Pesquisar No Site

Região Norte de Caraguatatuba ganha Ecoponto e Praça do Idoso

Destaques
Região Norte de Caraguatatuba ganha Ecoponto e Praça do Idoso
Região Norte de Caraguatatuba ganha Ecoponto e Praça do Idoso

A população da região Norte de Caraguatatuba recebeu, nesta terça-feira (19/11), a Praça do Idoso “Virgilio Colbert Barone” e uma unidade do Ecoponto no bairro Massaguaçu, que atenderá também Jetuba, Capricórnio, Cocanha e Tabatinga.

#PraCegoVer: Playground acessível para utilização de pessoas com deficiência, nas cores laranja e vermelho. Tem balanço, gangorra, carrossel acessíveis (Foto: Divulgação/PMC)

 A entrega oficial contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, secretários municipais, vereadores, comunidade da região e familiares do homenageado.

 Emocionada, a viúva do homenageado, Mara Barone, contou que o casal chegou ao bairro há 40 anos e passou a vida lutando por melhorias no Massaguaçu. “Chegamos, não tinha luz, nem água e aos poucos fomos, juntamente com os moradores, buscando o melhor para todos. Agradeço muito por essa homenagem que será levada para sempre”, disse.

 O prefeito Aguilar Junior destacou a alegria em homenagear pessoas que realmente fizeram algo pelo bairro. “A realização é nossa por eternizar o nome de uma pessoa que lutou e conseguiu melhorar as condições do local em que morava”, disse se referindo ao homenageado. 

#PraCegoVer: Pessoas descerrando a placa inaugural (Foto: Divulgação/PMC)

 Ele também reforçou a preocupação em proporcionar atrativos, bens e serviços aos idosos da cidade. Além de inaugurar também mais uma obra de referência ao município, o Ecoponto.

 O Ecoponto é um lugar limpo, organizado e cuidado por profissionais preparados para receber os resíduos, com o descarte correto. Caraguatatuba sai à frente das cidades do Litoral Norte, enfrentando o que nunca foi enfrentado, dentro da gestão de resíduos sólidos. Promovemos com este projeto mais qualidade de vida e oportunidades com o cuidado ao meio ambiente”, disse o prefeito.

 Aguilar Junior também ressaltou as melhorias na região nesses três anos de gestão. “Já implantamos no Massaguaçu uma UPA 24 horas, ponte, estamos resolvendo a questão da drenagem e vamos continuar olhando para este local, entregando muito mais melhorias”.

 Ecoponto

 Esta é a terceira unidade instalada no município. A cidade já conta com outros dois nos bairros Martim de Sá e Balneário Golfinhos. É uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de resíduos volumosos de construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

#PraCegoVer: Baias de divisórias do Ecoponto (Foto: Divulgação/PMC)

 Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), cerca de 60 toneladas de resíduos sólidos serão recebidas por mês no Massaguaçu. A destinação da maioria dos resíduos será diária, garantindo que o espaço esteja limpo e organizado. O local possui guarita e controle de acesso, que impedirá o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido.

O que pode ser descartado: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.

O que não pode ser descartado: lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

O Ecoponto Massaguaçu fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionará de segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h às 12h.

Praça do Idoso

 Ganha paisagismo, arborização, bancos, playground acessível para pessoas com deficiência, e idosos, iluminação, lixeiras, bicicletários, mesa de jogos (damas e xadrez), além de aparelhos de ginástica para a Terceira Idade.

Segundo a Prefeitura, a praça servirá de ponto de encontro e acolhimento dos idosos, mas também para realizar eventos promovidos pela comunidade.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou  jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 224 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica e de sinaleiro, 14 de consultor de vendas e 10 de eletricista linha viva. O PAT informa que só aceita currículo

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 08/04/2024
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba

Estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) das escolas municipais, medalhistas e menções honrosas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), puderam visitar o Instituto Federal de Caraguatatuba nesta semana. Trata-se de uma parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop) e da Secretaria de Educação, iniciou nesta semana o ciclo de formaturas. Na quinta-feira (28), 122 estudantes de cinco turmas das unidades escolares EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024