Pesquisar No Site
Pró-Mulher atendeu cerca de 250 pacientes nas ações em comemoração ao Dia da Mulher

Pró-Mulher atendeu cerca de 250 pacientes nas ações em comemoração ao Dia da Mulher
Ao longo da semana passada, o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) recebeu cerca de 250 mulheres, que participaram das atividades e exames promovidos pela unidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ementado no dia 8 de março.

#PraCegoVer: Enfermeiras posam para foto com uma participante da palestra. Elas sorriem. As enfermeiras estão usando roupas cor de rosa e seguram uma moldura em homenagem ao Dia da Mulher com os dizeres: “todo dia é dia da mulher no pró-mulher” (Foto: Divulgação/PMC)
Só em atividades, que incluíram rodas de conversa, palestras e encontros voltados à saúde física e emocional da mulher entre médicos, enfermeiros e pacientes, ou não, da unidade, participaram cerca 70 mulheres.
A unidade investiu em uma semana inteira de trabalhos diferenciados para atender todas as mulheres com integridade, qualidade e cuidado, como o grupo de inserção ao dispositivo intrauterino (DIU).
As boas notícias não param por aí. Preocupada com o autocuidado, o Pró-Mulher realizou 65 mamografias e 68 exames de papanicolau, em pacientes que nunca realizaram os procedimentos preventivos.
Na sexta-feira (6), a enfermeira e coach, Nara Moraes, deu uma lição sobre empoderamento feminino e o efeito das ações da mulher nos dias atuais, em uma sociedade machista, com base em três fundamentos: autoestima, autoimagem e autoeficácia para dezenas de mulheres.

#PraCegoVer: A enfermeira Nara Moraes está em pé e fala ao público sobre experiências de vida. Ela é a palestrante do encontro (Foto: Divulgação/PMC)
Em suas palavras, a enfermeira iniciou o bate-papo e começou a interagir com o público quando fez o seguinte questionamento: “como está a sua imagem?”. Para ela, as mulheres também precisam “ter coragem de assumir imperfeições e pedir ajuda, para pessoas que realmente gostem da gente”.
Esbanjar empatia não é uma tarefa fácil. Tentar sentir a dor do outro e ter compaixão, também não. Em uma dinâmica que mexe com sentimentos, a enfermeira precisou ser profissional e confortar com palavras, algumas das pessoas presentes no encontro.
Emoção, comoção, abraços e interação. Nara pontuou que “esses encontros permitem uma conexão maior”. “As mulheres desabafam comigo, contam suas histórias e se abrem; isso é importante para mim; eu me conecto com elas de alguma forma, através da minha história de vida”, ressaltou a enfermeira.
Clarisse Cursi de Assis tem 67 anos. Ela é uma das frequentadoras do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e participou do encontro com Nara Moraes. “Foi um dos melhores convites que eu recebi; eu adoro encontros como esse, porque é uma troca de experiências muito grande”, disse.
Ter independência, se amar em primeiro lugar, se autovalorizar ou simbolizar luta e vigor? Não temos uma definição certa para “o que é ser mulher”, mas sabemos que elas querem conquistar o seu lugar e serem reconhecidas. E é com esse foco que o Pró-Mulher visa, não só a saúde física de suas pacientes, como também o emocional.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Paratletas da Natação de Caraguatatuba participam dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo
Sete paratletas da equipe de natação de Caraguatatuba, do programa Inclusão e Movimento, que agrega as secretarias dos Direitos da Pessoa com deficiência e do Idoso, de Esportes, Educação e Saúde, participam dos Jogos Escolares do Estado, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, no Centro de

Manifestum Mostra de Danças é atração no Teatro Mario Covas na próxima semana
A Manifestum Escola de Dança realiza no dia 27 de junho (sexta-feira), às 20h, no Teatro Mario Covas, a primeira edição da Manifestum Mostra de Danças. O evento tem como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência artística completa, partindo da concepção coreográfica até a performance no palco. Está prevista a

Guarda Civil prende suspeito por tráfico de drogas em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prendeu na tarde de terça-feira (9/7) um homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Nova Caraguá I, região do Pegorelli. A ocorrência foi registrada por volta das 16h40, na Rua Três. De acordo com o boletim, durante patrulhamento da equipe da Inspetoria em

Caraguatatuba seleciona cinco vídeos para 1ª mostra no Salão São Paulo de Turismo
Os cinco vídeos que irão representar Caraguatatuba na 1ª Mostra de Filmes Turísticos, parte do 21º Salão São Paulo de Turismo foram selecionados. O evento foi adiado e uma nova data será divulgada em breve pelos organizadores. Confira os selecionados 1º Lugar – Vitória Bortoluzzi 2⁰ Lugar – Tiago Job

Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto aborda gestão e liderança com empresários para Festival Gastronômico
Os empresários locais que estão se preparando para o Festival Gastronômico, em agosto e participam da Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto, oferecida gratuitamente pela secretaria de Governo, discutiram o tema Gestão e Liderança, no encontro na terça-feira (8). A capacitação que teve início no dia 17 do mês passado,