Pesquisar No Site
Plano de Amortização do CaraguaPrev equaciona déficit atuarial e assegura futuro dos servidores públicos municipais
Plano de Amortização do CaraguaPrev equaciona déficit atuarial e assegura futuro dos servidores públicos municipais
O Plano de Amortização (Lei nº 2.348, de 5 de julho de 2017) do déficit atuarial de R$ 164 milhões do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) e a elevação da alíquota da contribuição patronal de 16,79% para 18% garantem o equilíbrio atuarial, econômico e a saúde financeira do instituto para pagar as aposentadorias de milhares servidores públicos municipais, além dos pensionistas.
O plano de autoria do prefeito Aguilar Junior prevê aportes de recursos financeiros durante 35 anos (2017 – 2051) para que os funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e CaraguaPrev recebam seus benefícios no futuro.
De acordo com presidente do CaraguaPrev, Ezequiel Guimarães, o ingresso de novos servidores efetivos desde janeiro de 2017 gerou novas oportunidades de trabalho e mais receitas aos cofres do instituto, aliadas ao Plano de Amortização e o trabalho dos conselheiros (deliberativos e fiscais), consultores atuarias e equipe da entidade. “Além disso, a previdência pública segue as normas e os gestores concentram os recursos em aplicações de baixo risco, como títulos públicos federais, renda fixa e um percentual em renda variável. Esses investimentos somados as contribuições previdenciárias têm o objetivo de construir o patrimônio do segurado para gerar, no momento do direito ao benefício previdenciário os pagamentos mensais dos proventos ao segurado e/ou ao seu dependente”, destaca. “Os cálculos atuariais darão o valor do retorno mínimo para que as obrigações previdenciárias do plano sejam cumpridas”, conclui.
A avaliação atuarial é o estudo técnico desenvolvido com base nas características biométricas (probabilidade de vida, morte e invalidez), demográficas e econômicas da população analisada, com o objetivo principal de estabelecer os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios dos segurados.
O CaraguaPrev fica Av. Prestes Maia, 302 – Centro (em frente ao Fisk). Mais informações pelos telefones (12) 3883-3252/ 3883-3480 ou no site http://www.caraguaprev.sp.gov.br.
Gestão
A gestão do CaraguaPrev foi considerada a melhor do Brasil pela Secretaria de Previdência (SPREV) do Ministério da Fazenda em 2018. A SPREV classificou a administração do CaraguaPrev em 1º lugar entre as cidades acima de 100 mil habitantes, com base no bom desempenho dos critérios de conformidade, transparência e equilíbrio. Os quesitos integram o Indicador de Situação Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
O Indicador de Situação Previdenciária SPREV é calculado somente para os entes federativos que possuem Regimes Próprios de Previdência Social. O Brasil possui hoje 5.598 entes federativos, dos quais 2.123 contam com RPPS, incluindo a União, os 26 estados, o Distrito Federal e 2.095 dos 5.570 municípios.
O cálculo tem por base as informações existentes no Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (CADPREV) e no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), nas seguintes datas de apuração: 1ª divulgação (indicador de junho) – considera as informações apuradas em 30 de abril do respectivo ano; e 2ª divulgação (indicador de dezembro) – considera as informações apuradas em 31 de outubro do respectivo ano.
Paulo Henrique dos Santos
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba promove encontro para orientar pescadores sobre emissão de Nota Fiscal
Pescadores artesanais e trabalhadores dos entrepostos de pescado de Caraguatatuba participaram, na última terça-feira (10), de uma reunião para esclarecer as novas exigências referentes à emissão de Nota Fiscal eletrônica nas operações de venda. O encontro foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A reunião foi realizada
Basquete Feminino de Caraguatatuba participa de jogo comemorativo com campeãs mundiais no Sesc Jundiaí
As atletas do Projeto de Basquete Feminino do Massaguaçu, em Caraguatatuba, viveram um momento histórico no domingo (18), ao participarem de um jogo de apresentação ao lado das campeãs mundiais de basquete de 1994. O evento realizado no Serviço Social do Comércio (Sesc) Jundiaí e celebrou os 32 anos do
Prefeitura de Caraguatatuba e comando da PM se reúnem para definir segurança e fiscalização na “Operação Carnaval”
Representantes das secretarias municipais de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Turismo, Fazenda, Saúde e Urbanismo se reuniram com comandante da 2ª Companhia da PM em Caraguatatuba, capitão Eduardo Oliveira, na sede do batalhão na quarta-feira (4). O objetivo do encontro foi o de alinhar os trabalhos da Polícia Militar, Guarda
Caraguatatuba intensifica fiscalização e aplica política de “Tolerância Zero” contra crimes ambientais
O monitoramento preventivo e ostensivo contra crimes ambientais foi intensificado em Caraguatatuba. A força-tarefa, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca em parceria com a Polícia Militar Ambiental, atua em horários estendidos para coibir infrações e garantir a preservação ambiental do município. O balanço mais recente das operações
Saiba como funciona a classificação de risco na UPA em Caraguatatuba
A classificação de risco nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) é organizada pelas cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, que indicam a gravidade do quadro clínico, e não a ordem de chegada. O sistema prioriza os casos mais sérios, garantindo atendimento imediato aos pacientes classificados como vermelho, enquanto situações