Pesquisar No Site

Procon promove palestra aos alunos da EJA sobre boas práticas de uso do dinheiro e planejamento do futuro

Publicado em: 01/11/2019
Procon promove palestra aos alunos da EJA sobre boas práticas de uso do dinheiro e planejamento do futuro
Procon promove palestra aos alunos da EJA sobre boas práticas de uso do dinheiro e planejamento do futuro

O tema “Inteligência Financeira” foi abordado pelo gerente geral da Caixa Econômica Federal de Caraguatatuba, Marcos C. Brayner Jr, especialista em Investimentos e Produtos de Seguridade, em palestra para os alunos da Escola de Jovens e Adultos (EJA), da EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira e EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar.

#PraCegoVer Anfiteatro da Fundacc. O palestrante Marcos C. Brayner Jr está no palco. Ele fala para homens e mulheres que estão sentados na plateia. (Foto: Divulgação/PMC)

De acordo com Brayner Jr, o caminho para a inteligência financeira é o autoconhecimento. “Saber quanto se gasta é mais importante do que quanto se ganha por mês”, frisou.

O gerente também chamou a atenção para o endividamento individual do brasileiro. “Cerca de 65% da população economicamente ativa do Brasil está endividada. A causa é que as pessoas gastam mais do que ganham. Para mudar isso é preciso modificar o modelo mental. Fundamental desenvolver o hábito de controle de gastos.  Se você não muda o modelo mental, não consegue guardar dinheiro, renegociar dívidas e economizar dinheiro”, ressaltou.

A dica do especialista em finanças é que a pessoa guarde, mensalmente, 20% do salário. Para isso é preciso ter disciplina e controle. “Se não seguirmos rigorosamente essa meta, não conseguimos realizar sonhos como comprar a casa própria, um carro, fazer uma faculdade, entre outros”, destacou.

O gerente explicou que há várias formas de investir: como poupança, CDB, LCI/LCA, que são fundos de renda fixa conservadores. Há também a previdência privada, que é um fundo de investimento previdenciário, os títulos públicos ou tesouro direto ou investimento em ações que é uma renda variável. “Todas essas opções podem ser discutidas com o gerente do banco, de qual será a melhor para a pessoa”, disse.

Outro assunto abordado pelo palestrante foi o empréstimo. Ele esclareceu que o empréstimo pessoal é o mais caro, porque é onde há maior inadimplência. Já o consignado, que desconta na folha de pagamento, os juros são menores e giram em torno de 0,92% a 2% ao mês.

“Tomem cuidado com empréstimos. Financiamento de automóvel é alto. Juros 0% propagado pelas concessionárias, não existe. Financiamento da casa própria também não é barato. Fiquem atentos para não ficarem com o CPF comprometido na praça. Não paguem contas atrasadas. Brasileiro tem o hábito de pagar conta atrasada para o seu score, ou seja, nota, não é boa. Os bancos sabem se você paga as contas em dia ou não. Cuidem das contas pessoais e sempre gastem menos do que ganham”, aconselhou.

O soldador Diram Ferreira dos Santos, 45 anos, contou que consegue economizar. “Estou construindo um ponto de comércio para mim, justamente com o que consegui guardar”, declarou.

A cozinheira Zulmira Nunweler, 58 anos, parou de estudar no 3º ano primário. Agora pretende concluir o 2º grau para ser mais valorizada no mercado de trabalho. Sobre a dica do palestrante de guardar os 20% do salário todo mês, ela segue à risca. “Desde criança minha mãe me ensinou a anotar as despesas em um caderno. Até hoje faço isso. Pago tranquilamente aluguel, luz, água e lazer. Sou muito regrada” afirmou.

A faxineira Vanízia Rosa de Oliveira, 50 anos, contou que mesmo não tendo emprego com carteira assinada, consegue pagar as contas de casa. “Tudo que ele falou é muito interessante. O que aprendi aqui, vou repassar para minha filha que tem 17 anos e ainda vai entrar no mercado de trabalho”,disse.

O evento foi uma iniciativa do Procon em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba realizado no auditório da Fundacc, quinta-feira (31).

Golpe – O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, fez uma alerta contra duas artimanhas recorrentes na cidade, no momento. “Muitas pessoas caem no golpe da empresa que promete limpar o nome da pessoa para obterem novamente linhas de crédito. Os supostos funcionários pedem uma série de cópias de documentos e o pagamento de um valor para limparem o nome do interessado. À medida que a pessoa cobra resultados, os criminosos exigem outros documentos e mais dinheiro. Até que a pessoa percebe que foi enganada. O mesmo acontece em outro golpe: pedem dinheiro para conseguir liberar empréstimo em banco. Não caiam nessa. Qualquer negociação pode ser feita por meio do Procon, gratuitamente, e os empréstimos devem ser negociados diretamente no banco”, alertou o diretor do Procon.

 

Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Programa da Coleta Seletiva suspenderá atendimento nesta sexta-feira (10/7)
Programa da Coleta Seletiva suspenderá atendimento nesta sexta-feira (10/7)

A Prefeitura de Caraguatatuba não terá expediente nesta sexta-feira (10/7), conforme as compensações de jornadas e datas comemorativas previstas no Calendário Municipal de 2020. Excepcionalmente neste dia, o serviço da Coleta Seletiva será suspenso. O atendimento continua normalmente na segunda-feira (13/7). Os Ecopontos funcionarão normalmente na sexta (10), sábado (11) e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 09/07/2020
Caraguatatuba abre consulta pública para adequar Plano Diretor ao Zoneamento Ecológico Econômico do Litoral Norte
Caraguatatuba abre consulta pública para adequar Plano Diretor ao Zoneamento Ecológico Econômico do Litoral Norte

O Litoral Norte é caracterizado pela diversidade de recursos naturais e elevado potencial turístico, que podem ser ameaçados por diversos fatores, como especulação imobiliária, parcelamento irregular do solo, pesca predatória, atividades náuticas e portuárias, entre outros. O Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do Litoral Norte foi inicialmente regulamentado pelo Decreto Estadual

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/07/2020
Pescadores do Entreposto do Camaroeiro comemoram Dia de São Pedro e aumento nas vendas
Pescadores do Entreposto do Camaroeiro comemoram Dia de São Pedro e aumento nas vendas

Pescadores e permissionários do Entreposto de Pesca do Camaroeiro Sebastião Mendes de Souza “Tião do Neno”, em Caraguatatuba, estão comemorando o aumento de vendas em decorrência ao dia de São Pedro Pescador e o fim do Defeso do Camarão. Em um levantamento feito com os permissionários dos boxes, desde o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/06/2020
Covid-19: Prefeitura de Caraguatatuba já realizou cerca de 2,5 mil testes rápidos
Covid-19: Prefeitura de Caraguatatuba já realizou cerca de 2,5 mil testes rápidos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, já realizou cerca de 2,5 mil testes rápidos em pacientes com sintomas da Covid-19 ou àqueles pertencentes aos grupos de risco. Os testes foram aplicados em pacientes com sintomas mais graves, população que apresente sintomas e esteja no grupo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 22/06/2020
Prefeitura orienta pessoas com deficiência na utilização do transporte público
Prefeitura orienta pessoas com deficiência na utilização do transporte público

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), orienta as pessoas com deficiência a retirar suas máscaras apenas ao passar pelas catracas dos ônibus da Praiamar, concessionária responsável pelo transporte público no município, devido ao reconhecimento facial. A utilização da

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 03/07/2020