Pesquisar No Site

Operação Carnaval apreende produtos sem licença e irregulares

Publicado em: 27/02/2020
Operação Carnaval apreende produtos sem licença e irregulares
Operação Carnaval apreende produtos sem licença e irregulares

A Força Tarefa criada pela Prefeitura de Caraguatatuba, envolvendo as secretarias de Urbanismo (Posturas), Fazenda (Comércio), Saúde (Vigilância Sanitária) e Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (ônibus) percorreu praias e bairros do município na chamada Operação Carnaval e flagrou desde venda de vestuário sem licença à marmitex em locais irregulares.

#PraCegoVer: Vestuários pendurados em cabideiros e balcões com roupas na praia (Foto: Divulgação / PMC)

A situação mais preocupante foi com marmitex vendido por um ambulante irregular na Prainha, região central. Segundo a Vigilância Sanitária, quando ele viu os agentes de saúde fugiu e deixou um isopor com seis marmitex ao lado de uma lixeira. Foi lavrado termo de apreensão, mas o responsável não foi identificado.

Importante destacar que a venda de espetinhos de crustáceos como camarão, siris, ostras, caranguejos, mariscos e similares também é proibida na praia com base no artigo 1º da Portaria do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) 04/1993, por isso, os agentes da Vigilância também podem fazer a apreensão como ocorreu durante essa operação.

Essa portaria destaca que as condições precárias das instalações dos ambulantes não permitem uma manipulação adequada dos alimentos, no que diz respeito, aos preceitos básicos de higiene, potencializando o risco à saúde do homem, por isso seu artigo 1º define que não será permitido ao comércio ambulante, por tempo indeterminado, a venda de pratos prontos para consumo à base de frutos do mar.

Na Massaguaçu, a autuação foi de um ônibus de turismo que não tinha licença para ficar no município. Também teve apreensão de vestuários como cangas, óculos e outros produtos porque o ambulante não tinha licença para vender na praia.

De acordo com a Prefeitura, foram feitas mais de 300 abordagens de quinta e terça-feira de Carnaval, que resultaram em mais de 1.260 peças apreendidas, além de bebidas alcoólicas que ultrapassaram 1.500 latas de cervejas, 50 garrafas de uísque e vodka, água e refrigerantes.

Agentes da Marinha do Brasil também participaram da fiscalização, no sábado, acompanhados da Fiscalização de Postura, verificando as atividades náuticas.

 

Mara Cirino
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Vacinação contra sarampo e H1N1 encerra dia 31 de agosto em Caraguatatuba
Vacinação contra sarampo e H1N1 encerra dia 31 de agosto em Caraguatatuba

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta-feira (6/8) o último balanço do número de doses de vacinas contra o sarampo (2ª Fase) e influenza (H1N1) em Caraguatatuba. Desde março, 960 doses foram aplicadas nos públicos-alvo da campanha do sarampo e 33.360 doses na imunização contra a H1N1.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/08/2020
Sebrae/SP promove bate-papo online sobre educação empreendedora
Sebrae/SP promove bate-papo online sobre educação empreendedora

O Sebrae/SP (Cone Leste Paulista e Vale do Ribeira) realiza o evento online “Pais+Professores+Empreendedores = Como essa parceira pode dar certo?” nesta quarta-feira (15/07), às 18h30, em plataforma específica na internet. O bate-papo online sobre educação empreendedora é voltado para mães, pais, professores, educadores e profissionais que trabalham com crianças

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 14/07/2020
Participe do Arraíá Solidário da ETEC e Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba até sexta (17)
Participe do Arraíá Solidário da ETEC e Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba até sexta (17)

O Fundo Social de Solidariedade e a Escola Técnica de Caraguatatuba promovem até sexta-feira (17), o “Arraiá Solidário”. O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis, junto à comunidade escolar e à população para ajudar as famílias em vulnerabilidade social, neste momento da pandemia do novo coronavírus. Quem puder ajudar, pode

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 14/07/2020
Inpe mantém sistema de alerta de raios em Caraguatatuba até o próximo verão
Inpe mantém sistema de alerta de raios em Caraguatatuba até o próximo verão

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, informou que o equipamento que identifica a formação de raios em Caraguatatuba até 15 minutos antes de ele cair vai ficar na cidade até o próximo verão. O aparelho está instalado em uma área da Polícia

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 22/07/2020
Obras de construção de unidades escolares no Travessão seguem em ritmo acelerado
Obras de construção de unidades escolares no Travessão seguem em ritmo acelerado

As obras de construção do Centro de Educação Infantil e Escola Municipal de Educação Infantil (CEI/EMEI) do bairro do Travessão, Região Sul de Caraguatatuba, seguem em ritmo acelerado. O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, acompanhado do secretário de Obras, Leandro Borella, e da vereadora Vilma Teixeira de Oliveira, vistoriou o

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/08/2020