Pesquisar No Site

Prefeitura publica chamamento para credenciamento de clínicas veterinárias para castração

Publicado em: 13/03/2020
Prefeitura publica chamamento para credenciamento de clínicas veterinárias para castração
Prefeitura publica chamamento para credenciamento de clínicas veterinárias para castração

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou na edição nº 241 do edital do Diário Oficial Eletrônico do Município o Chamamento Público que visa o credenciamento de clínicas veterinárias para prestação dos serviços de castração cirúrgica nas espécies caninas e felinas.

O Edital e seus Anexos poderão ser obtidos na internet pelo site http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/licitacoes.

Os pedidos de esclarecimento poderão ser protocolados na Secretaria de Administração, situada na Av. Siqueira Campos, nº 44, Centro, Caraguatatuba/SP, de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 16h30 até o dia 20 de março.

As empresas contratadas devem realizar prestação de serviços gratuitos à população no âmbito do Programa Anual de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos no município de Caraguatatuba, instituídos pela Lei Municipal nº 1298/2006, pelo período de 12 meses.

#PraCegoVer: Deitado, um cãozinho filhote em cima de uma mesa dentro de um consultório veterinário. Sua pelagem é de cor marrom, com focinho preto (Foto: Divulgação/PMC)

Importante ressaltar que o Programa Anual de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio do Centro de Controle Zoonoses (CCZ) e que a partir do momento que forem contratadas as clinicas o atendimento será aberto à população novamente.

Para participar do programa de castração o munícipe deverá apresentar no CCZ, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, cópias do RG, CPF, comprovante de residência e de renda (três salários mínimos). Além disso, cães e gatos só serão castrados a partir dos seis meses de idade.

Segundo o CCZ de Caraguatatuba, desde o início do programa, cerca de 20 mil animais já passaram pelo CCZ e foram encaminhados para castração. Outros 20 mil pets foram microchipados.

Vacinação

O Governo do Estado disponibilizou para o município de Caraguatatuba 500 doses da vacina antirrábica que imuniza animais (cães e gatos) contra o vírus da raiva.

A vacina, que é aplicada em animais a partir dos três meses de idade, é o único meio de prevenção da doença e será aplicada somente em animais microchipados na feira de adoção deste sábado (14) no CCZ.

A médica veterinária do CCZ, Caroline Andrade, contou que “a raiva é transmitida principalmente por mordedura e lambedura, porque o vírus fica na saliva do animal”. Ela disse que a medida de prevenção é a mais eficaz contra a doença.

A veterinária listou alguns sinais clínicos da doença. “A tem diversas fases de evolução e seus sinais neurológicos incluem contrações musculares involuntárias, confusões, paralisias e mudanças de comportamento, que é um dos sintomas mais comuns”.

Caroline Andrade ressaltou que a única pessoa que pode saber se esses sinais clínicos são condizentes com raiva é um médico veterinário. E por isso, a pessoa precisa procurar os profissionais qualificados para o diagnóstico correto da doença.

A preocupação da doença é também com seres humanos. Pessoas mordidas por um cão, gato e morcego, que também pode ser um hospedeiro da doença, precisam procurar uma unidade de saúde ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Inicialmente, a pessoa precisa lavar o ferimento com água e sabão”, ressaltou a veterinária.

Veterinários recomendam que a vacinação contra raiva deva ser realizada anualmente. Se o animal recebeu a vacina pela primeira vez, o reforço precisa ser depois de 30 dias e assim seguir a recomendação anual.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Taxa de isolamento cai para 48% na terça-feira em Caraguatatuba
Taxa de isolamento fica em 53% na segunda-feira em Caraguatatuba

A taxa de isolamento social em Caraguatatuba chegou a 53% na segunda-feira (25/05), segundo dados divulgados hoje pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) do Governo do Estado. A cidade ocupa a 2ª posição entre os municípios do Estado de São Paulo com mais de 100 mil habitantes (atrás apenas de

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 26/05/2020
Procon autua estabelecimentos por venda de produtos com preço abusivo e encaminha ao MP
Procon autua estabelecimentos por venda de produtos com preço abusivo e encaminha ao MP

A Fundação Procon de Caraguatatuba continua com o trabalho de fiscalização do comércio da cidade. Agora em fase mais avançada, o Procon irá analisar as notificações realizadas em mais de 80 estabelecimentos do município. Com o intuito de coibir a prática de preços abusivos nos itens da cesta básica, bem

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 21/05/2020
Vacinação contra H1N1 (Gripe) no Centro Comunitário do Morro do Algodão é alterada
Vacinação contra H1N1 (Gripe) no Centro Comunitário do Morro do Algodão é alterada

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que um dos pontos de vacinação contra a gripe H1N1, no Centro de Atendimento Social e Cultural do Morro do Algodão, terá horário de atendimento alterado para 8h às 14h. Nessa 3ª fase da Campanha Nacional contra a Gripe, o público-alvo são as crianças de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/05/2020
Sesep realiza roçada de Norte a Sul da cidade
Sesep realiza roçada de Norte a Sul da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), continua os serviços de roçada em toda a cidade. Os trabalhos continuam intensos, tomando os devidos cuidados, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Diversos servidores municipais trabalham nos bairros Pontal Santamarina, Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu.

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 29/04/2020
Prefeitura de Caraguatatuba convoca bolsistas do PEAD para comparecem no RH de 20 a 22 de maio
Prefeitura de Caraguatatuba convoca bolsistas do PEAD para comparecem no RH de 20 a 22 de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 30 bolsistas selecionados do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para atuar em serviços de limpeza e manutenção das vias e logradouros públicos do município. Os convocados devem comparecer nesta quarta, quinta e sexta-feira (20, 21 e 22 de maio), das 8h às 14h, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 19/05/2020