. “Para mim é uma honra e orgulho exercer o serviço de bombeiro. O sentimento de salvar alguém é indescritível”, contou Gonzaga.

Em seguida, foi a vez dos 24 guarda-vidas temporários receberem o diploma. Priscila Souza Duarte, 37 anos, formada em Educação Física disse que aprendeu muito nessa função. “Foi uma experiência única. Fiquei muito satisfeita com o que aprendi e pude colocar em prática. O programa me proporcionou crescimento pessoal e profissional”.

Pela segunda vez como guarda-vidas temporário, Felipe de Jesus Soares Guimarães, 26 anos, disse que “o projeto é excelente e permite exercitar qualidades como paciência, disciplina e comunicação”.

O comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), capitão João Batista Rapaci disse que nessa operação verão foram 47 vítimas salvas e um óbito, até o momento.

“Este ano a Prefeitura contratou um efetivo 20% maior do que no ano passado. Foram 24 guarda-vidas contratados pela Prefeitura e 20 pelo governo do estado. Com isso pudemos cobrir as praias mais frequentadas desde a Tabatinga, divisa com Ubatuba, até a praia das Flecheiras, na divisa com São Sebastião. Nossa meta sempre é óbito zero. Ano passado, tivemos dois óbitos e nessa alta temporada, um. Agradecemos ao prefeito, aos participantes e familiares pelo suporte nessa alta temporada”, destacou o capitão Rapaci.

Os guarda-vidas temporários passaram por prova seletiva de corrida e natação, em setembro do ano passado, na praia Martim de Sá. Posteriormente participaram de treinamento entre setembro e outubro de 2019 e começaram a atuar nas praias, no dia 14 de novembro. O contrato termina no dia 31 de março deste ano. Caraguatatuba tem cerca de 120 mil habitantes e de acordo com o último censo e na alta temporada, número de pessoas no município chega a 500 mil.

 

Claudia Moyses
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Carregando Álbum de Fotos

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atleta de Caraguatatuba conquista duas medalhas em Campeonato Paulista de natação
Atleta de Caraguatatuba conquista duas medalhas em Campeonato Paulista de natação

O atleta da equipe de natação da Secretaria de Esportes e Recreação (Secer) de Caraguatatuba, Matheus de Faria Teixeira Leite, 12 anos, deu um show no Campeonato Paulista de Natação, que reuniu vários clubes e atletas de todo o estado de São Paulo. No campeonato, realizado dia 19 de dezembro

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 23/12/2020
Fiscalização de Natal em Caraguatatuba vistoria mais de 600 estabelecimentos
Fiscalização de Natal em Caraguatatuba vistoria mais de 600 estabelecimentos

Para garantir o funcionamento do comércio conforme decreto municipal na semana do Natal, as equipes de fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba vistoriaram mais de 600 estabelecimentos comerciais. Neste período, elas também abordaram cerca de 100 pessoas, estiveram nas feiras livre e do rolo, impediram o acampamento nas praias e coibiram

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 28/12/2020
Inscrições para o Projeto Verão no Clima 2021 são prorrogadas até 27 de dezembro
Inscrições para o Projeto Verão no Clima 2021 são prorrogadas até 27 de dezembro

As inscrições para participar do projeto Verão no Clima como líder ou monitor foram prorrogadas e ficam disponíveis até dia 27 de dezembro. A ação terá início no dia 15 de janeiro de 2021 e encerrará no dia 7 de março. O Verão no Clima é uma iniciativa da Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 23/12/2020
Sebrae/SP oferece cursos online gratuitos do Programa Descomplique para empreendedores de Caraguatatuba
Sebrae/SP oferece cursos online gratuitos do Programa Descomplique para empreendedores de Caraguatatuba

Microempreendedores Individuais (MEIs), empresários ou potenciais empreendedores de Caraguatatuba podem se inscrever gratuitamente nos cursos do Programa Descomplique do Sebrae/SP. O Escritório Regional do Sebrae/SP de São José dos Campos e o Programa Empreenda Rápido do Governo de São Paulo promovem a capacitação entre os dias 18 e 22 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 05/01/2021
Prefeitura de Caraguatatuba segue com atendimento e expediente reduzidos até dia 4 de janeiro
Prefeitura de Caraguatatuba segue com atendimento e expediente reduzidos até dia 4 de janeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba prorrogou o expediente de trabalho dos servidores de seis horas e continua com o atendimento ao público nas repartições, das 9h às 14h, até o dia 4 de janeiro. A medida, prevista no Decreto nº 1.372, de 15 de dezembro de 2020, está em consonância com

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 17/12/2020