Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e comando da PM se reúnem para definir segurança e fiscalização na “Operação Carnaval”

#PraTodosVerem Representantes das secretarias municipais  de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Turismo, Urbanismo, Fazenda, Saúde, Comunicação e do 2ª Companhia da PM em Caraguatatuba estão reunidos na sede do batalhão, no bairro Sumaré para discutirem a “Operação Carnaval”, segurança e fiscalização.
Prefeitura de Caraguatatuba e comando da PM se reúnem para definir segurança e fiscalização na “Operação Carnaval”

Representantes das secretarias municipais de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Turismo, Fazenda, Saúde e Urbanismo se reuniram com comandante da 2ª Companhia da PM em Caraguatatuba, capitão Eduardo Oliveira, na sede do batalhão na quarta-feira (4).

#PraTodosVerem A diretora da Divisão de Proteção ao Cidadão e Segurança Viária, Karina Jerônimo assiste à reunião. Ela está com uniforme usado pelo agentes de mobilidade urbana onde na parte detrás está escrito Trânsito.

O objetivo do encontro foi o de alinhar os trabalhos da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), agentes de trânsito, fiscalização da Fazenda, Vigilância Sanitária e Urbanismo, durante os dias de folia, nas atividades programadas pela Prefeitura no Centro, Massaguaçu, Porto Novo, Travessão e no Complexo Turístico do Camaroeiro.

A programação teve início com o Concurso de Marchinhas, no dia 31 de janeiro, às 20h30, na Praça Cândido Mota (Coreto), com resgate da tradição carnavalesca e incentivo à produção cultural do município.

Equipes da PM e GCM reforçam a segurança durante a saída dos blocos carnavalescos entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Como também darão suporte às ações da fiscalização que têm como foco a comercialização ilegal de bebidas alcoólicas e comidas, também em relação aos ambulantes que não podem vender nenhum produto em garrafas de vidro.

Equipes de agentes de trânsito também estarão nas ruas, para garantir a diversão dos foliões e a organização do fluxo de veículos, que será interrompido na Avenida da Praia, a partir das 16h30, no trecho entre a Rua Prestes Maia e a Rua Sebastião Mariano Nepomuceno para a passagem dos blocos.

O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, coronel César Ferreira, ressaltou que o importante é garantir um Carnaval alegre e seguro tanto para a população quanto para os turistas. “Nossas equipes, em parceria com a Polícia Militar, estarão a postos no Centro e nos bairros para manter a ordem, respeito e a integridade das pessoas no decorrer dos eventos carnavalescos. A GCM pode ser acionada pelo número 153 e a PM pelo 190”, destacou.

Programação

No dia 13 de fevereiro, será realizado o tradicional Corso Carnavalesco, com concentração às 19h30 na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia), na altura da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, e saída prevista para as 20h, em direção à Praça do Coreto.

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a Praça Cândido Mota recebe o Carnaval de Antigamente, sempre das 20h30 à meia-noite, com repertório voltado às marchinhas e aos clássicos do Carnaval. Para o público infantil e famílias, as matinês ocorrem de 14 a 17 de fevereiro, das 16h às 18h, no mesmo local.

Os blocos carnavalescos com trio elétrico desfilam de 13 a 17 de fevereiro, com saída da Rua Prestes Maia, região central. As concentrações começam às 17h e seguem até às 22h. As saídas previstas são das 18h às 23h. A chegada dos blocos será na Praça da Cultura, na qual haverá shows musicais das 19h à meia-noite.

No bairro Massaguaçu, região norte, a pré-programação prevê atrações de 13 a 17 de fevereiro, com DJ das 20h às 21h e bandas das 21h à meia-noite. Os blocos com trio ocorrem de 14 a 17 de fevereiro, com duas concentrações diárias: às 18h, com saída às 19h, e às 20h, com saída às 21h.

No Travessão, sentido região Sul, a programação será realizada na Praça Jorge de Castro, na Avenida José da Costa Pinheiro Júnior, com atrações de 13 a 16 de fevereiro, sempre das 20h à meia-noite, incluindo escola de samba, bandas e noites de “Carna Forró”.

Assim como no ano passado, a Prefeitura mantém o concurso solidário de arrecadação de alimentos entre os blocos carnavalescos, reforçando o compromisso social do evento. A premiação está prevista para o dia 17 de fevereiro, a partir das 22h, na Praça da Cultura, durante o encontro de encerramento do Carnaval.

Carnaval com responsabilidade e segurança

Durante as festividades, diversos setores do município vão atuar para garantir a ordem e segurança. A Prefeitura reforça que é proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas para menores de idade durante os eventos, incluindo desfiles de blocos e apresentações musicais.

É proibido também o uso e a comercialização do spray de espuma, popularmente conhecido como “espuma de Carnaval”, conforme estabelece a Lei Municipal nº 1.343/2006. A medida integra as ações do Governo Municipal para garantir um Carnaval mais seguro, organizado e respeitoso para foliões e comerciantes.

Proibição de garrafas de vidro e fogos de artifício

Com foco na prevenção de acidentes, não será permitido o uso de embalagens de vidro nos espaços de comemoração do Carnaval. A medida visa proteger foliões, trabalhadores e equipes de apoio. Da mesma forma, segue proibido o uso de qualquer tipo de fogos de artifício, especialmente com barulho.

Vale destacar a Lei nº 2.791/2025, que veta a soltura de fogos com estampido em todo o município, em áreas urbanas ou rurais, espaços públicos ou privados em respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), crianças, idosos e animais.

Quem descumprir a legislação está sujeito à multa de 2 mil VRMs, valor aproximado de R$ 10 mil, já na primeira ocorrência. Em caso de reincidência, a penalidade é aplicada em dobro, além da apreensão dos fogos.

Haverá fiscalização ativa neste sentido por parte do poder público e forças de segurança, por meio da Central 156, pelo 190 da Polícia Militar ou 153 da Guarda Civil Municipal.

Descarte correto do lixo

A colaboração de todos deve prevalecer. Os blocos e foliões devem colaborar com a limpeza urbana, realizando o descarte correto do lixo nos pontos disponibilizados ao longo dos trajetos e locais de evento.

As orientações fazem parte do planejamento da Prefeitura de Caraguatatuba para promover um Carnaval mais divertido e seguro para todos.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba conta com 133 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
Caraguatatuba conta com 133 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 133 vagas de emprego nesta quarta-feira (28), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 30/09/2026
Fundacc abre exposição “Canoa Caiçara” no Polo Jac Costa nesta sexta
Fundacc abre exposição “Canoa Caiçara” no Polo Jac Costa nesta sexta

O Polo Cultural Jac Costa, no Centro, recebe a partir desta sexta-feira (2/10) a exposição “Canoa Caiçara”, promovida pela UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/09/2026
Guarda Civil localiza homem com mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia
Guarda Civil localiza homem com mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia

Na tarde de terça-feira (15), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba localizou um homem com mandado de prisão em aberto durante patrulhamento preventivo no bairro Tinga. A localização ocorreu com apoio do Centro de Operações e Inteligência (COI), que identificou a existência do mandado de prisão relacionado

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana Publicado em 17/09/2026
Encontro em Caraguatatuba coloca educação de surdos em pauta na próxima quarta-feira
Encontro em Caraguatatuba coloca educação de surdos em pauta na próxima quarta-feira

Diálogo, cultura, troca de experiências e protagonismo surdo estarão no centro do “Elos – Encontro da Educação de Surdos”, que será realizado na próxima quarta-feira (23), das 18h30 às 21h, no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Com o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 15/09/2026
Fundo Social abre “Outubro Rosa” com palestra sobre saúde preventiva na Secretaria de Serviços Públicos
Fundo Social abre “Outubro Rosa” com palestra sobre saúde preventiva na Secretaria de Serviços Públicos

O Fundo Social de Caraguatatuba com apoio da Secretaria Municipal de Saúde reunirá nesta quinta-feira (1º/10), mais de 250 mulheres, trabalhadoras do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD), servidoras efetivas e colaboradoras da empresa Molise, para abertura da programação do Outubro Rosa. No encontro haverá a palestra “Um Toque de Amor”,

Leia Mais Notícias Fundo Social Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/09/2026