Pesquisar No Site

Pró-Mulher atendeu cerca de 250 pacientes nas ações em comemoração ao Dia da Mulher

Publicado em: 09/03/2020
Pró-Mulher atendeu cerca de 250 pacientes nas ações em comemoração ao Dia da Mulher
Pró-Mulher atendeu cerca de 250 pacientes nas ações em comemoração ao Dia da Mulher

Ao longo da semana passada, o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) recebeu cerca de 250 mulheres, que participaram das atividades e exames promovidos pela unidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ementado no dia 8 de março.

#PraCegoVer: Enfermeiras posam para foto com uma participante da palestra. Elas sorriem. As enfermeiras estão usando roupas cor de rosa e seguram uma moldura em homenagem ao Dia da Mulher com os dizeres: “todo dia é dia da mulher no pró-mulher” (Foto: Divulgação/PMC)

Só em atividades, que incluíram rodas de conversa, palestras e encontros voltados à saúde física e emocional da mulher entre médicos, enfermeiros e pacientes, ou não, da unidade, participaram cerca 70 mulheres.

A unidade investiu em uma semana inteira de trabalhos diferenciados para atender todas as mulheres com integridade, qualidade e cuidado, como o grupo de inserção ao dispositivo intrauterino (DIU).

As boas notícias não param por aí. Preocupada com o autocuidado, o Pró-Mulher realizou 65 mamografias e 68 exames de papanicolau, em pacientes que nunca realizaram os procedimentos preventivos.

Na sexta-feira (6), a enfermeira e coach, Nara Moraes, deu uma lição sobre empoderamento feminino e o efeito das ações da mulher nos dias atuais, em uma sociedade machista, com base em três fundamentos: autoestima, autoimagem e autoeficácia para dezenas de mulheres.

#PraCegoVer: A enfermeira Nara Moraes está em pé e fala ao público sobre experiências de vida. Ela é a palestrante do encontro (Foto: Divulgação/PMC)

Em suas palavras, a enfermeira iniciou o bate-papo e começou a interagir com o público quando fez o seguinte questionamento: “como está a sua imagem?”. Para ela, as mulheres também precisam “ter coragem de assumir imperfeições e pedir ajuda, para pessoas que realmente gostem da gente”.

Esbanjar empatia não é uma tarefa fácil. Tentar sentir a dor do outro e ter compaixão, também não. Em uma dinâmica que mexe com sentimentos, a enfermeira precisou ser profissional e confortar com palavras, algumas das pessoas presentes no encontro.

Emoção, comoção, abraços e interação. Nara pontuou que “esses encontros permitem uma conexão maior”. “As mulheres desabafam comigo, contam suas histórias e se abrem; isso é importante para mim; eu me conecto com elas de alguma forma, através da minha história de vida”, ressaltou a enfermeira.

Clarisse Cursi de Assis tem 67 anos. Ela é uma das frequentadoras do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e participou do encontro com Nara Moraes. “Foi um dos melhores convites que eu recebi; eu adoro encontros como esse, porque é uma troca de experiências muito grande”, disse.

Ter independência, se amar em primeiro lugar, se autovalorizar ou simbolizar luta e vigor? Não temos uma definição certa para “o que é ser mulher”, mas sabemos que elas querem conquistar o seu lugar e serem reconhecidas. E é com esse foco que o Pró-Mulher visa, não só a saúde física de suas pacientes, como também o emocional.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba vai instalar lanças na ponte do Porto Novo
Prefeitura de Caraguatatuba vai instalar lanças na ponte do Porto Novo

Construída há mais de 70 anos, a Ponte do Porto Novo é uma das mais conhecidas de Caraguatatuba. Com arquitetura conhecida como ponte em arco, ela permite transpor um rio ou um vale profundo sem construir um pilar de sustentação que obstrua o rio ou que seja muito alto. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 21/05/2020
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais online
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais online

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais estão com inscrições abertas para oficinas online em diversas áreas como: fotografia, mídias sociais e elaboração de projetos. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de maio por

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/05/2020
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental desmancham barraco em área pública no Golfinhos
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental desmancham barraco em área pública no Golfinhos

A Prefeitura de Caraguatatuba, em apoio à Polícia Ambiental, desmanchou, nesta segunda-feira (4/5), um barraco construído irregularmente em uma área pública, localizada no bairro Golfinhos, região sul do município. Servidores das Secretarias de Urbanismo e Serviços Públicos estiveram no local para retirar o barraco. Durante a operação, nenhuma pessoa foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 04/05/2020
Taxa de isolamento cai para 48% na terça-feira em Caraguatatuba
Taxa de isolamento fica em 51% na quarta-feira em Caraguatatuba

A taxa de isolamento social em Caraguatatuba chegou a 51% na quarta-feira (20/05), segundo dados divulgados hoje pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) do Governo do Estado. Trata-se do primeiro dia do mega feriado em São Paulo e que surte os efeitos nas cidades do Litoral Norte. A cidade ocupa

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 21/05/2020
CaraguaPrev recebe documentos dos segurados às quintas-feiras
CaraguaPrev recebe documentos dos segurados às quintas-feiras

Servidores públicos municipais de Caraguatatuba podem protocolar presencialmente documentos no Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev)  às quintas-feiras, das 9h às 12h. A medida restritiva serve para evitar a proliferação do Coronavírus. Os segurados devem agendar previamente a ida ao instituto no WhatsApp (12) 98159-9043 ou pelo telefone

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 14/05/2020