Pesquisar No Site

Prefeitura orienta maricultores sobre legislações em passeios à Fazenda de Mexilhão

Publicado em: 14/02/2020
Prefeitura orienta maricultores sobre legislações em passeios à Fazenda de Mexilhão
Prefeitura orienta maricultores sobre legislações em passeios à Fazenda de Mexilhão

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretária de Urbanismo, reuniu nesta quinta-feira (13/02) cerca de 10 maricultores do município para a explicação do Projeto de Turismo de Base Comunitária.

A reunião, que aconteceu na Secretaria de Educação, abordou temas de legislação municipal, fiscalização de praias, atividades náuticas e outros assuntos que os maricultores poderão se deparar em seu dia de trabalho.

O secretário de Urbanismo de Caraguatatuba, Wilber Cardoso, salientou a importância da reunião para os trabalhadores.

“Como a demanda de trabalho deve aumentar após a abertura dessa nova oportunidade de trabalho para eles, os maricultores saem daqui com uma atualização de leis, procedimentos importantes que devem ser observados diariamente”.

Passeio

Em janeiro passado, o prefeito Aguilar Junior entregou aos representantes da Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), o Alvará de Licença de Funcionamento do passeio de visitação na Fazenda de Mexilhão, na Praia da Cocanha, região norte da cidade.

O Alvará de Turismo de Base Comunitária era uma reivindicação antiga da comunidade, que agora pode ter outra opção de renda, além da venda dos produtos.

Com a oficialização do passeio, Caraguatatuba ganha mais uma atração de turismo, única no Litoral Norte, que visa garantir preservação ambiental e a valorização da cultura caiçara local.

A Fazenda de Mexilhão é considerada a maior do Estado e sua produção em uma área de 36 mil metros quadrados pode chegar a 160 toneladas/ano, se não houver nenhuma intercorrência.

Atualmente, o passeio já é realizado com estudantes do Instituto de Pesca de São Paulo e Instituto Federal de Caraguatatuba, como aula prática no curso de Aquicultura, criação de animais aquáticos com possibilidade de consumo.

A saída do passeio fica localizada na Amapec e dura em média, 1h30. Os visitantes poderão conhecer o dia a dia do funcionamento da Fazenda, desde o processo de reprodução do mexilhão, as práticas de cultivo até o seu desenvolvimento para o tamanho comercial, além de toda técnica de limpeza, beneficiamento e preparação do produto para venda.

Os visitantes do passeio e apreciadores da culinária, além de conhecer toda a criação, poderão escolher seu produto direto da fonte e adquirir ao final do passeio na Associação.

Moradores e turistas interessados em conhecer o atrativo, podem procurar pela Associação na Avenida João Gonçalves Santana, 500 – Massaguaçu – Praia da Cocanha ou fazer o agendamento pelo telefone (12) 99794-4846.

 

Nicolas Cantagesso
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba confirma segundo óbito por Covid-19 (Coronavírus)
Covid-19: Caraguatuba tem 75 notificações, um óbito confirmado e quatro mortes suspeitas

O boletim epidemiológico dessa sexta-feira (03/04) sobre a situação de pessoas infectadas em Caraguatatuba mostra 75 notificações de pessoas com sintomas do novo coronavírus, desde o dia 12 de março, quando houve a primeira paciente que procurou o Hospital Santos Dumont com sintomas. Dos 75, nove já foram descartados, 26

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 03/04/2020
Prefeitura e Quiosqueiros da Mococa se reúnem para discutir revitalização da orla
Prefeitura e Quiosqueiros da Mococa se reúnem para discutir revitalização da orla

Na manhã de hoje (13/03), o prefeito Aguilar Junior esteve reunido com representantes da Associação de Quiosques de Caraguatatuba (AQC) que fazem parte da região da praia da Mococa. Nos últimos meses, a alta da maré e as fortes ressacas causaram erosões na praia que atingiram inúmeros quiosques na orla.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 13/03/2020
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza higienização nos ônibus da Praiamar
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza higienização nos ônibus da Praiamar

Agentes de tráfego da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, da Prefeitura de Caraguatatuba, estão nos dois terminais do município – Rodoviária e Sumaré, para fiscalizarem a higienização de cada veículo após cada viagem. A medida segue a determinação do Decreto Municipal 1.230, de 16 de março de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 19/03/2020
Empresários de Caraguatatuba podem participar de capacitação para exportar produtos
Empresários de Caraguatatuba podem participar de capacitação para exportar produtos

Empresários de Caraguatatuba que estão de olho na exportação de seus produtos podem participar, nesta quinta-feira (12/03), das 14h30 às 17h, do programa gratuito de capacitação do Exporta SP que será realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Ele tem como objetivo preparar micro, pequenas e médias empresas

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 09/03/2020
Obras de construção do canal extravasor no Massaguaçu têm autorização do DER e Cetesb
Obras de construção do canal extravasor no Massaguaçu têm autorização do DER e Cetesb

As obras de construção do canal extravasor para escoamento das águas dos córregos da Região Norte de Caraguatatuba possuem autorização do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). As intervenções serão concluídas no final desta semana e ajudarão no escoamento das

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 11/03/2020