Pesquisar No Site

Feira de Artesanato muda para Praça Ton Ferreira durante as obras na Diógenes Ribeiro de Lima

Destaques
Feira de Artesanato muda para Praça Ton Ferreira durante as obras na Diógenes Ribeiro de Lima
Feira de Artesanato muda para Praça Ton Ferreira durante as obras na Diógenes Ribeiro de Lima

A Feira Municipal de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (FEMAAC) será transferida para a Praça Ton Ferreira, ao lado da pista de skate, no Centro, a partir desta sexta-feira (24).

#PraCegoVer: Homem está em cima de uma escada e arruma fios na estrutura de uma tenda (Foto: Divulgação/PMC)

A mudança de local é temporária e ocorre devido ao início das obras de revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, também conhecida como Praça dos Artesãos.

Ao todo, serão realocados 83 artesãos licenciados para uma estrutura coberta e iluminada, preparada especialmente para acolhê-los com seus trabalhos, que variam entre bijuterias, modelagem, costura e crochê, joalheira artesanal, artes plásticas, trabalhos em madeira e muito mais.

Para a presidente da FEMAAC, Rosiane Faria, a revitalização da Diógenes ajudará a fomentar o turismo regional, já que o local é o segundo mais visitado pelos turistas em Caraguá, além de ser fonte de renda para mais de 100 famílias.

“Estamos muito felizes e também muito gratos. Tenho certeza que teremos mais qualidade para trabalhar, uma vez que após a conclusão das obras não precisaremos mais montar e desmontar as barracas. Só temos que agradecer ao prefeito Aguilar Júnior e a todos os envolvidos neste projeto”, concluiu.

Durante a temporada os munícipes e turistas podem visitar a feirinha todos os dias, das 12h até às 23h.

Obras

#PraCegoVer: Duas artesãs estão agachadas e fazem a marcação no chão para colocar banca (Foto: Divulgação/PMC)

A instalação de uma grande tenda e da iluminação deve ser concluída ainda nesta quinta e os artesãos já poderão fazer a transferência temporária de suas bancas.

A revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima prevê a construção de 90 quiosques fixos e 10 locais reservados para expositores eventuais, que ficarão em um deck separado para visitantes ou envolvidos em projetos sociais.

O projeto também compreende a reforma e ampliação do banheiro público, do espaço do Programa “Acessa SP”, implantação de lixeiras do Programa de Coleta Seletiva, além de melhorias na iluminação interna da praça.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, nos próximos dias o espaço será totalmente fechado com tapumes para que o empreendimento seja realizado com segurança, já que o local recebe a circulação de centenas de pessoas diariamente.

Martim de Sá

Além da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro), também será feita a revitalização da Praça Antônio Fachini, na Martim de Sá. O local será totalmente reformado.

#PraCegoVer: Secretário de Urbanismo está com 14 artesãos que trabalham na Praça Antônio Fachini, na Martim de Sá (Foto: Divulgação/PMC)

Os artesãos dessa área vão ficar nas proximidades porque a interferência será menor. Na manhã desta quinta-feira, o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, esteve com eles para definir o processo de mudança até a conclusão da obra.

A Praça Antonio Fachini tem cerca de 3 mil metros quadrados e ganhará 10 quiosques construídos em um deck cimentício, banheiro público e depósito com bicicletário, pergolado, novos canteiros, bancos de concretos e novos bicicletários.

Os recursos para as reformas são provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), órgão da Secretaria de Turismo do Estado que autorizou convênio com o município para a liberação de recursos na ordem de R$ 5,5 milhões para revitalização das duas praças. O pacote prevê ainda obras de reforma e ampliação do píer do Camaroeiro. Essa obra está em fase final de licitação.

“Esses são espaços muito visitados e que precisam ser valorizados e respeitados. As obras beneficiarão os próprios artesãos que há anos esperam por esta mudança”, destacou o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

 

Acácio Gomes
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba tem realizado um importante projeto de arborização urbana. Somente esta semana, foi realizado o plantio de 60 mudas de árvores nativas em vários locais do município. O entorno da pista de bicicross e a cabeceira da ponte sobre o Rio Santo Antônio, no Centro, foram contemplados

Leia Mais Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está notificando comerciantes que estão depositando materiais recicláveis em dias em que não é feita a coleta seletiva. O caminhão da coleta seletiva passa na porta de residências, prédios e casas comerciais de acordo com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 20/03/2024
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia

A atleta de Caraguatatuba, Maria Eduarda, conhecida como Duda Santana, foi consagrada campeã mundial de Muay Thai Profissional, na Tailândia. A competição ocorreu no dia 16/03, na província de Ayuttaya, e foi organizada pela AITMA & IMTF. Duda Santana é a primeira atleta profissional do litoral Norte e Vale do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024