Pesquisar No Site
Prefeitura dá dicas de exercícios domiciliares para idosos durante isolamento do Covid-19
Prefeitura dá dicas de exercícios domiciliares para idosos durante isolamento do Covid-19
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) suspendeu as atividades para garantir que os usuários permaneçam em suas residências, e evitem lugares fechados e com aglomerações.
O coordenador técnico e fisioterapeuta do Ciapi, Mario Vitório orienta que os idosos continuem com a prática de exercícios dentro de casa, para manutenção dos ganhos funcionais, e assim, evitar a perda de massa óssea e muscular.
“É importante que realizem atividades diárias para treino de equilíbrio, alongamento, fortalecimento muscular e profiláticos circulatórios. As atividades físicas geram diversos benefícios, entre eles, melhora da imunidade, essencial na prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19)”, explica.
Confira alguns exercícios que podem ser realizados dentro de casa:

#PraCegoVer: Figuras de idosos realizando exercícios conforme orientações (Foto: Divulgação/PMC)
A) Exercício circulatório
- Posicione-se em pé de frente para uma cadeira;
- Apoie ambas as mãos na cadeira ou parede;
- Suba nas pontas dos pés, realizando o movimento de subir e descer;
- Repita 3 séries de 20 vezes

#PraCegoVer: Figuras de idosos realizando exercícios conforme orientações (Foto: Divulgação/PMC)
B) Agachamento
- Sentado em uma cadeira, com as pernas paralelas;
- Apoie as mãos com braços esticados em outra cadeira;
- Em seguida, levante-se segurando na cadeira e torne a sentar;
- Repita 3 séries de 20 vezes

#PraCegoVer: Figuras de idosos realizando exercícios conforme orientações (Foto: Divulgação/PMC)
C) Extensão de quadril
- Posicione-se em pé de frente para uma cadeira;
- Apoie uma de suas mãos na cadeira;
- Estenda uma das pernas para trás, tirando o pé do chão.
- Repita 3 séries de 20 vezes

#PraCegoVer: Figuras de idosos realizando exercícios conforme orientações (Foto: Divulgação/PMC)
D) Elevação de membros superiores
- Posicione-se em pé, com as pernas ligeiramente afastadas;
- Com os cotovelos estendidos, segure o bastão frente ao corpo;
- Eleve o bastão acima da cabeça, retornando novamente para a posição inicial;
- Repita 3 séries de 20 vezes.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Caraguatatuba conquista título invicto na 1ª etapa da Copa Litoral de Voleibol
As equipes de base do voleibol feminino de Caraguatatuba participaram da 1ª etapa da 4ª Copa Litoral de Voleibol, realizada no último sábado (23), em Ilhabela. Representando o município nas categorias Sub-13 e Sub-15, as atletas conquistaram resultados expressivos e iniciaram a competição com importantes colocações. A equipe Sub-15 conquistou
Trilha de capacitação profissional e Selo “Made in SP” marcam lançamento do Caraguá A Gosto 2026
A Prefeitura de Caraguatatuba reuniu empresários, chef de cozinha e profissionais do setor gastronômico para o lançamento do selo “Made In SP – Caraguá na Mesa”, realizado no Teatro Mario Covas na última terça-feira (9). O encontro proporcionou capacitação, palestras, atendimento técnico e debates sobre o papel da gastronomia no
Caraguatatuba promove caminhada de conscientização e reforça combate ao trabalho infantil
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na manhã de sexta-feira (12), a Caminhada em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. A mobilização reuniu representantes do poder público, instituições parceiras, crianças, adolescentes, educadores e a comunidade em uma grande ação de conscientização sobre a importância da proteção
Capacitação reforça segurança alimentar e qualifica manipuladores de alimentos em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba promoveu, nos dias 17 e 18 de junho, mais um curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos. A capacitação ocorreu na sede do equipamento e reuniu 22 participantes que atuam ou têm interesse na área de alimentação. O curso foi ministrado pela nutricionista
NOTA OFICIAL
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que, na madrugada desta segunda-feira (25), o prédio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca foi atingido por um incêndio de pequenas proporções, rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros. Não houve vítimas, e apenas uma das salas sofreu danos. A Defesa Civil também foi