Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba abre capacitação para pedreiros sobre Calçada Acessível

Prefeitura de Caraguatatuba abre capacitação para pedreiros sobre Calçada Acessível
A Prefeitura de Caraguatatuba abre nesta quinta-feira (27/02), inscrições para capacitação sobre execução de calçada acessível, destinada para pedreiros. Os interessados têm até o dia 6 de março para se inscrever.

#PraCegoVer: ilustração – calçada com os três tipos de faixas, na faixa livre, um homem caminhando e uma pessoa em cadeira de rodas; na faixa do lado direito, de serviço, árvores ocupam o espaço, sem interferir o trajeto; e na faixa da esquerda, de acesso, lojas ocupam o espaço; (Foto: arte/PMC)
O objetivo da capacitação é ensinar o pedreiro, mão de obra executora do serviço, sobre a Lei Municipal nº 2.074/13, que disciplina a construção, manutenção e conservação das calçadas no município. No curso, será ensinado com exemplos em desenhos e fotos, a forma correta de execução das calçadas, para que as mesmas se tornem acessíveis.
O treinamento será realizado na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no dia 10 de março (terça-feira), às 14h. Para se inscrever, o profissional pode procurar a Sepedi ou o Fundo Social de Caraguatatuba, com RG, Título de Eleitor e Comprovante de Residência. Vagas limitadas.
Segundo o arquiteto e chefe da área de atendimento e orientação da Sepedi, César Dolfini, com esta mão de obra capacitada, a lei será multiplicada para mais pessoas, e de forma correta. “Ao final da capacitação, os participantes receberão um diploma comprovando a participação e serão incluídos em uma lista de relação de mão de obra”, disse.
César ainda destaca que todos os projetos de calçada entregues pela Diretoria de Projetos e Acessibilidade, acompanharão uma lista de relação de mão de obra, com nome e telefone de pedreiros, que já participaram do treinamento com a equipe.
“O munícipe, além de retirar o projeto gratuito, receberá uma listagem com nomes capacitados em realizar a execução da calçada, conforme a lei”, acrescenta o arquiteto.
Importante destacar que os munícipes não terão obrigatoriedade de contratação de qualquer profissional inscrito na lista. O serviço é apenas uma forma de fomento e geração de emprego, para aqueles profissionais que realizaram a capacitação na Sepedi.
Projeto – O serviço de orientação e elaboração de projeto gratuito para Calçada Acessível é uma padronização das calçadas que facilita o acesso de idosos, gestantes e pessoas com deficiências. Qualquer pessoa que queira regularizar a calçada de seu imóvel ou comércio pode procurar a Sepedi e buscar orientação, no setor da Diretoria de Projetos e Acessibilidade. Uma equipe visitará o local para vistoria e assim, elaborará o projeto, conforme a lei gratuitamente.
Serviço
Tema: Capacitação para execução de calçada acessível para pedreiros (Lei Municipal 2.074/13)
Inscrições: Sepedi (Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira) / Fundo Social de Caraguatatuba (Rua José Damazo dos Santos, n° 39 – Centro). De 27/02/2020 até 06/03/2020, das 09h as 16h30.
Documentos para inscrição: RG, título de eleitor e comprovante de residência.
Data e Local do curso: Sala de Capacitação da Sepedi (Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira), dia 10/03/2020, terça-feira, às 14h.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Programa Praia Acessível recebe PcDs atendidos pelo Ceprocom de São Bento do Sapucaí
O dia bonito e ensolarado de sexta-feira (12) proporcionou momentos de muita diversão e alegria aos alunos do Centro Promocional Comunitário (Ceprocom) de São Bento do Sapucaí, que vieram usufruir do programa Praia Acessível, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba. O Ceprocom,

Projeto de Caraguatatuba é finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025
A Vila Turística dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, foi classificada como finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025. O prêmio é promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), com apoio do Ministério do Turismo, e é apontado como principal reconhecimento nacional em toda

Vem aí projeto “Rua das Crianças” do Fundo Social de Caraguatatuba e Governo Municipal em outubro
O Fundo Social de Caraguatatuba, em parceria com o governo municipal, realiza nos dias 11 e 18 de outubro o projeto “Rua das Crianças”. Os dois sábados foram escolhidos em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro) e o objetivo é promover uma grande confraternização com crianças, familiares e

Homem é preso com drogas após tentar resistir à prisão da Guarda Civil de Caraguatatuba
Flagrado com 66 porções de drogas, um homem foi preso pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, na noite de terça-feira (23), no bairro Casa Branca. Durante a ação, o suspeito tentou resistir à prisão, agrediu um dos agentes e danificou a viatura da corporação. Em patrulhamento pela Rua Inês

Divisão de Saúde e Segurança no Trabalho da Secretaria de Administração tem novo endereço a partir da próxima segunda-feira
A Divisão de Saúde e Segurança no Trabalho (DSST) da Secretaria de Administração de Caraguatatuba atende a partir da próxima segunda-feira (6/10) na Rua Engenheiro João Fonseca, 484 – Centro, em um imóvel ao lado do antigo prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (Acec). O horário de atendimento é das