Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba encerra debate da Lei dos Bairros de Caraguatatuba no Sumaré nesta sexta-feira (6)

Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba encerra debate da Lei dos Bairros de Caraguatatuba no Sumaré nesta sexta-feira (6)
Prefeitura de Caraguatatuba encerra debate da Lei dos Bairros de Caraguatatuba no Sumaré nesta sexta-feira (6)

A Prefeitura Municipal continua com as audiências públicas para elaboração da Lei dos Bairros de Caraguatatuba nesta quinta e sexta-feira (5 e 6/12), no Massaguaçu e no Sumaré, respectivamente. Na ocasião, servidores do Grupo Gestor da proposta vão explicar o tema ao público, que pode fazer perguntas, esclarecer dúvidas e propor sugestões. A primeira reunião ocorreu na quarta-feira (4), na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão.

#PraCegoVer: A procuradora jurídica da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Maíza Gaspar Rodrigues, explica aspectos de cada localidade levados em consideração para a proposta da Lei de Bairros. (Foto: Divulgação/PMC)

A segunda discussão é nesta quinta-feira (5/12), às 18h30, na Emef Profª Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu. O endereço é Rua Itália Baff Magni, 581.

O debate da proposta encerra amanhã (6/12), às 18h30, na Emei/Emef Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos, no Sumaré. A escola está localizada na Av. Siqueira Campos, 1.257 – Sumaré.

Na audiência pública do Travessão, a Prefeitura de Caraguatatuba foi representada pelo secretário de Urbanismo e coordenador geral do Grupo Gestor para a Elaboração da Lei dos Bairros de Caraguatatuba, Wilber Schmidt Cardozo, a procuradora jurídica Maíza Gaspar Rodrigues e pelo encarregado dos projetos de geotecnologias da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Marcelo Gomes, além dos outros servidores do Grupo Gestor: Carmen Luiza Ramos da Silva (Secretaria de Meio Ambiente), Valéria Cardozo (Secretaria de Urbanismo) e Joaquim Leandro de Souza Barros (Secretaria de Urbanismo).

 O encarregado dos projetos de geotecnologias da secretaria, Marcelo Gomes, destacou a importância da legislação para as ações da Prefeitura de Caraguatatuba. “A importância da divisão do território do município em bairros, além dos aspectos culturais e de identidade do morador em relação ao local onde vive, está vinculada as estratégias de gestão das políticas municipais. Ao adotar o bairro como referência territorial, é possível definir estratégias diferenciadas de acordo com o perfil da comunidade, bem como acompanhar e monitorar a sua implementação”, explanou.

Houve questionamentos tamanhos dos lotes, regularização fundiária, divisão dos loteamentos, nomes de ruas, distritos, história das localidades, limites.

#PraCegoVer: Mapa dos limites propostos para os bairros de Caraguatatuba. (Foto: Divulgação/PMC)

O Grupo Gestor e os bairros

Formado por técnicos das Secretarias de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Assuntos Jurídicos, Fazenda, Meio Ambiente e Urbanismo, o Grupo Gestor para Elaboração da Lei de Bairros (Decreto nº 842/2018) debateu a criação de um projeto de lei de criação, delimitação e denominação de bairros de Caraguatatuba, em atendimento a exigências da Lei nº 10.257/2001 (Estatuto das Cidades), Lei Orgânica do Município e Plano Diretor (LC 42/2011), além das necessidades levantadas durante procedimentos de regularização fundiária, iniciados em 2017. Ao longo do ano, o Grupo Gestor fez diversas reuniões para tratar do assunto.

Após as pesquisas do Grupo Gestor da proposta, o município ficaria com 49 bairros, distribuídos em três regiões: Região Sul – Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Poço das Antas, Rio Claro, Porto Novo, Barranco Alto, Morro de Algodão, Serramar (área da Fazenda Serramar), Praia das Palmeiras, Golfinhos, Pontal Santamarina, Jardim Britânia; Região Central – Jardim Atlântico, Jardim Aruan, Indaiá, Poiares, Gaivotas, Tinga, Jardim Jaqueira, Jaraguazinho Rio do Ouro, Ponte Seca, Caputera, Jardim Primavera, Centro, Estrela D’Alva, Jardim Califórnia, Benfica, Sumaré, Ipiranga, Camaroeiro, Prainha, Martim de Sá, Cidade Jardim, Cantagalo; Região Norte – Casa Branca, Olaria, Delfim Verde, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Capricórnio II, Capricórnio, Alto do Jetuba, Capricórnio III, Jetuba, Massaguaçu, Cocanha, Mococa e Tabatinga.

O mapa com a delimitação os bairros de Caraguatatuba e o questionário sobre a proposta estão disponíveis no link http://leidebairros.caraguatatuba.sp.gov.br/.

A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 163, piso Superior – Centro. O telefone (12) 99779-1638.

 Audiências públicas para Elaboração da Lei dos Bairros de Caraguatatuba

Dezembro

Dia 5/12 (quinta-feira) – Massaguaçu

18h30 – Emef Profª Antonia Antunes Arouca/ Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu

Dia 6/12 (sexta-feira) – Sumaré

18h30 – EMEI EMEF Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos/ Av. Siqueira Campos, 1.257 – Sumaré

Informações: (12) 99779-1638

 

Paulo Henrique dos Santos
Informações para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Operação Verão 2019/2020 do GBMar segue até 31 de março em Caraguatatuba
Operação Verão 2019/2020 do GBMar segue até 31 de março em Caraguatatuba

Balanço feito pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) de Caraguatatuba aponta que até o último dia 5 de março, 71 banhistas haviam sido resgatados nas praias do município.  Neste período foram 47 ocorrências sendo que uma resultou em óbito, ocorrência registrada na Praia Martim de Sá. Este número é menor

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/03/2020
Caraguatatuba divulga resultado da Eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa)
Caraguatatuba divulga resultado da Eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa)

Já estão definidos os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de Caraguatatuba. O período de votação ocorreu entre os dias 19 e 21 de fevereiro, nas secretarias municipais. Servidores públicos municipais e comissionados puderam se inscrever e concorrer as 12 vagas disponíveis, sendo seis para membros titulares e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 03/03/2020
Zonal Azul de Caraguatatuba fica suspensa no período de isolamento social contra Covid-19
Zonal Azul de Caraguatatuba fica suspensa no período de isolamento social contra Covid-19

A Zonal Azul de Caraguatatuba fica suspensa durante os 15 dias de isolamento social, podendo ser prorrogado por mais tempo caso a ameaça do novo coronavírus (Covid-19) permaneça na cidade e no País. A suspensão é com base no Decreto 1.234, de 19 de março de 2020, publicado nesta sexta-feira

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 20/03/2020
Fiscalização do Procon e Saúde de Caraguatatuba flagra produtos vencidos e estragados em atacatista
Fiscalização do Procon e Saúde de Caraguatatuba flagra produtos vencidos e estragados em atacadista

Uma fiscalização do Procon de Caraguatatuba realizada na manhã desta quinta-feira (26), em um supermercado atacadista localizado na Região Sul, flagrou mais de 91 kg de hortifrutis vencidos e estragados. A Vigilância Sanitária foi acionada e o estabelecimento autuado. De acordo com o diretor do Procon, Aliex Moreira, a equipe

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 26/03/2020
CaraguaPrev suspende atividades e obrigatoriedade de recadastramento aos inativos e pensionistas
CaraguaPrev suspende atividades e obrigatoriedade de recadastramento aos inativos e pensionistas

Uma portaria publicada no Diário Oficial do Município suspendeu a obrigatoriedade do recadastramento aos inativos e pensionistas do CaraguaPrev, assim como o atendimento ao público na sede da autarquia municipal. A medida é válida durante o período de enfrentamento e contágio pelo COVID -19 (Novo Coronavírus). Considerando a situação em

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 21/03/2020