Pesquisar No Site

Profissionais da rede municipal de Caraguatatuba recebem capacitação sobre prevenção da Covid-19

Publicado em: 12/03/2020
Profissionais da rede municipal de Caraguatatuba recebem capacitação sobre prevenção da Covid-19
Profissionais da rede municipal de Caraguatatuba recebem capacitação sobre prevenção da Covid-19

Supervisores e diretores de todas as escolas da rede municipal participaram de uma capacitação, focada na importância e nos métodos de prevenção do coronavírus (Covid-19), da equipe da Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria de Saúde (Sesau) de Caraguatatuba nesta quinta-feira (12) na Secretaria de Educação (Seduc).

#PraCegoVer: Em pé, a secretaria de Educação, Márcia Paiva, fala ao público presente no Salão Monteiro Lobato da Seduc (Foto: Divulgação/PMC)

A capacitação, que foi realizada no Salão Monteiro Lobato da Seduc, contou ainda com a presença da secretária de Educação, Márcia Paiva, e a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo.

Érika Tessari, médica da equipe da VE, explicou aos educadores os cuidados iniciais e medidas que devém ser tomadas nas escolas. “O melhor a se fazer neste momento, em relação ao coronavírus, é a prevenção”, disse.

A médica também abordou como assunto, os sintomas da doença e quais pacientes se enquadram como casos suspeitos. “A pessoa precisa ter febre e mais um sintoma respiratório, como tosse e coriza, e ter voltado de uma viagem a 14 dias de algum país com contágio da doença”.

Segundo ela, “estar com os sintomas e ter tido contato com algum paciente suspeito ou confirmado com Covid-19, também se torna um caso suspeito”. “O que mais impressiona é a velocidade de contágio da Covid-19 e o tempo que o vírus sobrevive em um ambiente, que é de 24 horas”, ressaltou.

Os profissionais de educação receberam informações sobre notificações e recomendações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo sobre hábitos que devém ser adotados por alunos e professores para evitar a transmissão, caso houver um surto da doença no país.

Entre as principais recomendações estão: evitar o compartilhamento de utensílios pessoais, como copos e escovas de dente; lavar sempre as mãos com água e sabão; evitar aglomerações; realizar regularmente a limpeza da escola, principalmente em lugares que as pessoas passam as mãos, como maçanetas e corrimões.

Outra preocupação é sobre o período de incubação da doença, que dura 14 dias. ”Neste período a pessoa não transmite a doença”, salientou Érika Tessari, que também foi questionada pelos profissionais sobre a quarentena. “Serve apenas para pessoas que apresentam os sintomas e que viajaram para algum país que apresentou casos da doença”.

A meta da Secretaria de Saúde é conduzir com mais tranquilidade a disseminação da doença. Para isso, é fundamental que a população siga todas as orientações de prevenção que podem acalmar a situação.

A secretaria adjunta de Saúde, Derci Andolfo, disse que “os hábitos de higiene precisam ser passados para as crianças e principalmente para os pais”. Ela acrescentou que “se proteger é melhor maneira de acabar com o vírus”.

Aplicativo para celular sobre Covid-19

#PraCegoVer: Imagem mostra o aplicativo produzido pelo Ministério da Saúde para o combate ao coronavírus (Foto: Divulgação)

Desde o início do mês, o Ministério da Saúde disponibilizou em lojas de aplicativo de celular, o ‘Coronavírus – SUS’, um canal de fácil acesso para com informações úteis para combate e prevenção da doença.

Através da plataforma multifuncional é possível obter informações e tirar dúvidas sobre sintomas, prevenção e outras informações relevantes como unidades de saúde próximas e notícias oficiais.

Com tudo, a principal função do software é a análise da condição de saúde do usuário. Ao abrir o aplicativo, a pessoa se depara com um questionário, que pergunta se ela está bem ou não. Depois disso, ela irá passar por uma triagem para apontar quais sintomas o usuário sente no momento.

Antecipação da Campanha de Vacinação contra gripe

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza no período de 23 de março a 22 de maio a imunização contra gripe, com o dia “D” mobilização nacional programado para o dia 9 de maio.

O Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar esta campanha com um mês de antecedência, que acontecia em abril, pela atual situação em o que o mundo passa no combate a Covid-19, apesar desta vacina não prevenir contra esse novo vírus.

O que se pretende com a antecipação é proteger a população contra a influenza e reduzir a carga da circulação, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Importante lembrar, que os sintomas da doença são semelhantes aos do coronavírus.

A influenza é uma infecção causada por um vírus que afeta o sistema respiratório, que é transmitido através de secreções de uma pessoa contaminada para outra, ao espirrar, falar ou tossir, ou por meio das mãos que, após o contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções de um indivíduo infectado, levam a mão suja diretamente para a boca, nariz e olhos.

#PraCegoVer: A secretaria adjunta de Saúde, Derci Andolfo, dá explicações sobre o coronavírus aos profissionais de educação (Foto: Divulgação/PMC)

A Campanha de Vacinação contra gripe será divida em três fases, sendo a primeira para idosos e profissionais da Saúde, que será iniciada no dia 23 de março. Os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados deverão receber a vacina influenza. O profissional precisar apresentar um documento que comprove sua atuação na área da saúde.

Pessoas com mais de 60 anos ou mais deverão receber a vacina influenza, mediante apresentação de documento que comprove a idade.

A segunda fase da campanha, com início no dia 16 de abril, será destina a todos os professores das escolas públicas e privadas e profissionais de segurança e salvamento.

Crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias); gestantes, em qualquer período de gestação; puérperas, mulheres no período até 45 dias após o parto; indivíduos de 55 anos a 59; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais fazem parte do grupo da terceira fase, que será iniciada no dia 9 de maio.

A Vigilância Epidemiológica da Sesau ressaltou que a vacina é contraindica para menores de 6 meses, pessoas que possuem alergia severa ao ovo e que tenham tido relações anafiláticas em doses anteriores.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza a abertura do Concurso de Fotografia a partir desta terça-feira (16), em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, no dia 16 de maio. O evento será comemorado pela primeira vez na cidade, uma vez

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 237 oportunidades de emprego. Destaque para 77 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, sete de soldador e seis de encanador. O

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 25/03/2024
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Esportes e Recreação Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 08/04/2024
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Caraguatatuba inicia Escutas Públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
Caraguatatuba inicia Escutas Públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura, a maior e mais estruturante política cultural da história do Brasil, destinará R$940.917,51 para Caraguatatuba, verba que será administrada em cogestão pela sociedade civil e setor público. Os artistas e amantes da cultura irão decidir como usar esse dinheiro participando

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024