Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba abre capacitação para pedreiros sobre Calçada Acessível

Pedidos de projetos de calçadas crescem mais de 100% no Setor de Acessibilidade de Caraguatatuba
Prefeitura de Caraguatatuba abre capacitação para pedreiros sobre Calçada Acessível

A Prefeitura de Caraguatatuba abre nesta quinta-feira (27/02), inscrições para capacitação sobre execução de calçada acessível, destinada para pedreiros. Os interessados têm até o dia 6 de março para se inscrever.

#PraCegoVer: ilustração – calçada com os três tipos de faixas, na faixa livre, um homem caminhando e uma pessoa em cadeira de rodas; na faixa do lado direito, de serviço, árvores ocupam o espaço, sem interferir o trajeto; e na faixa da esquerda, de acesso, lojas ocupam o espaço; (Foto: arte/PMC)

O objetivo da capacitação é ensinar o pedreiro, mão de obra executora do serviço, sobre a Lei Municipal nº 2.074/13, que disciplina a construção, manutenção e conservação das calçadas no município. No curso, será ensinado com exemplos em desenhos e fotos, a forma correta de execução das calçadas, para que as mesmas se tornem acessíveis.

O treinamento será realizado na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no dia 10 de março (terça-feira), às 14h. Para se inscrever, o profissional pode procurar a Sepedi ou o Fundo Social de Caraguatatuba, com RG, Título de Eleitor e Comprovante de Residência. Vagas limitadas.

Segundo o arquiteto e chefe da área de atendimento e orientação da Sepedi, César Dolfini, com esta mão de obra capacitada, a lei será multiplicada para mais pessoas, e de forma correta. “Ao final da capacitação, os participantes receberão um diploma comprovando a participação e serão incluídos em uma lista de relação de mão de obra”, disse.

César ainda destaca que todos os projetos de calçada entregues pela Diretoria de Projetos e Acessibilidade, acompanharão uma lista de relação de mão de obra, com nome e telefone de pedreiros, que já participaram do treinamento com a equipe.

“O munícipe, além de retirar o projeto gratuito, receberá uma listagem com nomes capacitados em realizar a execução da calçada, conforme a lei”, acrescenta o arquiteto.

Importante destacar que os munícipes não terão obrigatoriedade de contratação de qualquer profissional inscrito na lista. O serviço é apenas uma forma de fomento e geração de emprego, para aqueles profissionais que realizaram a capacitação na Sepedi.

Projeto – O serviço de orientação e elaboração de projeto gratuito para Calçada Acessível é uma padronização das calçadas que facilita o acesso de idosos, gestantes e pessoas com deficiências. Qualquer pessoa que queira regularizar a calçada de seu imóvel ou comércio pode procurar a Sepedi e buscar orientação, no setor da Diretoria de Projetos e Acessibilidade. Uma equipe visitará o local para vistoria e assim, elaborará o projeto, conforme a lei gratuitamente.

Serviço

Tema: Capacitação para execução de calçada acessível para pedreiros (Lei Municipal 2.074/13)

Inscrições: Sepedi (Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira) / Fundo Social de Caraguatatuba (Rua José Damazo dos Santos, n° 39 – Centro). De 27/02/2020 até 06/03/2020, das 09h as 16h30.

Documentos para inscrição: RG, título de eleitor e comprovante de residência.

Data e Local do curso: Sala de Capacitação da Sepedi (Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira), dia 10/03/2020, terça-feira, às 14h.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou a pintura da ciclovia paralela a Avenida Emiliano Campidelli, no trecho que liga os bairros Casa Branca e Olaria, região Centro/Norte da cidade. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), que pintou de vermelho o trecho de 700

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba formou no sábado (23/3) a 5ª turma da Guarda Mirim, um projeto que contribui para formação profissional e cidadã de adolescentes. A cerimônia foi realizada no Teatro Mario Covas com a participação de 49 alunos. O curso de formação foi realizado com turmas nos períodos da

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/03/2024
Prefeitura prossegue com obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura prossegue com obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba está trabalhando na contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que teve as margens desmoronadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024