Pesquisar No Site

Procon promove palestra aos alunos da EJA sobre boas práticas de uso do dinheiro e planejamento do futuro

Publicado em: 01/11/2019
Procon promove palestra aos alunos da EJA sobre boas práticas de uso do dinheiro e planejamento do futuro
Procon promove palestra aos alunos da EJA sobre boas práticas de uso do dinheiro e planejamento do futuro

O tema “Inteligência Financeira” foi abordado pelo gerente geral da Caixa Econômica Federal de Caraguatatuba, Marcos C. Brayner Jr, especialista em Investimentos e Produtos de Seguridade, em palestra para os alunos da Escola de Jovens e Adultos (EJA), da EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira e EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar.

#PraCegoVer Anfiteatro da Fundacc. O palestrante Marcos C. Brayner Jr está no palco. Ele fala para homens e mulheres que estão sentados na plateia. (Foto: Divulgação/PMC)

De acordo com Brayner Jr, o caminho para a inteligência financeira é o autoconhecimento. “Saber quanto se gasta é mais importante do que quanto se ganha por mês”, frisou.

O gerente também chamou a atenção para o endividamento individual do brasileiro. “Cerca de 65% da população economicamente ativa do Brasil está endividada. A causa é que as pessoas gastam mais do que ganham. Para mudar isso é preciso modificar o modelo mental. Fundamental desenvolver o hábito de controle de gastos.  Se você não muda o modelo mental, não consegue guardar dinheiro, renegociar dívidas e economizar dinheiro”, ressaltou.

A dica do especialista em finanças é que a pessoa guarde, mensalmente, 20% do salário. Para isso é preciso ter disciplina e controle. “Se não seguirmos rigorosamente essa meta, não conseguimos realizar sonhos como comprar a casa própria, um carro, fazer uma faculdade, entre outros”, destacou.

O gerente explicou que há várias formas de investir: como poupança, CDB, LCI/LCA, que são fundos de renda fixa conservadores. Há também a previdência privada, que é um fundo de investimento previdenciário, os títulos públicos ou tesouro direto ou investimento em ações que é uma renda variável. “Todas essas opções podem ser discutidas com o gerente do banco, de qual será a melhor para a pessoa”, disse.

Outro assunto abordado pelo palestrante foi o empréstimo. Ele esclareceu que o empréstimo pessoal é o mais caro, porque é onde há maior inadimplência. Já o consignado, que desconta na folha de pagamento, os juros são menores e giram em torno de 0,92% a 2% ao mês.

“Tomem cuidado com empréstimos. Financiamento de automóvel é alto. Juros 0% propagado pelas concessionárias, não existe. Financiamento da casa própria também não é barato. Fiquem atentos para não ficarem com o CPF comprometido na praça. Não paguem contas atrasadas. Brasileiro tem o hábito de pagar conta atrasada para o seu score, ou seja, nota, não é boa. Os bancos sabem se você paga as contas em dia ou não. Cuidem das contas pessoais e sempre gastem menos do que ganham”, aconselhou.

O soldador Diram Ferreira dos Santos, 45 anos, contou que consegue economizar. “Estou construindo um ponto de comércio para mim, justamente com o que consegui guardar”, declarou.

A cozinheira Zulmira Nunweler, 58 anos, parou de estudar no 3º ano primário. Agora pretende concluir o 2º grau para ser mais valorizada no mercado de trabalho. Sobre a dica do palestrante de guardar os 20% do salário todo mês, ela segue à risca. “Desde criança minha mãe me ensinou a anotar as despesas em um caderno. Até hoje faço isso. Pago tranquilamente aluguel, luz, água e lazer. Sou muito regrada” afirmou.

A faxineira Vanízia Rosa de Oliveira, 50 anos, contou que mesmo não tendo emprego com carteira assinada, consegue pagar as contas de casa. “Tudo que ele falou é muito interessante. O que aprendi aqui, vou repassar para minha filha que tem 17 anos e ainda vai entrar no mercado de trabalho”,disse.

O evento foi uma iniciativa do Procon em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba realizado no auditório da Fundacc, quinta-feira (31).

Golpe – O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, fez uma alerta contra duas artimanhas recorrentes na cidade, no momento. “Muitas pessoas caem no golpe da empresa que promete limpar o nome da pessoa para obterem novamente linhas de crédito. Os supostos funcionários pedem uma série de cópias de documentos e o pagamento de um valor para limparem o nome do interessado. À medida que a pessoa cobra resultados, os criminosos exigem outros documentos e mais dinheiro. Até que a pessoa percebe que foi enganada. O mesmo acontece em outro golpe: pedem dinheiro para conseguir liberar empréstimo em banco. Não caiam nessa. Qualquer negociação pode ser feita por meio do Procon, gratuitamente, e os empréstimos devem ser negociados diretamente no banco”, alertou o diretor do Procon.

 

Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Impactos da Reforma da Previdência na carreira do servidor público é tema de palestra promovida pela Prefeitura
Eleição de conselheiros deliberativos e fiscais do CaraguaPrev terá 27 servidores

A eleição para escolher os conselheiros deliberativos e fiscais do Caraguaprev, ocorre em 3 de dezembro (terça-feira) e terá 27 candidatos concorrendo. Entre os servidores que disputam as vagas, estão funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Câmara Municipal e aposentados. A homologação e o

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 08/11/2019
Tuka Bike Futsal é campeão da série Bronze do Campeonato de Futsal
Tuka Bike Futsal é campeão da série Bronze do Campeonato de Futsal

O Campeonato Municipal de Futsal – série Bronze chegou ao fim com uma vitória emocionante do Tuka Bike Futsal. A partida da final foi realizada na quadra do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia. O Tuka Bike venceu o Lion F.C por 4 a 2 com gols

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/11/2019
NANDO VIANA
Comediante Nando Viana é atração de sábado no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas (TMC) recebe neste sábado (23) o humorista Nando Viana com seu stand up ‘Coloca o Cinto que a Viagem Vai ser Longa’. A sessão começa às 20h e os ingressos podem ser adquiridos na escola de inglês Wizard Idiomas e no site Ingresso Digital por R$ 60 a

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/11/2019
Atleta de Tênis de Mesa de Caraguatatuba termina o “Paulistão” em 3º lugar geral
Atleta de Tênis de Mesa de Caraguatatuba termina o “Paulistão” em 3º lugar geral

A mesatenista Maria Eduarda Carrijo Chiquetto, 12 anos, categoria Mirim, terminou em 3º lugar geral no “Paulistão”, disputado no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, nesse final de semana (9 e 10/11). O último torneio da Federação de Tênis de Mesa do Estado de São Paulo reuniu em torno de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 11/11/2019
Escola de Governo atende em novo endereço no Centro de Caraguatatuba
Escola de Governo atende em novo endereço no Centro de Caraguatatuba

A Escola de Governo da Secretaria de Administração está de mudança para do Indaiá para o Centro de Caraguatatuba. O setor ocupará um imóvel localizado na Av. Frei Pacífico Wagner, 985 – Centro. Mais informações pelo WhatsApp (12) 99775-2420 ou pelo e-mail escola.governo@caraguatatuba.sp.gov.br. Ao todo 2.837 servidores de todas as

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 04/12/2019