Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba abre capacitação para pedreiros sobre Calçada Acessível

Prefeitura de Caraguatatuba abre capacitação para pedreiros sobre Calçada Acessível
A Prefeitura de Caraguatatuba abre nesta quinta-feira (27/02), inscrições para capacitação sobre execução de calçada acessível, destinada para pedreiros. Os interessados têm até o dia 6 de março para se inscrever.

#PraCegoVer: ilustração – calçada com os três tipos de faixas, na faixa livre, um homem caminhando e uma pessoa em cadeira de rodas; na faixa do lado direito, de serviço, árvores ocupam o espaço, sem interferir o trajeto; e na faixa da esquerda, de acesso, lojas ocupam o espaço; (Foto: arte/PMC)
O objetivo da capacitação é ensinar o pedreiro, mão de obra executora do serviço, sobre a Lei Municipal nº 2.074/13, que disciplina a construção, manutenção e conservação das calçadas no município. No curso, será ensinado com exemplos em desenhos e fotos, a forma correta de execução das calçadas, para que as mesmas se tornem acessíveis.
O treinamento será realizado na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no dia 10 de março (terça-feira), às 14h. Para se inscrever, o profissional pode procurar a Sepedi ou o Fundo Social de Caraguatatuba, com RG, Título de Eleitor e Comprovante de Residência. Vagas limitadas.
Segundo o arquiteto e chefe da área de atendimento e orientação da Sepedi, César Dolfini, com esta mão de obra capacitada, a lei será multiplicada para mais pessoas, e de forma correta. “Ao final da capacitação, os participantes receberão um diploma comprovando a participação e serão incluídos em uma lista de relação de mão de obra”, disse.
César ainda destaca que todos os projetos de calçada entregues pela Diretoria de Projetos e Acessibilidade, acompanharão uma lista de relação de mão de obra, com nome e telefone de pedreiros, que já participaram do treinamento com a equipe.
“O munícipe, além de retirar o projeto gratuito, receberá uma listagem com nomes capacitados em realizar a execução da calçada, conforme a lei”, acrescenta o arquiteto.
Importante destacar que os munícipes não terão obrigatoriedade de contratação de qualquer profissional inscrito na lista. O serviço é apenas uma forma de fomento e geração de emprego, para aqueles profissionais que realizaram a capacitação na Sepedi.
Projeto – O serviço de orientação e elaboração de projeto gratuito para Calçada Acessível é uma padronização das calçadas que facilita o acesso de idosos, gestantes e pessoas com deficiências. Qualquer pessoa que queira regularizar a calçada de seu imóvel ou comércio pode procurar a Sepedi e buscar orientação, no setor da Diretoria de Projetos e Acessibilidade. Uma equipe visitará o local para vistoria e assim, elaborará o projeto, conforme a lei gratuitamente.
Serviço
Tema: Capacitação para execução de calçada acessível para pedreiros (Lei Municipal 2.074/13)
Inscrições: Sepedi (Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira) / Fundo Social de Caraguatatuba (Rua José Damazo dos Santos, n° 39 – Centro). De 27/02/2020 até 06/03/2020, das 09h as 16h30.
Documentos para inscrição: RG, título de eleitor e comprovante de residência.
Data e Local do curso: Sala de Capacitação da Sepedi (Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira), dia 10/03/2020, terça-feira, às 14h.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Nota – Interdição de trecho na trilha da Pedra do Jacaré
A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que um trecho na trilha da Pedra do Jacaré, na Prainha, foi interditado por técnicos que estiveram no local e constataram risco de deslizamento de pedras, na altura da gruta existente no local. O acesso para a pedra continua liberado. O governo municipal fará

Substituição de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil
Os coqueiros da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, serão removidos por recomendação da coordenadoria municipal da Defesa Civil e substituídos por espécies mais adequadas ao ambiente urbano. Uma parte das árvores já foi removida e após nova vistoria, o órgão identificou risco iminente à população

Setecentos bailarinos participam do 14º Litoral em Dança no Teatro Mario Covas
Entre os dias 19 e 22 de junho, Caraguatatuba voltou a respirar dança. Com o retorno do Festival Litoral em Dança, em sua 14ª edição, mais de 700 bailarinos vindos de seis municípios da região e da capital paulista, apresentaram-se no palco do Teatro Mario Covas. Depois de mais de

14º Litoral em Dança tem início nesta quinta-feira com competições e aulas abertas
O Litoral em Dança em sua décima quarta edição retorna para os palcos do Teatro Mario Covas a partir desta quinta-feira (19/6) e segue até o dia 22, domingo, com mostras competitivas, oficinas e aulas abertas. Para esta edição, o evento terá como jurados os profissionais Alan Marques, Ana Bottosso,

Oficina literária “A escrita dentro da diversidade sexual” é destaque nesta semana em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quinta-feira (26/6), às 18h30, no Museu de Arte e Cultura, a oficina literária “A escrita dentro da diversidade sexual” com Nah Garcia, escritora do romance erótico “Lápis Preto, olhos azuis”. Os interessados em participar