Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba encerra debate da Lei dos Bairros de Caraguatatuba no Sumaré nesta sexta-feira (6)

Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba encerra debate da Lei dos Bairros de Caraguatatuba no Sumaré nesta sexta-feira (6)
Prefeitura de Caraguatatuba encerra debate da Lei dos Bairros de Caraguatatuba no Sumaré nesta sexta-feira (6)

A Prefeitura Municipal continua com as audiências públicas para elaboração da Lei dos Bairros de Caraguatatuba nesta quinta e sexta-feira (5 e 6/12), no Massaguaçu e no Sumaré, respectivamente. Na ocasião, servidores do Grupo Gestor da proposta vão explicar o tema ao público, que pode fazer perguntas, esclarecer dúvidas e propor sugestões. A primeira reunião ocorreu na quarta-feira (4), na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão.

#PraCegoVer: A procuradora jurídica da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Maíza Gaspar Rodrigues, explica aspectos de cada localidade levados em consideração para a proposta da Lei de Bairros. (Foto: Divulgação/PMC)

A segunda discussão é nesta quinta-feira (5/12), às 18h30, na Emef Profª Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu. O endereço é Rua Itália Baff Magni, 581.

O debate da proposta encerra amanhã (6/12), às 18h30, na Emei/Emef Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos, no Sumaré. A escola está localizada na Av. Siqueira Campos, 1.257 – Sumaré.

Na audiência pública do Travessão, a Prefeitura de Caraguatatuba foi representada pelo secretário de Urbanismo e coordenador geral do Grupo Gestor para a Elaboração da Lei dos Bairros de Caraguatatuba, Wilber Schmidt Cardozo, a procuradora jurídica Maíza Gaspar Rodrigues e pelo encarregado dos projetos de geotecnologias da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Marcelo Gomes, além dos outros servidores do Grupo Gestor: Carmen Luiza Ramos da Silva (Secretaria de Meio Ambiente), Valéria Cardozo (Secretaria de Urbanismo) e Joaquim Leandro de Souza Barros (Secretaria de Urbanismo).

 O encarregado dos projetos de geotecnologias da secretaria, Marcelo Gomes, destacou a importância da legislação para as ações da Prefeitura de Caraguatatuba. “A importância da divisão do território do município em bairros, além dos aspectos culturais e de identidade do morador em relação ao local onde vive, está vinculada as estratégias de gestão das políticas municipais. Ao adotar o bairro como referência territorial, é possível definir estratégias diferenciadas de acordo com o perfil da comunidade, bem como acompanhar e monitorar a sua implementação”, explanou.

Houve questionamentos tamanhos dos lotes, regularização fundiária, divisão dos loteamentos, nomes de ruas, distritos, história das localidades, limites.

#PraCegoVer: Mapa dos limites propostos para os bairros de Caraguatatuba. (Foto: Divulgação/PMC)

O Grupo Gestor e os bairros

Formado por técnicos das Secretarias de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Assuntos Jurídicos, Fazenda, Meio Ambiente e Urbanismo, o Grupo Gestor para Elaboração da Lei de Bairros (Decreto nº 842/2018) debateu a criação de um projeto de lei de criação, delimitação e denominação de bairros de Caraguatatuba, em atendimento a exigências da Lei nº 10.257/2001 (Estatuto das Cidades), Lei Orgânica do Município e Plano Diretor (LC 42/2011), além das necessidades levantadas durante procedimentos de regularização fundiária, iniciados em 2017. Ao longo do ano, o Grupo Gestor fez diversas reuniões para tratar do assunto.

Após as pesquisas do Grupo Gestor da proposta, o município ficaria com 49 bairros, distribuídos em três regiões: Região Sul – Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Poço das Antas, Rio Claro, Porto Novo, Barranco Alto, Morro de Algodão, Serramar (área da Fazenda Serramar), Praia das Palmeiras, Golfinhos, Pontal Santamarina, Jardim Britânia; Região Central – Jardim Atlântico, Jardim Aruan, Indaiá, Poiares, Gaivotas, Tinga, Jardim Jaqueira, Jaraguazinho Rio do Ouro, Ponte Seca, Caputera, Jardim Primavera, Centro, Estrela D’Alva, Jardim Califórnia, Benfica, Sumaré, Ipiranga, Camaroeiro, Prainha, Martim de Sá, Cidade Jardim, Cantagalo; Região Norte – Casa Branca, Olaria, Delfim Verde, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Capricórnio II, Capricórnio, Alto do Jetuba, Capricórnio III, Jetuba, Massaguaçu, Cocanha, Mococa e Tabatinga.

O mapa com a delimitação os bairros de Caraguatatuba e o questionário sobre a proposta estão disponíveis no link http://leidebairros.caraguatatuba.sp.gov.br/.

A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 163, piso Superior – Centro. O telefone (12) 99779-1638.

 Audiências públicas para Elaboração da Lei dos Bairros de Caraguatatuba

Dezembro

Dia 5/12 (quinta-feira) – Massaguaçu

18h30 – Emef Profª Antonia Antunes Arouca/ Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu

Dia 6/12 (sexta-feira) – Sumaré

18h30 – EMEI EMEF Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos/ Av. Siqueira Campos, 1.257 – Sumaré

Informações: (12) 99779-1638

 

Paulo Henrique dos Santos
Informações para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva

A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando o apelo à população para que o descarte de materiais para a Coleta Seletiva seja feito nos dias e horários corretos, a fim de garantir a eficiência do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibiliza o cronograma completo da coleta pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, adquiriu 15 novos equipamentos de musculação para uso na academia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI). A aquisição foi feita com recursos do Fundo Municipal do

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 09/04/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Eventos esportivos e religioso marcam final de semana em Caraguatatuba
Eventos esportivos e religioso marcam final de semana em Caraguatatuba

Caraguatatuba estará movimentada neste final de semana com mais três eventos em comemoração ao Aniversário de 167 Anos de emancipação político-administrativa da cidade. Neste sábado e domingo (27 e 28/4), a partir da 10h na rampa do Morro Santo Antônio, ocorre o Festival de Voo Livre Auracy Mansano. Mais de

Leia Mais Notícias FUNDACC Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/04/2024