Pesquisar No Site

Região Norte de Caraguatatuba ganha Ecoponto e Praça do Idoso

Destaques
Região Norte de Caraguatatuba ganha Ecoponto e Praça do Idoso
Região Norte de Caraguatatuba ganha Ecoponto e Praça do Idoso

A população da região Norte de Caraguatatuba recebeu, nesta terça-feira (19/11), a Praça do Idoso “Virgilio Colbert Barone” e uma unidade do Ecoponto no bairro Massaguaçu, que atenderá também Jetuba, Capricórnio, Cocanha e Tabatinga.

#PraCegoVer: Playground acessível para utilização de pessoas com deficiência, nas cores laranja e vermelho. Tem balanço, gangorra, carrossel acessíveis (Foto: Divulgação/PMC)

 A entrega oficial contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, secretários municipais, vereadores, comunidade da região e familiares do homenageado.

 Emocionada, a viúva do homenageado, Mara Barone, contou que o casal chegou ao bairro há 40 anos e passou a vida lutando por melhorias no Massaguaçu. “Chegamos, não tinha luz, nem água e aos poucos fomos, juntamente com os moradores, buscando o melhor para todos. Agradeço muito por essa homenagem que será levada para sempre”, disse.

 O prefeito Aguilar Junior destacou a alegria em homenagear pessoas que realmente fizeram algo pelo bairro. “A realização é nossa por eternizar o nome de uma pessoa que lutou e conseguiu melhorar as condições do local em que morava”, disse se referindo ao homenageado. 

#PraCegoVer: Pessoas descerrando a placa inaugural (Foto: Divulgação/PMC)

 Ele também reforçou a preocupação em proporcionar atrativos, bens e serviços aos idosos da cidade. Além de inaugurar também mais uma obra de referência ao município, o Ecoponto.

 O Ecoponto é um lugar limpo, organizado e cuidado por profissionais preparados para receber os resíduos, com o descarte correto. Caraguatatuba sai à frente das cidades do Litoral Norte, enfrentando o que nunca foi enfrentado, dentro da gestão de resíduos sólidos. Promovemos com este projeto mais qualidade de vida e oportunidades com o cuidado ao meio ambiente”, disse o prefeito.

 Aguilar Junior também ressaltou as melhorias na região nesses três anos de gestão. “Já implantamos no Massaguaçu uma UPA 24 horas, ponte, estamos resolvendo a questão da drenagem e vamos continuar olhando para este local, entregando muito mais melhorias”.

 Ecoponto

 Esta é a terceira unidade instalada no município. A cidade já conta com outros dois nos bairros Martim de Sá e Balneário Golfinhos. É uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de resíduos volumosos de construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

#PraCegoVer: Baias de divisórias do Ecoponto (Foto: Divulgação/PMC)

 Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), cerca de 60 toneladas de resíduos sólidos serão recebidas por mês no Massaguaçu. A destinação da maioria dos resíduos será diária, garantindo que o espaço esteja limpo e organizado. O local possui guarita e controle de acesso, que impedirá o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido.

O que pode ser descartado: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.

O que não pode ser descartado: lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

O Ecoponto Massaguaçu fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionará de segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h às 12h.

Praça do Idoso

 Ganha paisagismo, arborização, bancos, playground acessível para pessoas com deficiência, e idosos, iluminação, lixeiras, bicicletários, mesa de jogos (damas e xadrez), além de aparelhos de ginástica para a Terceira Idade.

Segundo a Prefeitura, a praça servirá de ponto de encontro e acolhimento dos idosos, mas também para realizar eventos promovidos pela comunidade.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou  jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Banco de Alimentos realiza nesta quinta-feira atividade de Educação Nutricional no Pegorelli
Banco de Alimentos realiza nesta quinta-feira atividade de Educação Nutricional no Pegorelli

Nesta quinta-feira (28/11), o Banco de Alimentos de Caraguatatuba em parceria com o (Centro de Referência de Assistência Social) CRAS Sul, realizará uma atividade de Educação Nutricional a partir das 14h no Núcleo de Atendimento Social do Pegorelli. As crianças que recebem atendimento no Núcleo Social do Pegorelli terão a

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 26/11/2019
Prefeitura de Caraguatatuba realiza certificações das oficinas do Serviço de Fortalecimento de Vínculos do segundo semestre
Prefeitura de Caraguatatuba realiza certificações das oficinas do Serviço de Fortalecimento de Vínculos do segundo semestre

A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou na sexta-feira (08/11), a primeira cerimônia de entrega de certificados aos participantes das oficinas do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). A abertura, da sequencia de cerimônias, foi das turmas realizadas no CRAS SUL –

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 11/11/2019
R.F.C e Brasília disputam final do Campeonato Master 40 no domingo (17)
R.F.C e Brasília disputam final do Campeonato Master 40 no domingo (17)

Depois de 62 jogos, o Campeonato Municipal de Futebol Master 40, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, chega ao fim neste domingo (17). Os finalistas foram definidos no sábado (9), no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia, região

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/11/2019
Câmara de Caraguatatuba encerra audiências do orçamento de R$ 936 milhões para 2020 nesta quinta-feira (14)
Câmara de Caraguatatuba encerra audiências do orçamento para 2020 nesta quinta-feira (14)

A Câmara de Caraguatatuba promove a segunda e última audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) nesta quinta-feira (14/11), às 18h30, em sua sede, no Centro.  O projeto de lei da LOA, que estima receita e fixa as despesas do município para o exercício de 2020, prevê o orçamento

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 12/11/2019
Camerata de Cordas da Fundacc se apresenta no Hotel Atlântico Sul neste sábado
Camerata de Cordas da Fundacc se apresenta no Hotel Atlântico Sul neste sábado

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com o Hotel Atlântico Sul, preparou uma programação recheada de atrações musicais durante o mês de novembro, em comemoração ao Mês da Música. A primeira apresentação fica por conta da Camerata de Cordas da Fundacc, que sobe ao palco

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/11/2019