Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe neste domingo (16) a 1ª Etapa do Campeonato de Pesca

Caraguatatuba recebe neste domingo (16) a 1ª Etapa do Campeonato de Pesca
A Federação Paulista de Pesca e Lançamento (FPPL) realiza neste domingo (16/02), na Praia do Massaguaçu, em Caraguatatuba, a 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca, com a abertura prevista para as 7h.

#PraCegoVer: Atletas pescadores à beira da praia. Na imagem, é possível observar os equipamentos, como varas de pesca, coolers e anzóis. Todos se preparam para o lançamento no mar (Foto: Divulgação/PMC)
O campeonato irá reunir cerca de 150 atletas pescadores de vários cantos do Estado de São Paulo, como Caçapava, São José dos Campos e Bertioga. A FPPL irá distribuir os atletas em três provas nas categorias: masculina, feminina, juvenil/iniciante e máster.
Nesta competição, as provas serão pontuadas em 2×1. São 2 pontos por peça e 1 ponto para cada 100g do peixe fisgado. A FPPL garantiu que todos os peixes pescados no dia serão doados para uma instituição de caridade da região.
A FPPL irá realizar a premiação da competição por prova. O campeão das categorias masculina, feminina e máster receberá medalha e troféus. Na categoria juvenil, os atletas irão receber medalhas.

#PraCegoVer: Atletas pescadores à beira da praia. Na imagem, é possível observar os equipamentos, como varas de pesca, coolers e anzóis. Todos se preparam para o lançamento no mar (Foto: Divulgação/PMC)
Na Praia do Massaguaçu, o competidor poderá encontrar os mais variados tipos de peixe, que podem ser de pequeno, médio ou grande porte, como peixes-espada robalos, cações, corvinas, betaras, linguados, anchova e até arraias.
Arrais e cações – espécie viola – capturados no dia do campeonato irão pontuar, mas o atleta deverá colocar o animal a seco e convocar no mínimo duas testemunhas para conferir a captura. Assim que for realizada a conferência, o pescador deverá devolver imediatamente o peixe para o mar.
Peixes que produzem enzimas prejudiciais à saúde, por exemplo: amboré e similares, peixe-macaco, peixe sapo e qualquer tipo de baiacu (inclusive baiacu espinho, arara/bandeira ou tigre) não irão pontuar. Isso garante a segurança do atleta e, principalmente, do animal.
Com foco na preservação, o regulamento do campeonato dispõe que além do cação da espécie viola ou anjo, a garoupa também está proibida de ser capturada e que a FPPL respeita a tabela das espécies em extinção, conforme a portaria MMA nº 445/2014.
Os organizadores do evento afirmaram que a 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca é aberta ao público e qualquer pessoa pode acompanhar de perto todas as provas, além de torcer pelos atletas.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Espaço Hartãt realiza imersão cultural com exposição, queima de cerâmica e exibição de documentário em novembro
O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, realiza no dia 21 de novembro (sexta-feira), às 10h, a abertura da exposição ‘Cerâmica: Legado Ancestral’, com obras dos ceramistas Carlo Cury, Do Carmo, Dinah Vieira, Máyy Koffler e Rosana Garnier. A entrada é gratuita. A mostra reúne

Pan-Americano de Beach Tennis confirma Brasil como potência do esporte em solo Caraguatatubense
Caraguatatuba recebeu o Pan-Americano de Beach Tennis 2025 no último fim de semana, entre os dias 25 e 28 de setembro, e reuniu cerca de 300 atletas de 17 países na Arena Nacional montada no Serramar Shopping. A cerimônia de abertura foi marcada pelo desfile das delegações e presença da

Homem é preso com drogas após tentar resistir à prisão da Guarda Civil de Caraguatatuba
Flagrado com 66 porções de drogas, um homem foi preso pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, na noite de terça-feira (23), no bairro Casa Branca. Durante a ação, o suspeito tentou resistir à prisão, agrediu um dos agentes e danificou a viatura da corporação. Em patrulhamento pela Rua Inês

Caraguatatuba participa do 1º Fórum de Reabilitação de Ubatuba
Caraguatatuba foi uma das cidades representadas no 1º Fórum de Reabilitação de Ubatuba, realizado no fim do mês de agosto, com participação da articuladora de Reabilitação do município, Adriana Ranieri. O encontro reuniu profissionais da saúde e gestores para discutir avanços, desafios e estratégias voltadas ao cuidado em reabilitação. Adriana

Reunião do Programa APELL define melhorias no site e planejamento de simulado de emergência em Caraguatatuba
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu mais uma reunião do Programa Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL), na última quarta-feira (8). O encontro reuniu integrantes da Petrobras da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e da Transpetro, além da equipe da Defesa Civil e da