Pesquisar No Site

Solenidade homenageia bombeiros e entrega diplomas aos guarda-vidas temporários

Solenidade homenageia bombeiros e entrega diplomas aos guarda-vidas temporários
Solenidade homenageia bombeiros e entrega diplomas aos guarda-vidas temporários

Foi realizada nessa quinta-feira (12), a cerimônia de outorga de láureas aos bombeiros que se destacaram em ocorrências dos Bombeiros e a entrega dos diplomas aos guarda-vidas temporários, no período 2019/2020.

#PraCegoVer: Comandante Rapaci, comandante Klein, cabos Moisés e Gonzaga, condecorados com a láurea do mérito individual, e o prefeito Aguilar Junior posam para foto. (Foto: Divulgação/ PMC)

Participaram da solenidade, o prefeito Aguilar Junior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo de São Paulo – GBMar, Major Igor Sergei Klein; o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GB Mar), capitão João Batista Rapaci; a da comandante do 1º pelotão de Bombeiros Marítimos (Caraguatatuba e São Sebastião), tenente Érica Ramalho de Macedo.

Também prestigiaram o evento, a secretária de Educação, Márcia Paiva; secretário adjunto secretário de Mobilidade Urbana, Hugo Leonardo Bernardes; a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo; e o vereador João Silva De Paula.

Aguilar Júnior destacou a importante parceria da Prefeitura com o GBMar para o sucesso da “Operação Verão”.

“Essa parceria, desde 97, tem feito a diferença para os munícipes e turistas. Nossa meta é trabalharmos juntos para garantir a segurança da população. Sabemos o quanto vocês se dedicaram para salvar vidas. Tenham a certeza que fizeram a diferença na vida de alguém e na vida da família de alguém. Que venha a temporada 2020/2021. Parabéns e obrigado a todos”, disse o prefeito.

O comandante Klein ressaltou a iniciativa de Caraguatatuba em implantar o programa de guarda-vidas temporário, em 1997. “O município foi o primeiro no estado de São Paulo a promover esse serviço. Começamos com 12 temporários e atualmente temos o dobro”, evidenciou.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior posa para foto com a guarda-vidas temporária, Priscila, que exibe o diploma nas mãos. (Foto: Divulgação/ PMC)

Durante o encontro, foram entregues a láurea de mérito pessoal a 16 bombeiros, que se sobressaíram em ocorrências.

Um deles foi o soldado Elias Barbarossi de Oliveira, 38 anos, militar há 10 anos e no GBMar há seis anos. Ele coordenou a equipe de salvamento de três banhistas na Lagoa Azul. Ao chegar ao local, uma das vítimas estava afogando e as outras duas, ilhadas na costeira. A vítima que estava na água foi resgatada a mais ou menos 600 metros da praia. Posteriormente a equipe efetuou o resgate das duas pessoas ilhadas na costeira e as deixaram em local seguro.

“Trabalhamos no nosso dia-a-dia com duas situações imprevisíveis: a natureza e o ser humano. Mas com muito empenho frente às adversidades que se apresentam nessa função, tivemos um retorno gratificante. Aproveito para dizer que essa turma de guarda-vidas temporário foi uma das melhores que tivemos”, afirmou o instrutor Barbarossi.

Outros dois colegas condecorados foram os cabos, André Nunes Moisés, 45 anos, e Carlos Gonzaga dos Santos, 28 anos. Ambos fizeram um salvamento a um adolescente de 12 anos que já estava submerso, no rio Itamambuca, em Ubatuba.

#PraCegoVer: Bombeiros agraciados com a láurea de mérito individual e guarda-vidas temporário posam para foto com o prefeito Aguilar Junior, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo de São Paulo – GBMar, Major Igor Sergei Klein; o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GB Mar), capitão João Batista Rapaci; a da comandante do 1º pelotão de Bombeiros Marítimos (Caraguatatuba e São Sebastião), tenente Érica Ramalho de Macedo. (Foto: Divulgação/ PMC)

Enquanto o cabo Moisés mergulhava para encontrar a vítima, o cabo Gonzaga acionou aeronave de resgate, organizou o local de pouso e fez a manobra de ressuscitamento do menino logo que foi retirado da água. “Para mim é uma honra e orgulho exercer o serviço de bombeiro. O sentimento de salvar alguém é indescritível”, contou Gonzaga.

Em seguida, foi a vez dos 24 guarda-vidas temporários receberem o diploma. Priscila Souza Duarte, 37 anos, formada em Educação Física disse que aprendeu muito nessa função. “Foi uma experiência única. Fiquei muito satisfeita com o que aprendi e pude colocar em prática. O programa me proporcionou crescimento pessoal e profissional”.

Pela segunda vez como guarda-vidas temporário, Felipe de Jesus Soares Guimarães, 26 anos, disse que “o projeto é excelente e permite exercitar qualidades como paciência, disciplina e comunicação”.

O comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), capitão João Batista Rapaci disse que nessa operação verão foram 47 vítimas salvas e um óbito, até o momento.

“Este ano a Prefeitura contratou um efetivo 20% maior do que no ano passado. Foram 24 guarda-vidas contratados pela Prefeitura e 20 pelo governo do estado. Com isso pudemos cobrir as praias mais frequentadas desde a Tabatinga, divisa com Ubatuba, até a praia das Flecheiras, na divisa com São Sebastião. Nossa meta sempre é óbito zero. Ano passado, tivemos dois óbitos e nessa alta temporada, um. Agradecemos ao prefeito, aos participantes e familiares pelo suporte nessa alta temporada”, destacou o capitão Rapaci.

Os guarda-vidas temporários passaram por prova seletiva de corrida e natação, em setembro do ano passado, na praia Martim de Sá. Posteriormente participaram de treinamento entre setembro e outubro de 2019 e começaram a atuar nas praias, no dia 14 de novembro. O contrato termina no dia 31 de março deste ano. Caraguatatuba tem cerca de 120 mil habitantes e de acordo com o último censo e na alta temporada, número de pessoas no município chega a 500 mil.

 

Claudia Moyses
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Carregando Álbum de Fotos

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura analisa sugestões e abrirá nova audiência pública para concessão do Complexo do Camaroeiro e Morro Santo Antônio
Prefeitura analisa sugestões e abrirá nova audiência pública para concessão do Complexo do Camaroeiro e Morro Santo Antônio

A Prefeitura de Caraguatatuba continua a análise de sugestões e apontamentos que foram encaminhados durante as audiências públicas realizadas em fevereiro nos bairros Massaguaçu, Travessão e Indaiá referente ao projeto da outorga da concessão para a prestação dos serviços de operação, exploração e manutenção do Complexo Turístico do Camaroeiro e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 26/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua

Com objetivo de ampliar o acesso da população adulta em situação de rua aos serviços de saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (23), atendimento itinerante a este público. Foram atendidas 24 pessoas. O projeto piloto foi realizado na Praça Rádio Amador, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de ruas
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está promovendo a recuperação de ruas já pavimentadas com bloquetes, fazendo o nivelamento de trecho em desnível. Uma das ruas que recebe o serviço esta semana é a rua Dom Antonio Barreito, na Martim de Sá. O trabalho

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024