Pesquisar No Site

Região Sul de Caraguatatuba ganha UPA 24 horas e moradores já recebem atendimento

Publicado em: 20/02/2020
Região Sul de Caraguatatuba ganha UPA 24 horas e moradores já recebem atendimento
Região Sul de Caraguatatuba ganha UPA 24 horas e moradores já recebem atendimento

A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou, nesta quarta-feira (19/02), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Região Sul, que passou a funcionar para atendimento de urgência e emergência no bairro Perequê-Mirim. A unidade também conta com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior descerra placa de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA SUL), localizada no bairro Perequê-Mirim (Foto: Divulgação / PMC)

A UPA Sul funcionará diariamente e a expectativa é de que sejam atendidos em média cerca de 300 pacientes por dia ou nove mil atendimentos/mês.

Em menos de 24 horas de funcionamento, desde a inauguração até às 8h desta quinta-feira (20), a UPA SUL já realizou 74 atendimentos, que já resultaram em três exames de radiografias e 20 coletas de amostras para exames laboratoriais.

O prefeito Aguilar Junior, presente à inauguração, falou sobre a importância desta nova UPA que atenderá a todos da Região Sul.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior descerra placa de inauguração da nova unidade do Samu dentro das novas instalações da UPA-SUL, junto a outras autoridades, presidente da Câmara de Caraguatatuba, Carlinhos da Farmácia; secretário de Saúde, Amauri Toledo, coordenador do Samu, Arthur Maranha e vereadores presentes (Foto: Divulgação / PMC)

“Desde que eu assumi fui ‘provocado’ a fazer mais e melhor pela saúde de Caraguatatuba. Os primeiros itens do meu plano de governo eram as entregas da UPA Norte e UPA Sul e esta é uma realização pessoal também. Esta é uma região de aproximadamente 50 mil pessoas. Nossa perspectiva é de atender 300 pessoas por dia e somando as outras unidades serão quase 1.500 atendimento/dia em urgência e emergência em todo o município. A vida é feita de escolhas. E, entre essas, eu escolhi cuidar de vidas”, relatou.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo, agradeceu ao prefeito Aguilar Junior pelo empenho na organização e construção da UPA Sul, que é um sonho de toda a população da região.

“É muito emocionante podermos entregar esta UPA para a população da Região Sul. Isto é cuidar de todos, pois estamos descentralizando a saúde e trazendo para cá um complexo de Saúde. Isto não é para qualquer lugar. Estou muito contente de entregar esta obra junto com o prefeito Aguilar Junior, porque é para todos”, discursou.

#PraCegoVer: Paciente recebe primeiro atendimento no setor da Upa Infantil (Foto: Divulgação / PMC)

O primeiro atendimento ocorreu logo após a inauguração, com uma paciente que veio diretamente para passar na UPA Sul com forte dor de cabeça, náuseas e dores no corpo.

Cleide Aparecida Jerônimo, 33 anos, passou pela triagem e contou que, por morar perto, soube da inauguração, e foi ao local somente para ser atendida.

“Eu sabia que iria inaugurar hoje, e já me preparei para vir ser atendida de imediato. Sou moradora do Perequê-Mirim e era muito ruim ter que ir até o Centro. Com uma UPA perto de casa, dá até para ir de bicicleta.”, afirma.

#PraCegoVer: Pessoas aguardam sentadas atendimento na nova UPA SUL (Foto: Divulgação / PMC)

O espaço conta com dois médicos clínicos 24 horas, pediatra em esquema de 12 horas por dia e um médico emergencista 24 horas. A unidade conta ainda com oito leitos de observação adulto, dois leitos de observação infantil e um leito de isolamento.

Haverá também serviços de exames de raio-x e laboratoriais. O atendimento obedecerá à classificação de risco, o que significa que não será por ordem de chegada, mas sim por gravidade.

Além disso, a unidade conta com uma farmácia para os pacientes com funcionamento das 17h às 7h da manhã em dias úteis e 24 horas aos finais de semana e feriados. Estes horários foram definidos justamente para cobrir os horários em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão fechadas e o paciente não consegue ir até a UBS para buscar medicamentos.

Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é que o paciente já saia da unidade com os medicamentos em mãos para continuidade imediata do seu tratamento até a consulta com seu médico na UBS de referência.

Samu

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior posa para foto com equipe do Samu

Além da UPA 24 horas, a Região Sul ganha uma base descentralizada do Samu. A equipe que ficará na base da UPA SUL é a USB 7A (Unidade de Suporte Básico de Vida), que conta com técnico de enfermagem e condutor socorrista.

A estrutura da nova base conta com dormitório masculino, feminino, banheiro e cozinha. Além disso, no local, tem garagem coberta para duas ambulâncias e ambiente para higienização das ambulâncias; expurgo para descarte e higienização de materiais.

As ocorrências registradas nesta região serão encaminhadas para UPA Sul, dependendo da complexidade e determinação da Central de Regulação Médica (CRO).

Serviço:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA SUL): Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, nº 297 – Perequê-Mirim

 

Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura e Quiosqueiros da Mococa se reúnem para discutir revitalização da orla
Prefeitura e Quiosqueiros da Mococa se reúnem para discutir revitalização da orla

Na manhã de hoje (13/03), o prefeito Aguilar Junior esteve reunido com representantes da Associação de Quiosques de Caraguatatuba (AQC) que fazem parte da região da praia da Mococa. Nos últimos meses, a alta da maré e as fortes ressacas causaram erosões na praia que atingiram inúmeros quiosques na orla.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 13/03/2020
Fundacc cancela 13ª Encenação da Paixão de Cristo para prevenção contra Covid-19
Fundacc cancela 13ª Encenação da Paixão de Cristo para prevenção contra Covid-19

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba informa que está cancelada a 13ª Encenação da Paixão de Cristo, que seria realizada no dia 10 de abril, às 20h, na Praça da Cultura (Avenida da Praia), para a prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19). O cancelamento tem como base

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/03/2020
Prefeitura realiza Operação Tapa-Buracos no bairro do Tinga
Prefeitura realiza Operação Tapa-Buracos no bairro do Tinga

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza uma Operação Tapa-Buracos hoje (13/03) no bairro Tinga. O trabalho tem o objetivo de melhorar as condições de tráfego na via, proporcionando maior segurança no trânsito de pedestres e veículos. Material de primeira qualidade é utilizado na

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 13/03/2020
Avenida do Sumaré é nivelada com reassentamento de bloquetes
Avenida do Sumaré é nivelada com reassentamento de bloquetes

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza o reassentamento de bloquetes na Avenida Siqueira Campos, localizada no bairro Sumaré. Segundo a equipe Regional Centro da Sesep, a via sofria com erosões devido ao tempo, formando buracos e poças d’água. Prontamente, a equipe da Sesep realiza a manutenção da

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 16/03/2020
Comtur de Caraguatatuba dá posse a novos conselheiros e define ações para Press Trip
Comtur de Caraguatatuba dá posse a novos conselheiros e define ações para Press Trip

Os integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Caraguatatuba empossaram na última quarta-feira (04/03) três novos conselheiros, sendo dois representantes da Prefeitura e um da sociedade civil. Eles ainda discutiram ações para a elaboração de uma Press Trip com jornalistas da capital paulista e cidades do interior. Para integrar

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 05/03/2020