Pesquisar No Site
Prefeitura dá dicas de exercícios domiciliares para idosos durante isolamento do Covid-19
Prefeitura dá dicas de exercícios domiciliares para idosos durante isolamento do Covid-19
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) suspendeu as atividades para garantir que os usuários permaneçam em suas residências, e evitem lugares fechados e com aglomerações.
O coordenador técnico e fisioterapeuta do Ciapi, Mario Vitório orienta que os idosos continuem com a prática de exercícios dentro de casa, para manutenção dos ganhos funcionais, e assim, evitar a perda de massa óssea e muscular.
“É importante que realizem atividades diárias para treino de equilíbrio, alongamento, fortalecimento muscular e profiláticos circulatórios. As atividades físicas geram diversos benefícios, entre eles, melhora da imunidade, essencial na prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19)”, explica.
Confira alguns exercícios que podem ser realizados dentro de casa:

#PraCegoVer: Figuras de idosos realizando exercícios conforme orientações (Foto: Divulgação/PMC)
A) Exercício circulatório
- Posicione-se em pé de frente para uma cadeira;
- Apoie ambas as mãos na cadeira ou parede;
- Suba nas pontas dos pés, realizando o movimento de subir e descer;
- Repita 3 séries de 20 vezes

#PraCegoVer: Figuras de idosos realizando exercícios conforme orientações (Foto: Divulgação/PMC)
B) Agachamento
- Sentado em uma cadeira, com as pernas paralelas;
- Apoie as mãos com braços esticados em outra cadeira;
- Em seguida, levante-se segurando na cadeira e torne a sentar;
- Repita 3 séries de 20 vezes

#PraCegoVer: Figuras de idosos realizando exercícios conforme orientações (Foto: Divulgação/PMC)
C) Extensão de quadril
- Posicione-se em pé de frente para uma cadeira;
- Apoie uma de suas mãos na cadeira;
- Estenda uma das pernas para trás, tirando o pé do chão.
- Repita 3 séries de 20 vezes

#PraCegoVer: Figuras de idosos realizando exercícios conforme orientações (Foto: Divulgação/PMC)
D) Elevação de membros superiores
- Posicione-se em pé, com as pernas ligeiramente afastadas;
- Com os cotovelos estendidos, segure o bastão frente ao corpo;
- Eleve o bastão acima da cabeça, retornando novamente para a posição inicial;
- Repita 3 séries de 20 vezes.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Programação de aniversário do Macc segue até dia 30
Com grupos das oficinas culturais e artistas convidados, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) retoma o projeto “Noites no Museu”, com o espaço aberto no período noturno, voltado às apresentações artísticas, com ênfase nas encenações de lendas, contação de histórias e espetáculos teatrais. Confira a programação: Dias
Gincana mobiliza estudantes e arrecada recicláveis em escolas de Caraguatatuba
A conscientização ambiental e o descarte correto de resíduos foram os temas centrais da gincana “Descarte Certo”, que mobilizou estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba entre os dias 18 de maio e 1º de junho. A iniciativa foi desenvolvida em parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e
Equipes de basquete de Caraguatatuba conquistam importantes resultados em competições estaduais
As equipes de basquete de Caraguatatuba voltaram às quadras no último fim de semana para a disputa de importantes competições estaduais, representando o município com determinação e bons desempenhos nas categorias de base. Pelo Campeonato Metropolitano de Basquete Masculino, a equipe sub-17 recebeu Caçapava no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves
Caraguatatuba terá monitoramento cerebral contínuo na única UTI neonatal do Litoral Norte – Casa de Saúde Stella Maris
Uma tecnologia para ampliar o monitoramento de recém-nascidos na UTI Neonatal. Na manhã desta quarta-feira (3), ocorreu a entrega simbólica de um novo sistema de monitoramento contínuo da atividade cerebral para recém-nascidos na Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba. A entrega contou com a presença do prefeito de Caraguatatuba,
Prefeitura de Caraguatatuba inicia asfaltamento de trecho da Av. Geraldo Nogueira da Silva no Jardim Aruan
A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Caraguatatuba começou o asfaltamento do trecho da Avenida Geraldo Nogueira da Silva, a partir do Quiosque nº 6, no Jardim Aruan. A fresagem (remoção da camada antiga) de pavimento asfáltico do perímetro foi realizada no final de maio. A Secretaria de Segurança