Pesquisar No Site
Solenidade homenageia bombeiros e entrega diplomas aos guarda-vidas temporários

Solenidade homenageia bombeiros e entrega diplomas aos guarda-vidas temporários
Foi realizada nessa quinta-feira (12), a cerimônia de outorga de láureas aos bombeiros que se destacaram em ocorrências dos Bombeiros e a entrega dos diplomas aos guarda-vidas temporários, no período 2019/2020.

#PraCegoVer: Comandante Rapaci, comandante Klein, cabos Moisés e Gonzaga, condecorados com a láurea do mérito individual, e o prefeito Aguilar Junior posam para foto. (Foto: Divulgação/ PMC)
Participaram da solenidade, o prefeito Aguilar Junior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo de São Paulo – GBMar, Major Igor Sergei Klein; o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GB Mar), capitão João Batista Rapaci; a da comandante do 1º pelotão de Bombeiros Marítimos (Caraguatatuba e São Sebastião), tenente Érica Ramalho de Macedo.
Também prestigiaram o evento, a secretária de Educação, Márcia Paiva; secretário adjunto secretário de Mobilidade Urbana, Hugo Leonardo Bernardes; a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo; e o vereador João Silva De Paula.
Aguilar Júnior destacou a importante parceria da Prefeitura com o GBMar para o sucesso da “Operação Verão”.
“Essa parceria, desde 97, tem feito a diferença para os munícipes e turistas. Nossa meta é trabalharmos juntos para garantir a segurança da população. Sabemos o quanto vocês se dedicaram para salvar vidas. Tenham a certeza que fizeram a diferença na vida de alguém e na vida da família de alguém. Que venha a temporada 2020/2021. Parabéns e obrigado a todos”, disse o prefeito.
O comandante Klein ressaltou a iniciativa de Caraguatatuba em implantar o programa de guarda-vidas temporário, em 1997. “O município foi o primeiro no estado de São Paulo a promover esse serviço. Começamos com 12 temporários e atualmente temos o dobro”, evidenciou.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior posa para foto com a guarda-vidas temporária, Priscila, que exibe o diploma nas mãos. (Foto: Divulgação/ PMC)
Durante o encontro, foram entregues a láurea de mérito pessoal a 16 bombeiros, que se sobressaíram em ocorrências.
Um deles foi o soldado Elias Barbarossi de Oliveira, 38 anos, militar há 10 anos e no GBMar há seis anos. Ele coordenou a equipe de salvamento de três banhistas na Lagoa Azul. Ao chegar ao local, uma das vítimas estava afogando e as outras duas, ilhadas na costeira. A vítima que estava na água foi resgatada a mais ou menos 600 metros da praia. Posteriormente a equipe efetuou o resgate das duas pessoas ilhadas na costeira e as deixaram em local seguro.
“Trabalhamos no nosso dia-a-dia com duas situações imprevisíveis: a natureza e o ser humano. Mas com muito empenho frente às adversidades que se apresentam nessa função, tivemos um retorno gratificante. Aproveito para dizer que essa turma de guarda-vidas temporário foi uma das melhores que tivemos”, afirmou o instrutor Barbarossi.
Outros dois colegas condecorados foram os cabos, André Nunes Moisés, 45 anos, e Carlos Gonzaga dos Santos, 28 anos. Ambos fizeram um salvamento a um adolescente de 12 anos que já estava submerso, no rio Itamambuca, em Ubatuba.

#PraCegoVer: Bombeiros agraciados com a láurea de mérito individual e guarda-vidas temporário posam para foto com o prefeito Aguilar Junior, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo de São Paulo – GBMar, Major Igor Sergei Klein; o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GB Mar), capitão João Batista Rapaci; a da comandante do 1º pelotão de Bombeiros Marítimos (Caraguatatuba e São Sebastião), tenente Érica Ramalho de Macedo. (Foto: Divulgação/ PMC)
Enquanto o cabo Moisés mergulhava para encontrar a vítima, o cabo Gonzaga acionou aeronave de resgate, organizou o local de pouso e fez a manobra de ressuscitamento do menino logo que foi retirado da água. “Para mim é uma honra e orgulho exercer o serviço de bombeiro. O sentimento de salvar alguém é indescritível”, contou Gonzaga.
Em seguida, foi a vez dos 24 guarda-vidas temporários receberem o diploma. Priscila Souza Duarte, 37 anos, formada em Educação Física disse que aprendeu muito nessa função. “Foi uma experiência única. Fiquei muito satisfeita com o que aprendi e pude colocar em prática. O programa me proporcionou crescimento pessoal e profissional”.
Pela segunda vez como guarda-vidas temporário, Felipe de Jesus Soares Guimarães, 26 anos, disse que “o projeto é excelente e permite exercitar qualidades como paciência, disciplina e comunicação”.
O comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), capitão João Batista Rapaci disse que nessa operação verão foram 47 vítimas salvas e um óbito, até o momento.
“Este ano a Prefeitura contratou um efetivo 20% maior do que no ano passado. Foram 24 guarda-vidas contratados pela Prefeitura e 20 pelo governo do estado. Com isso pudemos cobrir as praias mais frequentadas desde a Tabatinga, divisa com Ubatuba, até a praia das Flecheiras, na divisa com São Sebastião. Nossa meta sempre é óbito zero. Ano passado, tivemos dois óbitos e nessa alta temporada, um. Agradecemos ao prefeito, aos participantes e familiares pelo suporte nessa alta temporada”, destacou o capitão Rapaci.
Os guarda-vidas temporários passaram por prova seletiva de corrida e natação, em setembro do ano passado, na praia Martim de Sá. Posteriormente participaram de treinamento entre setembro e outubro de 2019 e começaram a atuar nas praias, no dia 14 de novembro. O contrato termina no dia 31 de março deste ano. Caraguatatuba tem cerca de 120 mil habitantes e de acordo com o último censo e na alta temporada, número de pessoas no município chega a 500 mil.
Claudia Moyses
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Caraguatatuba forma alunos do curso de Técnicas em Vendas
Nesta segunda-feira (30), foi realizada a formatura dos alunos que participaram do curso Técnicas em Vendas, uma parceria do governo municipal com o governo estadual por meio do programa Qualifica SP, na sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), no bairro Sumaré. De acordo com a secretária de Governo,

GCM de Caraguatatuba prende dupla em flagrante por roubo na região central
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prendeu dois homens em flagrante pelo crime de roubo na manhã desta quarta-feira (9), após uma ação rápida nas proximidades da pista de skate da Avenida Dr. Arthur Costa Filho, na região central da cidade. A ocorrência foi registrada por volta das 6h50 e

Festival do Cambuci chega à 12ª edição em Caraguatatuba com programação gratuita e voltada à família
Caraguatatuba recebe no próximo domingo (29), a 12ª edição do Festival do Cambuci, evento que celebra os sabores e a biodiversidade da Mata Atlântica, promovido pelo Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. A entrada é gratuita e o festival oferece atrações das 9h às 17h, na Rua

Secretaria de Serviços Públicos abre semestre com limpeza descentralizada de vários bairros de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba começa o mês de julho com a zeladoria dos bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Barranco Alto, Porto Novo, Morro do Algodão, Rio do Ouro, Indaiá, Cidade Jardim, Jardim Terralão, Jetuba, Massaguaçu e Tabatinga, além da varrição das praias do Aruan, Centro, Prainha e Martim

Secretaria de Administração de Caraguatatuba chama 21 aprovados de sete funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração aguarda a apresentação de mais 21 aprovados de sete cargos do Concurso Público de 2023 nas próximas quarta, quinta e sexta-feira (25, 26 e 27/6), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.