Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba abre capacitação para pedreiros sobre Calçada Acessível

Prefeitura de Caraguatatuba oferece treinamento para pedreiros
Prefeitura de Caraguatatuba abre capacitação para pedreiros sobre Calçada Acessível

A Prefeitura de Caraguatatuba abre nesta quinta-feira (27/02), inscrições para capacitação sobre execução de calçada acessível, destinada para pedreiros. Os interessados têm até o dia 6 de março para se inscrever.

#PraCegoVer: ilustração – calçada com os três tipos de faixas, na faixa livre, um homem caminhando e uma pessoa em cadeira de rodas; na faixa do lado direito, de serviço, árvores ocupam o espaço, sem interferir o trajeto; e na faixa da esquerda, de acesso, lojas ocupam o espaço; (Foto: arte/PMC)

O objetivo da capacitação é ensinar o pedreiro, mão de obra executora do serviço, sobre a Lei Municipal nº 2.074/13, que disciplina a construção, manutenção e conservação das calçadas no município. No curso, será ensinado com exemplos em desenhos e fotos, a forma correta de execução das calçadas, para que as mesmas se tornem acessíveis.

O treinamento será realizado na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no dia 10 de março (terça-feira), às 14h. Para se inscrever, o profissional pode procurar a Sepedi ou o Fundo Social de Caraguatatuba, com RG, Título de Eleitor e Comprovante de Residência. Vagas limitadas.

Segundo o arquiteto e chefe da área de atendimento e orientação da Sepedi, César Dolfini, com esta mão de obra capacitada, a lei será multiplicada para mais pessoas, e de forma correta. “Ao final da capacitação, os participantes receberão um diploma comprovando a participação e serão incluídos em uma lista de relação de mão de obra”, disse.

César ainda destaca que todos os projetos de calçada entregues pela Diretoria de Projetos e Acessibilidade, acompanharão uma lista de relação de mão de obra, com nome e telefone de pedreiros, que já participaram do treinamento com a equipe.

“O munícipe, além de retirar o projeto gratuito, receberá uma listagem com nomes capacitados em realizar a execução da calçada, conforme a lei”, acrescenta o arquiteto.

Importante destacar que os munícipes não terão obrigatoriedade de contratação de qualquer profissional inscrito na lista. O serviço é apenas uma forma de fomento e geração de emprego, para aqueles profissionais que realizaram a capacitação na Sepedi.

Projeto – O serviço de orientação e elaboração de projeto gratuito para Calçada Acessível é uma padronização das calçadas que facilita o acesso de idosos, gestantes e pessoas com deficiências. Qualquer pessoa que queira regularizar a calçada de seu imóvel ou comércio pode procurar a Sepedi e buscar orientação, no setor da Diretoria de Projetos e Acessibilidade. Uma equipe visitará o local para vistoria e assim, elaborará o projeto, conforme a lei gratuitamente.

Serviço

Tema: Capacitação para execução de calçada acessível para pedreiros (Lei Municipal 2.074/13)

Inscrições: Sepedi (Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira) / Fundo Social de Caraguatatuba (Rua José Damazo dos Santos, n° 39 – Centro). De 27/02/2020 até 06/03/2020, das 09h as 16h30.

Documentos para inscrição: RG, título de eleitor e comprovante de residência.

Data e Local do curso: Sala de Capacitação da Sepedi (Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira), dia 10/03/2020, terça-feira, às 14h.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba tem 20 vagas abertas nesta sexta-feira (19/6) no PAT
PAT de Caraguatatuba está com 15 vagas de emprego abertas nesta quinta-feira (18/6)

O PAT de Caraguatatuba iniciou a quinta-feira (18/6), com 15 vagas de emprego abertas para diferentes áreas e grau de instrução. Os currículos devem ser enviados pelo whatsapp ou email do PAT, conforme ocupação divulgada. As vagas abertas são para empregada doméstica (1), com exigência de seis meses de experiência

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito PAT Publicado em 18/06/2020
“Pedágio Solidário” contribui com ações do Fundo Social de Caraguatatuba
“Pedágio Solidário” contribui com ações do Fundo Social de Caraguatatuba

Em decorrência do combate ao novo coronavírus (Covid-19), a solidariedade vem se tornando a principal arma contra a pandemia. Muitos voluntários têm se mobilizado para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, que perderam seus trabalhos e são os únicos provedores da família. É com esse objetivo que a equipe

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 08/07/2020
Cineclube Sambaqui realiza cine debate com diretora e roteirista do filme ‘O Caso do Homem Errado’
Cineclube Sambaqui realiza cine debate com diretora e roteirista do filme ‘O Caso do Homem Errado’

Neste sábado (27), às 20h, o Cineclube Sambaqui realiza um cine debate com Camila de Moraes, diretora e roteirista do documentário ‘O Caso do Homem Errado’. A live será transmitida pelo Instagram do Sambaqui: @cinesambaqui, enquanto o documentário está disponível gratuitamente na plataforma: https://www.looke.com.br/filmes/o-caso-do-homem-errado. Segundo a organização, esta é uma

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 25/06/2020
Fundacc realiza pesquisa on-line sobre Lei Emergencial de Cultura para direcionamento de recursos federais
Fundacc realiza pesquisa on-line sobre Lei Emergencial de Cultura para direcionamento de recursos federais

Preparando-se para aplicação da Lei nº 14.017, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) convida agentes, trabalhadores e espaços de cultura de Caraguatatuba para inclusão de seus dados na construção de um censo que contribuirá para o direcionamento dos recursos federais. O formulário on-line

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/07/2020
Prefeitura suspende funcionamento de Casa de Repouso em que três idosos morreram por Covid-19
Covid-19: Casa de Repouso é autuada em Caraguatatuba e idosos serão removidos

A Prefeitura de Caraguatatuba autuou nesta sexta-feira (26) a Instituição de Longa Permanência para idosos (ILPI) – Casa de Repouso Jardim do Éden, localizada no bairro Barranco Alto. O auto de infração foi lavrado por agente público e entregue à direção da instituição. A equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 26/06/2020